ESPECIAL! Confira a trajetória do Tombense até o acesso na Série D
O Gavião chegou a campetição nacional através do Campeonato Mineiro e agora está a um empate sem gols de participar da grande final
O Tombense Futebol Clube conquistou sua vaga na Série D do Campeonato Brasileiro após terminar na sétima colocação do Campeonato Mineiro 2014
Tombos, MG, 27 (AFI) – O Tombense Futebol Clube conquistou sua vaga na Série D do Campeonato Brasileiro após terminar na sétima colocação do Campeonato Mineiro 2014. A sua frente, estavam Cruzeiro e Atlético Mineiro, ambos na Série A, América-MG e Boa Esporte, os dois na Série B, e ainda o Tupi, representante na Série C da competição nacional.
Como a Federação Mineira tem direito a duas vagas na Série D, o Villa Nova-MG também foi convidado a participar da competição, já que terminou na sexta posição do campeonato estadual. Divididos regionalmente, o Tombense acabou no Grupo A6, ao lado de Operário-MT, Luziânia-DF, Goianésia-GO e Grêmio Barueri-SP.
Já na primeira rodada, o Gavião-Carcará venceu o Luziânia fora de casa, no Distrito Federal. Depois de uma goleada diante do Goianésia por 4 a 0, o time mineiro sofreu a primeira derrota na competição, diante do Operário, fora de casa, por 1 a 0. Mesmo com o revés, o time de Eugênio Souza ainda era líder do Grupo A6.
O Tombense só deixou a liderança após a derrota para o Grêmio Barueri por 3 a 1, na sexta rodada, caindo para a terceira posição do grupo. Mas a reação começou com uma vitória na 8ª rodada diante do atual líder Operário-MT no estádio Antônio de Almeida por 2 a 1. Dali em diante, o Gavião comandou o Grupo A6 da competição nacional.
Já no mata-mata, pela oitavas de final, o Tombense enfrentou o Metropolitano-SC. Ainda desacreditado e longe de ser uma aposta, a primeira partida no Estádio Monumental do Sesi terminou 1 a 1, gol de Francismar para os mineiros. No confronto de volta, no estádio Antônio de Almeida, o Gavião venceu por 1 a 0, ficando a um passo do tão sonhado acesso à Série C.
Agora nas quartas de final e enfrentando uma das ‘grandes promessas’ na Série D, o Tombense viu a sua frente o Moto Club do Maranhão, clube tradicional e que conta com sua torcida para decidir fora de campo. Jogando no Estádio Castelão, os mineiros conseguiram um empate em 2 a 2, gols de Élvis e Coutinho.
Muito comemorado, o time de Eugenio Souza agora estava a um empate sem gols para deixar o “anonimato” e aparecer entre os grandes clubes do futebol nacional. E a festa mineira foi muito maior, já que o Tombense venceu o confronto de volta por 2 a 0, com gols de Daniel Amorim e Élvis, novamente. A vitória levou o Gavião à Série C de 2015.
Agora na semifinal, mais uma vez os mineiros ‘desacreditados’ viram a sua frente um dos ‘gigante da competição’, o Confiança de Sergipe, clube até então invicto nesta Série D. Jogando no Estádio Antônio de Almeida, mais uma vez Élvis fez história e deixou o Gavião a um empate sem gols fora de casa para chegar a grande final da competição. O confronto está marcado para às 17h do próximo domingo, no estádio Presidente Médici, em Itabaiana.





































































































































