Sérgio Carvalho: São Paulo já podia estar garantido nas semifinais da Copa Sul-Americana

Depois de abrir 3 a 0 no primeiro tempo, o São Paulo tomou um gol rápido no segundo tempo e se perdeu emocionalmente no Morumbi

Primeiro tempo do jogo no Morumbi, São Paulo 3 a 0 em cima do Emelec, do Equador. Se segurasse esse resultado no segundo tempo, o Tricolor paulista estaria com vaga nas semifinais.

0002050039788 img

Primeiro tempo do jogo no Morumbi, São Paulo 3 a 0 em cima do Emelec, do Equador. Se segurasse esse resultado no segundo tempo, o Tricolor paulista estaria com a vaga nas semifinais da Sul-Americana praticamente garantida, porque o adversário seria obrigado a fazer 4 gols lá no Equador e não sofrer nenhum para conseguir a vaga.

Mas uma alteração de Muricy no intervalo, botou quase tudo a perder. Maicon saiu (dizem que por contusão) e entrou Antônio Carlos na zaga. Hudson que estava na lateral, passou para a cabeça de área. Foi o que bastou para a defesa tricolor abrir o bico. Em oito minutos do segundo tempo, o Emelec fez dois gols e colocou o São Paulo em sérias dificuldades.

Michel Bastos marcou mais um gol e confirmou boa fase no São Paulo - Foto: Carlos Chili - São Paulo FC

Michel Bastos marcou mais um gol e confirmou boa fase no São Paulo

Por sorte, o mesmo Antônio Carlos que não entrou bem na zaga, fez o quarto gol sãopaulino, de cabeça, aos 25 minutos do segundo tempo. 4 a 2. Menos mal. Mas agora, bastará ao Emelec fazer dois gols em casa e não sofrer nenhum, para que a vaga seja sua e não do São Paulo (que é muito mais time).

Lógico que devemos acrescentar que o São Paulo jogou segunda feira e voltou a jogar na quinta. Assim, seu elenco estava mais cansado do que de costume. Mas a vacilada no inicio do segundo tempo quase levou o time a derrota. E mais. Agora, será preciso muito cuidado lá no Equador, porque, se o Emelec iniciar o jogo fazendo um gol, o São Paulo vai passar por maus bocados para chegar ao final do jogo com a vaga nas mãos.

De qualquer forma, louve-se o espírito de luta tricolor. Os jogadores se desdobraram para amenizar o efeito negativo dos dois gols marcados pelo Emelec. E depois, vencer por quatro gols é sempre muito bom. Dá moral para o time e dá a certeza aos jogadores do São Paulo que, se jogarem sério e com muita aplicação no segundo jogo, tem tudo para voltar ao Brasil classificados para as semifinais da Sul-Americana.

E por falar no segundo jogo, ele será quarta feira que vem, lá no Equador. O São Paulo joga domingo em Criciúma, viaja segunda para o Equador, joga na quarta contra o Emelec e volta na quinta para encarar outro jogo pelo Brasileiro no final de semana. Uma maratona que, se não for bem administrada, pode estourar boa parte do elenco para o restante da temporada.

C * U * R * T * A * S
* OS MELHORES jogadores do São Paulo diante do Emelec foram Rogério Ceni e Edson Silva, na defesa, Hudson que foi lateral e volante, Ganso, que fez algumas jogadas espetaculares e Michel Bastos, que mais uma vez deitou e rolou em campo. Em compensação, Kaká que é ídolo da torcida, pouco fez. Errou dribles, passes e desarmes. Não cabeceou, nem chutou. Figura apagada.
* QUEM VIU a exibição tricolor, percebeu que o time quer esse título. Está todo mundo entusiasmado com a Copa e quer vestir a faixa. Em especial Rogério Ceni, que pode ter na Sulamericana seu último título antes de encerrar sua carreira. Ceni, por sinal, tem feito defesas fantásticas. Vai terminar a carreira em alta. Dificilmente o São Paulo terá um goleiro como ele. É mesmo um mito.
* O SÃO PAULO foi o único clube brasileiro a jogar na última segunda feira pelo Campeonato Brasileiro. Um castigo? Provavelmente não. O próprio Rogério Ceni concordou que o fato de seu time não ter jogado no sábado, véspera das eleições, foi altamente positivo para o Tricolor Paulista. Houve mais tempo de descanso, de recuperação. Talvez por isso, tenha vencido bem o Goiás por 3 x 0.
* MELHOR jogador em campo foi Michel Bastos. Ele fez de tudo. Desarmou, criou, arrematou, deu passes milimétricos e cobrou faltas e escanteio com maestria. Foi tão boa sua exibição, que, quando foi substituído por Ademilson, no final do segundo tempo, o ótimo publico que compareceu ao Morumbi (mais de trinta mil pessoas) o aplaudiu de pé. Bastos foi decisivo na boa vitória do Tricolor.
* LOGO aos dois minutos, cobrou falta na cabeça de Edson Silva, que abriu o placar. Aos 6 minutos, tomou a bola do lateral direito do Goiás, avançou e fez passe medido para Luis Fabiano, que também fez o seu. No segundo tempo, aos 14 minutos, cobrou com perfeição um escanteio para Alan Kardec, de cabeça, fazer 3 a 0. A partir daí, acabou o jogo porque o Goiás perdeu a motivação.
* COM a vitória o São Paulo recuperou a vice liderança do campeonato, agora com cinco pontos atrás do líder Cruzeiro. Rogério Ceni completou sua 590ª vitória em 1.153 jogos disputados por um mesmo clube, o São Paulo. Um recorde que dificilmente algum jogador vai quebrar. Ceni já tem três recordes mundiais registrados no Guiness. Tricolor tem melhor media de público o campeonato.
* A SÉRIE A do Campeonato Brasileiro terá sequência no final desta semana. Vão jogar no sábado, Grêmio x Vitória, em Porto Alegre, Goiás x Fluminense, em Goiânia e Corinthians x Coritiba, em SP. O Tricolor gaúcho entra em campo como franco favorito. O Vitória está em péssima fase. No jogo de Goiânia há equilíbrio e em São Paulo, o Timão deve passar por cima do time paranaense.
* NO DOMINGO o Sport vai sofrer contra o Figueirense. Jogo igual. O Santos faz um verdadeiro clássico contra o Inter, de Porto Alegre. Tem boa chance de vencer, mas o jogo promete ser complicado. O Cruzeiro recebe o Botafogo que está em crise. Deve vencer,. O Flamengo encara o Chapecó como favorito. O Atlético PR sofre diante do Atlético MG e o Palmeiras pode bater no Bahia.
* NESTE momento, o Cruzeiro é o líder isolado do campeonato com 61 pontos ganhos. O São Paulo é vice-líder com 56. O Atlético-MG é o terceiro com 54 e o Internacional, o quarto, com 53. O Corinthians está colado no time gaúcho também com 53 pontos, mas vitórias a menos. Na zona do Rebaixamento o Botafogo tem 33, o Coritiba 33, o Bahia tem 31 e o Criciúma, 30. Briga cruel.
* COMO JÁ disse na coluna, Mano Menezes deixa o Corinthians no final de dezembro. Em seu lugar Mario Gobbi vai colocar Silvinho, que será interino. Em fevereiro, depois que o novo presidente for escolhido, um novo treinador será contratado. Fala-se muito na volta de Tite. Os dois candidatos oficiais até agora são Roberto Andrade, da Situação e Paulo Garcia, que representa a Oposição.
* SURGIU em São Paulo uma ONG que pretende trabalhar sério para recuperar a Portuguesa de Desportos. Um projeto de gente que ama o clube e que não se conforma de vê-lo na atual situação. Inclusive, essa ONG, através seus dirigentes, não querem saber da presença de nenhum dirigente neste grupo. Só participa dele quem realmente ama a Portuguesa. Vale à pena participar dele.
* O CRUZEIRO venceu o Santos na partida de ida da Copa do Brasil. Foi só um a zero, mas anularam um gol legítimo do clube mineiro que poderá fazer falta. Já o Flamengo, voltou a crescer numa partida decisiva. Bateu no Atlético Mineiro por 2a 0 e acho que tem condições de assegurar a vaga no segundo jogo. Alias, meus favoritos para chegar a final são Cruzeiro e Flamengo. É palpite.
* HÁ QUEM diga que a Copa do Brasil não vale nada. Vale sim. Vale vaga na Libertadores da América. E, normalmente, nestes jogos decisivos, dá bom retorno financeiro aos clubes. Já a Sul-Americana não é assim tão qualificada. Mas também tem a vantagem de abrir espaço para o seu campeão na próxima Libertadores. Já na parte financeira, a Sul-Americana não oferece muito.
* NO SÃO PAULO o presidente Carlos Miguel Aidar não é muito fã da Sul-Americana. Ainda assim, quem acompanha o elenco tricolor nesta disputa, sente que os jogadores querem esse titulo, porque, na opinião deles, é o mais fácil para o São Paulo conquistar nesse momento. Eu concordo. Título é título e vale à pena brigar por ele. É o que os atletas do Tricolor pensam sobre a Sul-Americana.
* PARECE que a CBF resolveu deixar de olhar apenas para o seu umbico. José Maria Marin e Marco Polo Del Nero resolveram mudar o calendário do futebol brasileiro, dando folga aos clubes quando a Seleção Brasileira jogar. Assim, ninguém vai jogar desfalcado e não estará ameaçado de perder pontos porque não jogou com todos os seus titulares. Uma boa medida. Marin e Marco acordaram.
* PAULO André, ex-zagueiro do Corinthians, e um dos lideres do Bom Senso, movmento que visa organizar o futebol brasileiro, já cumpriu seu contrato no Exterior e está de volta. Assim ele poderá mesmo encabeçar as ações do seu grupo e brigar mais para viabilizar seus planos em favor da melhoria de nosso futebol. Ainda novo, Paulo André cabe em qualquer grande clube brasileiro.
* TEM UM grupo de torcedores são-paulinos que escrevem num site do clube no Terra, que insiste na idéia de trazer Lugano de volta. Até o doutor Marco Aurélio Cunha já se manifestou favorável a ideia, dizendo que Lugano ainda poderia ser muito útil ao Tricolor paulista. Discordo totalmente, Lugano não tem jogado e quando jogou mostrou deficiência em recuperação. Ele perdeu velocidade.
* ASSIM, quando é obrigado a correr atrás de um atacante ou meia, ele sempre perde. E numa dessas, todo o setor defensivo do time que defende fica prejudicado. Tanto é verdade, que não se falou em Lugano na Seleção uruguaia de futebol. O próprio treinador uruguaio já percebeu que Lugano não tem futebol para jogar em alto nível. Só o São Paulo insiste em recupera-lo. Um erro grave.
* ACRESCENTE-SE a isso o fato do São Paulo não precisar mais de zagueiros. Toloi e Edson Silva tem jogado muito. E mesmo quando um deles fica fora, há quem cubra a lacuna sem criar maiores problemas. Antonio Carlos tem suas limitações mas supera tudo com muita raça. Além disso ainda tem Lucão, um jovem e bom zagueiro. E dizem, Breno vem por aí em 2015. Então, prá que mais.
* CAMPEONATO Brasileiro, série B, tem sequência neste final de semana. Nesta sexta-feira, jogam Atlético Goianiense x Vila Nova e Paraná x Vasco. Time goiano e equipe carioca são favoritos. No sábado, a Ponte tenta voltar para a liderança diante do Sampaio Correia, no Moisés Lucarelli. Com o futebol que tem jogado, a Macaca tem tudo para vencer e voltar a ponta do campeonato.
* O SANTA Cruz recebe o América RN como favorito. O Icasa encara o Náutico em seu estádio. O ABC pega o América MG e o Boa Esporte recebe o Ceará. Em tese, vitória do Santa, do América MG e do Ceará. Equilíbrio no jogo do Icasa. Esta será a décima terceira rodada do campeonato. Ao seu final, faltarão apenas cinco rodadas para terminar. Serão mais quinze pontos em disputa. É pouco.
* O G4 DA SÉRIE B tem Joinville com 63 pontos ganhos, Ponte Preta com 61, Vasco da Gama com 55 e Avaí com 51. Na parte de baixo da tabela de classificação estão Icasa com 35 pontos, América RN com 33, Vila Nova com 26 e Portuguesa de Desportos (que já caiu) com 21. Ainda aposto que o titulo da série vai ficar com a Ponte Preta, neste ano. É o time que joga o melhor futebol.
* CONVERSEI com Roque Citadini, ex-diretor de futebol do Corinthians. Ele anda muito preocupado com o excesso de dívidas do clube. Disse que fez um levantamento e se o futuro presidente não apertar o cinto, o clube pode entrar num buraco sem volta. Citadini por enquanto está distante do candidato da Oposição Paulo Garcia, mas promete se definir até o inicio do ano que vem.
* BOM lembrar que as eleições corintianas serão realizadas em fevereiro. Por enquanto, de oficial, Paulo Garcia vai representar a Oposição e Roberto Andrade a Situação. Mas pode surgir uma terceira opção, já que existe movimento neste sentido nos bastidores do clube. Roque Citadini, por exemplo, pode ficar com esse terceiro grupo. As eleições, desta vez, serão bem disputadas.
* ANDRES Sanchez, líder da Situação, vai apoiar Roberto Andrade. Situação curiosa, porque o candidato da Oposição Paulo Garcia financiou sua candidatura a deputado federal recentemente. E daí, como é que vai ficar? Sanchez será fiel ao seu grupo que indica Roberto Andrade ou dará apoio a Paulo Garcia, que o ajudou nas eleições para a Câmara dos Deputados? Isso é que é saia justa.
* PAULO NOBRE, atual presidente do Palmeiras, garante que em 2015 o clube vai investir um bom dinheiro em contratações. O projeto de reformulação do time já começou. Dorival Junior, que deve ficar no cargo de técnico, participa dele. Ou seja: além de novo estádio, o Palmeiras terá um novo time. Finalmente o torcedor palmeirense poderá voltar a sorrir. Chega de tanto sofrimento.
* COM A chegada do mês de novembro o clima político no Parque Antártica ferve. No final do mês serão as eleições. Paulo Nobre de um lado e Wladimir Pescarmona, do outro. Uma briga entre dois grupos fortes dentro do clube. Mustafá Contursi, que sempre é fiel da balança, está ao lado do Paulo Nobre. Já do lado de Pescarmona está Luiz Gonzaga Belluzzo, que tem grupo forte no clube.
* NO SANTOS as coisas estão ainda na fase de discussão. Mesmo assim, como as eleições serão no começo de dezembro, daqui à pouco as coisas vão começar a ferver. A verdade é que o Peixe precisa de um futuro presidente que tenha dinâmica e competência suficientes para recolocar o clube nos trilhos. Dívidas do Santos são bem altas. Já está na hora de por um fim nessas dívidas.
* E O LEANDRO Damião, hein? Até agora, ele não justificou sua contratação pelo Santos. Custou milhões e rende menos do que qualquer garoto da base. É incrível. No Inter, quando surgiu, parecia mesmo uma revelação. Jogava bem e fazia muitos gols. De uns tempos para cá a mina secou. Ele tem dificuldades até para dominar uma bola. Será que ele nos enganou naquele inicio promissor?
* O ATUAL presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, deu entrevista no início desta semana e deixou claro que não aceita nenhum tipo de reconciliação com Carlos Miguel Aidar, presidente do Palmeiras. Ao contrário. Disse que considera Aidar seu inimigo e jamais terá dialogo com ele. Já com os demais presidentes, Nobre se relaciona muito bem. Na inauguração da Arena promete convidar a todos.