​Ainda dá? A missão impossível do Palmeiras em busca da inédita tríplice coroa

Após 20 anos, a equipe chegou novamente a uma final de Libertadores da América

Após 20 anos, a equipe chegou novamente a uma final de Libertadores da América

0002050524884 img

São Paulo, SP, 28 (AFI) – O torcedor palmeirense está feliz da vida. Após 20 anos, a equipe chegou novamente a uma final de Libertadores da América. Como se não bastasse, o Verdão também é finalista da Copa do Brasil e ainda tem chances, mesmo que muito remotas, de ser campeão Brasileiro.

Se tudo der certo e a equipe de Abel Ferreira conseguir o “milagre” de vencer as três competições, o Palmeiras conquistaria um feito histórico e seria o primeiro time do Brasil a levar para a casa a sonhada tríplice coroa, com dois títulos nacionais e um internacional.

MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL

O desafio é praticamente impossível, mas o elenco tem motivos para acreditar, já que a temporada de 2020 começou da melhor forma possível. Logo em janeiro, o Palmeiras mostrou na conquista da Florida Cup que viria forte na briga por todos os títulos. Mais do que isso, a equipe comandada então por Vanderlei Luxemburgo também afastou um fantasma que perseguia o elenco há tempos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Assim como a seleção da Inglaterra, que ficou marcada por tremer quando o assunto era o longo caminho para o gol nas cobranças de pênaltis, o Alviverde parecia seguir pelo mesmo caminho. Desde 2018, os palmeirenses não sabiam o que era vencer nas penalidades máximas. A última vitória tinha sido no Campeonato Paulista, na semifinal contra o Santos.

De lá até o torneio de pré-temporada dos Estados Unidos foram mais três decisões e três derrotas seguidas, contra o Corinthians na final do Paulistão de 2018, contra o São Paulo na semifinal do estadual em 2019 e contra o Internacional, na Copa do Brasil, também em 2019.

O feitiço finalmente foi quebrado na Florida Cup, quando o Palmeiras venceu o Atlético Nacional nos pênaltis pelo placar de 10 a 9. O Verdão teve um excelente aproveitamento, converteu todas as cobranças e espantou de vez a “seca” que parecia não ter mais fim.

Prova disso foi o título do Campeonato Paulista do ano passado, em cima do Corinthians. Após estar com a taça na mão no tempo normal, o Palmeiras sofreu o empate no último minuto do jogo e a partida foi para as penalidades máximas. Mais confiantes, os palmeirenses venceram a disputa e encerraram um jejum de 12 anos sem levantar o caneco do estadual.

Libertadores da América

Duas décadas depois, o Palmeiras tem finalmente outra oportunidade para tentar ser bicampeão do torneio mais importante do futebol sul-americano. Com quatro finais no currículo e apenas um título, Abel Ferreira pode levar novamente a equipe paulista para o tão sonhado Mundial de Clubes da Fifa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para chegar na grande final, o Verdão teve que passar pelo River Plate na semifinal, assim como em 1999. Depois de enfiar um sonoro 3 a 0 em um primeiro jogo perfeito na argentina, o Alviverde quase viu a classificação escapar das mãos em casa, em pleno Allianz Parque.

Irreconhecível em campo, o Palmeiras sofreu até o último minuto e foi massacrado pelos Millonarios em uma partida que foi um verdadeiro teste para cardíacos. Depois de levar dois gols e ver o VAR interferir três vezes, os palmeirenses puderam enfim comemorar aliviados a vaga para a decisão inédita contra o Santos, dia 30 de janeiro, no Maracanã.

Copa do Brasil

O Palmeiras também está brigando pelo título da Copa do Brasil. Com um caminho considerado como “tranquilo” até a final, o Verdão passou com certa tranquilidade pelo Bragantino Red Bull e pelo Ceará, nas oitavas e quartas de final, respectivamente.

Na semifinal, o cenário foi outro. Após eliminar grandes clubes como Corinthians e Internacional, o América-MG complicou a vida do Palmeiras no primeiro jogo e arrancou um empate de 1 a 1 no Allianz Parque. No entanto, no Independência, o Coelho não resistiu e perdeu por 2 a 0.

A vitória fora de casa garantiu o Alviverde na finalíssima contra o Grêmio, com datas previstas para 11 e 17 de fevereiro. A CBF, no entanto, ainda espera o resultado da final da Libertadores da América, já que uma possível ida do Verdão ao mundial mudaria a decisão para os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Campeonato Brasileiro

É o campeonato de pontos corridos que torna o sonho da inédita tríplice coroa muito, mas muito mais distante. Apesar de matematicamente ainda ter chances de se sagrar campeão, o Palmeiras tropeçou em rodadas importantes e agora precisa ganhar praticamente todos os jogos e ainda torcer por diversas combinações de resultados.

Com duas finais importantes pela frente, o desafio parece cada vez mais impossível, mas Abel Ferreira já garantiu que vai lutar até o final por todos os títulos. Será que ainda dá?