Isaque obtém liminar na Justiça e deixa o Guarani

A determinação foi proferida dentro de uma ação trabalhista movida pelo atleta que cobra R$ 1,63 milhão do Bugre por descumprimento de obrigações contratuais

A Justiça do Trabalho concedeu uma decisão liminar determinando a baixa imediata do contrato do meia com o Guarani

Isaque não joga mais pelo Bugre - Foto: Raphael Silvestre / Guarani FC

Campinas, SP, 29 (AFI) — Em meio ao processo de reformulação e aos desdobramentos de sua crise financeira, o Guarani sofreu uma baixa importante em seu departamento de futebol. A Justiça do Trabalho concedeu uma decisão liminar determinando a baixa imediata do contrato do meia Isaque com o clube campineiro, vínculo que estava registrado no sistema da Federação Paulista de Futebol (FPF) até 31 de dezembro de 2026.

A determinação de urgência foi proferida pelo juiz Walmir Affonso Junior, titular da 12ª Vara do Trabalho de Campinas, dentro de uma ação trabalhista movida pelo atleta que cobra R$ 1,63 milhão da agremiação alviverde por descumprimento de obrigações contratuais.

Embora tenha concedido a liberação do registro desportivo para que o jogador de 29 anos possa atuar por outra equipe, o magistrado optou por analisar o pedido de rescisão indireta definitivo apenas no julgamento do mérito da sentença.

Futebol Interior está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Representado pelos advogados Filipe Rino e Thiago Rino, o meia alegou atrasos reincidentes em salários, auxílio-moradia, direitos de imagem e recolhimento do FGTS. Em sua manifestação preliminar, a diretoria do Bugre alegou quitação parcial de débitos e argumentou que a desvinculação causaria prejuízos no contexto de sua Recuperação Judicial.

Contudo, a análise documental comprovou que o Guarani só apresentou recibos de pagamento até junho de 2026, deixando em aberto a quitação de julho, agosto e setembro, além de constatar que o último depósito do FGTS ocorreu em fevereiro (referente a janeiro).

Adicione o FI nas suas fontes favoritas do Google!

MOTIVAÇÕES DA DECISÃO

Na avaliação da Justiça, além de a dívida superar os prazos legais previstos na Lei Geral do Esporte, a manutenção do vínculo prejudicaria o exercício profissional de Isaque, tendo em vista que o Guarani encerrou o calendário da temporada precocemente em agosto, após a eliminação na primeira fase da Série C, e promoveu a desmobilização do elenco principal.

Com a instrução para que a CBF efetive a baixa do registro, o atleta fica livre no mercado para assinar com qualquer agremiação. A Inter de Limeira, sob o comando do técnico Matheus Costa — admirador do futebol do meia —, monitora de perto a situação do jogador para a próxima temporada.

Mesmo com a liberação concedida, a ação prosseguirá em tramitação para avaliar as indenizações e os reflexos financeiros do encerramento da passagem do atleta pelo Brinco de Ouro, onde soma 110 jogos e oito gols anotados somando duas trajetórias (entre 2022/2023 e a partir de 2025).