Luizinho Lopes exalta vitória do Operário-PR no "Clássico do Café"

Mais do que os três pontos, o resultado encerrou um jejum de seis partidas sem vencer na competição e levou o time aos 40 pontos

"Quem valoriza mais o clássico, quem estuda mais o adversário e quem entrega mais dentro de campo está mais próximo da vitória”, declarou.

luizinho lopes operario pr Andre Jonsson
Luizinho Lopes, técnico do Operário-PR - Foto: André Jonsson / OFEC

Ponta Grossa, PR, 7 (AFI) – A vitória do Operário-PR sobre o Londrina, por 2 a 1, no último domingo, recolocou o Fantasma na briga pelas primeiras posições da Série B do Campeonato Brasileiro. Mais do que os três pontos, o resultado encerrou um jejum de seis partidas sem vencer na competição e levou o time aos 40 pontos.

Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Após o clássico, o técnico Luizinho Lopes concedeu entrevista coletiva e fez uma análise bastante positiva da atuação alvinegra. O treinador reconheceu que o Londrina teve maior volume em determinados momentos, principalmente no segundo tempo, mas considerou que sua equipe foi mais eficiente e conseguiu colocar em prática o planejamento elaborado durante a semana.

FUNCIONÁRIOS TEM MÉRITO

Antes de falar especificamente sobre a partida, Luizinho fez questão de valorizar todos os profissionais envolvidos na rotina do Operário. O comandante destacou desde a diretoria até os funcionários responsáveis pela alimentação, lavagem dos uniformes e manutenção do gramado.

“Quero parabenizar todos que fazem o Operário, desde a diretoria, as tias que cuidam da nossa alimentação, que lavam a nossa roupa, o pessoal que cuida do campo, enfim, toda a família do Operário”, afirmou.

Na sequência, o treinador aproveitou para defender o projeto desenvolvido pelo clube e ressaltou a trajetória recente do Fantasma no futebol paranaense e nacional.

“O Operário é um clube humilde e um clube muito promissor no futebol brasileiro. É o segundo clube mais antigo do Paraná, atual bicampeão do Paraná e vem se notabilizando nos últimos dez anos como um clube muito competitivo na Série B”, destacou.

Luizinho ainda citou a organização interna como um dos diferenciais do Operário.

“É um clube que está para reformar seu estádio, um clube próspero, que honra rigorosamente os salários de todo mundo. É um clube que merece todo o respeito”, completou.

CLÁSSICO É DIFERENTE

A preparação específica para enfrentar o Londrina também apareceu na avaliação do treinador. Luizinho afirmou que o conhecimento sobre as características do rival foi determinante para que o Operário conseguisse neutralizar algumas ações do adversário e aproveitar os espaços disponíveis.

“Nós conhecemos bem o Londrina. Talvez por isso nós vencemos os dois jogos. Talvez o Londrina até agora não tivesse conhecido tão bem o Operário”, disse.

O técnico também ressaltou a importância de tratar o clássico com atenção especial.

“Vencemos porque estudamos muito, respeitamos muito e valorizamos muito o jogo. Quem valoriza mais o clássico, quem estuda mais o adversário e quem entrega mais dentro de campo está mais próximo da vitória”, declarou.

JOGADA ENSAIADA

Luizinho explicou ainda que o primeiro gol do Operário não aconteceu por acaso. Segundo ele, a comissão técnica havia identificado possibilidades na saída de bola do Londrina e trabalhou durante a preparação uma pressão que pudesse resultar em transições rápidas.

“O gol sai exatamente assim, como nós havíamos planejado”, ressaltou.

Adicione o FI nas suas fontes favoritas do Google!

O treinador admitiu que o Fantasma não controlou a posse durante todo o jogo, mas avaliou que a equipe conseguiu ser agressiva quando teve a bola e poderia ter construído uma vantagem maior ainda na primeira etapa.

“No primeiro tempo a gente foi muito agressivo. Se encaixa mais algumas transições, poderia ter feito mais gols”, analisou.

Na etapa final, o Londrina cresceu, teve mais presença ofensiva e chegou ao empate. Mesmo assim, Luizinho valorizou a capacidade do Operário de resistir à pressão e voltar a encontrar o caminho do gol.

“Eles tiveram mais volume, sim, mas a nossa equipe foi mais letal, foi determinante e foi mortal”, afirmou.

“SOMOS MELHORES”

A participação dos jogadores que entraram durante o confronto também recebeu elogios do comandante. Para Luizinho, as mudanças ajudaram o Operário a recuperar intensidade na reta final e criar a jogada que terminou no gol da vitória.

“Os jogadores que entraram entraram frescos, agressivos. A gente sobe a pressão, rouba a bola e consegue fazer uma grande jogada. Na base da força, da coragem e da crença, a gente fez o gol da vitória”, disse.

Foi justamente ao avaliar o desempenho das duas equipes que o treinador fez a declaração mais contundente da coletiva:

“Eu acho que, no contexto geral, nós somos mais time dentro de campo.”

FOCO NO G-6

Com o triunfo, o Operário chegou aos 40 pontos e voltou a se aproximar da zona de classificação para o acesso. O Fantasma aparece na sétima posição, apenas dois pontos atrás do CRB, que ocupa o sexto lugar.

Luizinho Lopes preferiu valorizar o cenário atual em vez de se prender ao período de seis jogos sem vitórias que antecedeu o clássico.

“Nós temos que olhar o copo meio cheio. Se pegar o contexto geral da competição, nós temos 40 pontos. Isso crava o Operário na Série B no ano que vem e nos aproxima de entrar no G6”, afirmou.

O treinador também reforçou que a equipe pretende permanecer na disputa até a última rodada.

“A gente está ali na porta do G6 novamente, que é onde nós queremos estar até a última rodada.”

Para Luizinho, porém, a briga pelo acesso exigirá uma campanha acima da média nas rodadas restantes.

“Nós internamente sempre tivemos a certeza de que seria extremamente difícil. A gente tem que fazer algo extraordinário, e em alguns momentos vai sofrer mais”, afirmou.

Mesmo diante do desafio, o técnico garantiu que o Operário não pretende abrir mão do objetivo.

“Não tenho dúvida de que a gente vai lutar até o final. Cada vitória agora aproxima de um sonho.”

PRÓXIMO DESAFIO

O Operário terá justamente um confronto direto na próxima rodada. O Fantasma recebe o CRB, atual sexto colocado, nesta quarta-feira (9), às 20h30, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, pela 27ª rodada da Série B.

Confira também: