Série D: CBF divulga tabela básica da quarta divisão, que começa em julho

Campeão do DF o Luziânia está no grupo 6 da competição

0002048190411 img

Brasília, DF, 21 (AFI) – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira a tabela básica da série D do brasileiro de 2014. Serão 41 equipes buscando quatro vagas para subir para a série C do ano que vem.

0002048190411 img

O Campeonato será disputado por 41 clubes, em 2014, de forma absolutamente excepcional, tendo em vista o atendimento à decisão judicial que determinou a participação de 21 clubes no Campeonato Brasileiro da Série C de 2013; como consequência, foram rebaixados cinco clubes da Série C para a Série D em 2014, para que a Série C/2014 voltasse a ter 20 clubes, daí decorrendo, necessária e obrigatoriamente, a presença de 41 clubes no Campeonato Brasileiro da Série D/2014.

As 36 vagas oriundas dos Campeonatos Estaduais estão assim distribuídas:

02 vagas: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco e Bahia;

1 vaga: Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Alagoas, Mato Grosso, Distrito Federal, Paraíba, Maranhão, Amazonas, Acre, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima.

O Campeonato será disputado em cinco fases; na primeira os clubes formarão oito grupos, sendo um grupo de seis clubes e sete de cinco clubes cada, de onde classificar-se-ão dois, por grupo; daí em diante os clubes enfrentar-se-ão no sistema eliminatório (“mata mata”) até ser conhecido o campeão.

Os dois representantes do Distrito Federal estão em grupos distintos. O Brasiliense que foi rebaixado da série C de 2013 está no grupo 05, ao lado de Anapolina/GO, Cene/MS, Villa Nova/MG e do campeão capixaba, que ainda não foi definido.

Já o Luziânia/GO, campeão candango, está no grupo 06. O azulino goiano vai encarar o Grêmio Barueri/SP, Goianésia/GO, Operário/MT e Tombense/MG.

A competição começa no dia 20 de julho. O jacaré estreia fora de casa, em Nova Lima/MG, contra o Villa Nova. Já o azulino goiano dá a largada para a Série D em casa, no estádio Serra do Lago, diante do Tombense.