Fifa e COI estudam mudanças no futebol feminino nas Olimpíadas
A ideia é restringir a competição à categoria sub-23, permitindo a convocação de até três jogadoras acima dessa faixa etária
Segundo informações divulgadas, as entidades pretendem realizar estudos para avaliar os impactos esportivos e comerciais de uma eventual alteração
São Paulo, SP , 06 (AFI) – A participação de atletas no futebol feminino dos Jogos Olímpicos poderá passar por mudanças nos próximos anos. A Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI) discutem a possibilidade de estabelecer um limite de idade para a modalidade, seguindo um modelo semelhante ao utilizado atualmente no torneio masculino.
A ideia é restringir a competição à categoria sub-23, permitindo a convocação de até três jogadoras acima dessa faixa etária. A proposta, porém, ainda está em fase inicial de discussão e não será aplicada nos Jogos de Los Angeles, em 2028.
ESTUDOS
Segundo informações divulgadas, as entidades pretendem realizar estudos para avaliar os impactos esportivos e comerciais de uma eventual alteração. A decisão final caberá ao COI, responsável pelas diretrizes olímpicas, enquanto a Fifa deverá seguir as determinações estabelecidas.
Caso avance, a mudança poderá ser implementada somente a partir dos Jogos de Brisbane, na Austrália, em 2032.
DIFERENÇA ENTRE OS TORNEIOS
Desde sua estreia nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, o futebol feminino não possui restrições de idade, permitindo a participação das principais atletas de cada seleção.
No masculino, por outro lado, a disputa é destinada a jogadores com até 23 anos, com a possibilidade de incluir três nomes acima do limite permitido.
A discussão ganhou força diante do crescimento do futebol feminino e do aumento de compromissos no calendário internacional. A intenção seria reduzir a sobrecarga das jogadoras que atuam tanto por clubes quanto pelas seleções nacionais.
MUNDIAL DE CLUBES TAMBÉM ENTRA NA DISCUSSÃO
Outro ponto que influencia o debate é a criação do Mundial de Clubes Feminino, organizado pela própria Fifa. A primeira edição está prevista para janeiro de 2028, nos Estados Unidos, mesmo ano em que serão disputadas as Olimpíadas de Los Angeles.
A possibilidade de limitar a idade também pode gerar resistência, já que o torneio olímpico é uma das principais competições do futebol feminino mundial. Em 2028, inclusive, a modalidade terá 16 seleções participantes, enquanto o masculino contará com 12 equipes.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Feminino
Copa do Brasil Feminina define mando da final em sorteio na segunda
05/11/2026 -
Futebol Feminino
Joia do Falcon, Emanuelly se destaca em mais um título "Dedicação e vontade"
05/11/2026 -
Futebol Feminino
PLACAR FI: Com Brasileirão, confira os RESULTADOS desta QUARTA-FEIRA
04/11/2026 -
Futebol Feminino
COPA DO BRASIL FEMININA: Internacional vence o Bragantino e fica perto da final
04/11/2026





































































































































