Técnico do futebol feminino acusado de assédio sexual em Portugal é afastado

Algumas das vítimas tinham entre 18 e 20 anos na época das acusações

O técnico Miguel Afonso é acusado de assédio sexual contra jogadoras do Rio Ave

Técnico do futebol feminino é acusado de assédio sexual em Portugal
Foto: Divulgação/Rio Ave

Campinas, SP, 30 (AFI) – A Federação Portuguesa de Futebol deve iniciar investigação sobre denúncias de assédio sexual feitas contra o técnico Miguel Afonso, do time feminino do Famalicão, que integra a primeira divisão de futebol no país. 

Segundo apurado pela imprensa de Portugal, diversas jogadoras do time Rio Ave, comandado pelo treinador durante a temporada 2020/2021, o denunciaram por assédio, que incluía, inclusive, mensagens de cunho abusivo às atletas. Algumas das vítimas tinham entre 18 e 20 anos na época das acusações. 

A instituição irá levar o caso adiante através do seu Conselho Disciplinar. 

O QUE DIZEM AS VÍTMAS

Uma das vítimas se trata de uma jogadora de apenas 19 anos, que recebeu mensagens de Miguel questionando sobre sua orientação sexual. A jovem tinha sido contratada pelo clube recentemente e não demorou pra descobrir que não era a única a receber tais mensagens do técnico português. 

”Perguntava-me várias vezes o que eu achava dele, se tinha algum aspecto físico que me atraísse. Chegou ao ponto de me pedir vídeos, dizendo que gostaria de ver meus movimentos corporais” contou a jogadora na reportagem do jornal Público.

Outra jogadora também relatou situações onde o treinador a telefonava constantemente para tratar de assuntos que nada tinham a ver com futebol. Ela conta que ele só parou quando ela informou que os pais tinham conhecimento das ligações. 

Depois disso, porém, a atleta parou de ser relacionada para os jogos do Rio Ave e, sem espaço, chegou a retornar para as categorias de base. 

NOTA DO CLUBE

O clube se posicionou através de uma nota oficial, onde afirmam que as denúncias não tiveram continuidade ‘’a pedido das atletas’’ e que “ao longo da temporada (…) não foi realizada qualquer queixa formal e oficial de nenhuma atleta junto das autoridades”.

A publicação afirma, também, que Miguel Afonso negou todas as acusações.

AFASTAMENTO DO TÉCNICO

O Famalicão suspendeu, nesta sexta-feira, o técnico de sua equipe feminina, depois da reportagem na qual são denunciadas acusações de assédio sexual verbal por ele e de seus jogadores.

A direção do clube disse, em comunicado, que “tendo em conta” a matéria iria suspender o treinador Miguel Afonso “até que a verdade dos fatos seja apurada”.

O clube afirmou que estava se colocando à “disposição total de todas as partes envolvidas e as autoridades competentes para auxiliar na obtenção da verdade”.

O Famalicao, em comunicado separado que antecedeu a suspensão de Afonso, disse que quando contratou Afonso não tinha conhecimento das acusações

Confira também: