Paulistão: Sonhando com as quartas, São Bento desafia tabu em dérbi regional com o Ituano
A última vitória da equipe de Sorocaba sobre o Galo de Itu foi em 2007, há cinco anos atrás, pela Copa Paulista
A última vitória da equipe de Sorocaba sobre o Galo de Itu foi em 2007, há cinco anos atrás, pela Copa Paulista
Sorocaba, SP, 06 (AFI) – São Bento e Ituano se enfrentam na noite desta terça-feira (6), às 19h15, no Estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
Com 14 pontos ganhos cada, as duas equipes fazem campanha idêntica na competição (três vitórias, cinco empates e duas derrotas). Praticamente, garantidos no Paulistão de 2019, os rivais entram em campo brigando por vaga nas quartas de final da competição. O empate não é bom para ninguém e o derrotado poderá estar dizendo adeus a vaga.
O Bentão é o terceiro colocado do Grupo C, com a mesma pontuação do Novorizontino, que pelo critério de desempate, ocupa a segunda posição da chave. Já classificado, o Palmeiras é o líder do grupo e a lanterna Ferroviária, com 11 pontos, ainda corre por fora em busca da vaga.
O Galo de Itu é o terceiro do Grupo A, um ponto atrás do Bragantino, o segundo colocado e a três pontos do líder Corinthians, que soma 17 pontos. O virtual rebaixado Linense segura a lanterna da chave, com apenas seis pontos.
Na rodada anterior, os dois times jogaram fora de casa. O Bentão empatou com o RB Brasil por 0 a 0, em Campinas, enquanto que o Galo de Itu foi derrotado, de virada, pelo Novorizontino, por 3 a 2, em Novo Horizonte.
REBAIXAMENTO?
Pelo critério de desempate, o time de Itu é o sétimo colocado e o time de Sorocaba é o oitavo na classificação geral. O Santo André, o 15º, com apenas oito pontos, abre a zona de rebaixamento.
HISTÓRICO
Foram realizadas 22 partidas oficiais na história deste derbi regional, com treze triunfos para o Rubro-negro de Itu, seis empates e apenas três vitórias do Azulão de Sorocaba. O Ituano marcou 34 gols contra 15 do Bentão.
Pelo Paulistão foram seis duelos, com três vitórias do Ituano, dois empates e apenas um triunfo do São Bento. A única vitória do Bentão foi por 2 a 0, no CIC, em Sorocaba, pelo Paulistão de 2007, gols de Emerson e Roberto Santos.
TABU
Além do retrospecto negativo, o São Bento não vence o Ituano há cinco anos. A ultima vitória foi por 2 a 0, no CIC, em Sorocaba, pela 13ª rodada do Grupo 3 da primeira fase da Copa Paulista de 2013. Os gols do Bentão foram marcados por Rodrigo e Elton Morelato, um em cada tempo da partida.
ÚLTIMO DERBI
No encontro mais recente, com gol contra do zagueiro João Paulo, o Ituano venceu o Bentão por 1 a 0, no Estádio Novelli Junior, em Itu, pela terceira rodada da primeira fase do Paulistão do ano passado.





































































































































