Botafogo: Vilar lamenta pontos perdidos e projeta evolução

A campanha do tricolor no Campeonato Brasileiro da Série B de 2026 poderia ter sido diferente na avaliação do zagueiro

O zagueiro apontou confrontos em que o Botafogo esteve próximo de conquistar pontos importantes, mas acabou prejudicado por erros nos momentos decisivos

Zagueiro Vilar: pontos que fizeram falta ao Botafogo / Foto: Arquivo Pessoal

Ribeirão Preto, SP, 04 (AFI) – A campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro da Série B de 2026 poderia ter sido diferente na avaliação do zagueiro Gustavo Vilar. Com a equipe fora da disputa pelo acesso e já livre do risco de rebaixamento, o defensor falou da perde de pontos  do time tricolor.

O defensor reconheceu em entrevista coletiva,  que a Pantera de Ribeirão Preto teve oportunidades de alcançar uma posição mais confortável, mas não conseguiu transformar boas atuações em resultados.  O jogador considera que a falta de regularidade comprometeu as pretensões do clube.

“Para a gente estar brigando lá no bloco da frente, faltou ser mais consistente. A gente fez boas partidas, só que a gente não conseguiu manter o resultado. E o Campeonato Brasileiro não leva desaforo. Então, eu creio que se a gente fosse mais resiliente e conseguisse suportar essas pressões desses jogos, eu creio que a gente estaria brigando lá pelo G-6”, avaliou Vilar.

RESULTADOS QUE FIZERAM FALTA

O zagueiro apontou confrontos em que o Botafogo-SP esteve próximo de conquistar pontos importantes, mas acabou prejudicado por erros nos momentos decisivos. Entre eles, destacou a derrota para o São Bernardo, em Ribeirão Preto, depois de abrir o placar, e o revés diante do Criciúma, no primeiro turno, quando a equipe atuou com um jogador a menos e sofreu um gol de falta nos minutos finais.

“Teve o jogo contra o São Bernardo em casa, que a gente sai ganhando, a gente cede o empate e logo em seguida a derrota. Contra o Criciúma, no primeiro turno, a gente fez um baita jogo, com o jogador a menos, e a gente tomou um gol de falta no final. Então são jogos que foram por detalhes”, recordou.

Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

CAMPANHA ATESTA

Os números reforçam a análise do defensor. Das 14 derrotas sofridas pelo Tricolor nas primeiras 36 rodadas, 11 aconteceram por diferença de apenas um gol. A equipe também deixou escapar vantagens em quatro dos nove empates, além de tropeçar diante de adversários que ocupavam a parte inferior da tabela, como Ponte Preta e Londrina.

LIÇÃO PARA A PRÓXIMA TEMPORADA

Vilar acredita que a experiência acumulada ao longo da competição precisa servir de referência para o próximo ano. Na visão do jogador, mesmo quando não foi possível conquistar a vitória, a equipe poderia ter demonstrado maior capacidade de reação para evitar derrotas e somar pontos.

“Se a gente fosse consistente nesses jogos, pelo menos se a gente conseguisse arrancar o empate poderia estar brigando numa posição melhor. Então, eu creio que isso atrapalhou muito a gente. E vai ficar de aprendizado para o ano que vem”, completou.

Adicione o FI nas suas fontes favoritas do Google!


RETA FINAL DA SÉRIE B

Com 48 pontos, o Botafogo-SP ocupa a 12ª colocação e não tem mais possibilidade de alcançar o G-6 ou ser rebaixado. O time volta a campo nesta quinta-feira, às 19h30, diante do Londrina, na Arena Nicnet/Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 37ª rodada.

Depois, encerra sua participação na Série B contra o Juventude, fora de casa, pela última rodada. O Tricolor busca terminar o campeonato com uma pontuação melhor e começar a preparação para 2027.

Confira também: