Série B1 do Carioca começa sábado com Chay, Caio Rangel e ex-Vasco entre os destaques
Competição reúne 12 clubes na briga por duas vagas na Série A2; nomes conhecidos do futebol brasileiro reforçam o nível técnico.
Rio de Janeiro, RJ, 02 (AFI) – A Série B1 do Campeonato Carioca começa neste sábado com 12 equipes na briga por duas vagas na Série A2. A competição mantém o regulamento do ano passado, com turno único na Taça Corcovado, semifinais e final. Os dois finalistas garantem o acesso à segunda divisão estadual.
A edição 2026 reúne clubes tradicionais do futebol alternativo do Rio de Janeiro e alguns nomes conhecidos nacionalmente. Chay, ex-Botafogo, é a principal atração do Niteroiense. Caio Rangel, revelado pelo Flamengo, defende o Serrano. Jomar, ex-Vasco, reforça o Bonsucesso.
Futebol Interior está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
FAVORITOS AO ACESSO
O Artsul chega com elenco reforçado e aposta no atacante Rhyan, artilheiro da Série A2 pelo Olaria. Rafael Pernão, Thiaguinho e Caio Mello também chegam para qualificar o time de Austin. A equipe adota o nome Univassouras Artsul após parceria com a universidade.
O Petrópolis, rebaixado da Série A2, investiu pesado e trouxe cinco titulares do São Gonçalo, vice-campeão da segunda divisão. O Niteroiense aposta na manutenção do técnico Thiago Thomaz e na experiência de Chay para voltar à elite do futebol carioca.
RETORNOS E RECONSTRUÇÕES
Campo Grande e Bonsucesso voltam à Terceirona após acessos na Série B2. O Campusca aposta no artilheiro Yury, enquanto o Bonsucesso traz Cipriano, destaque do Olaria, e o técnico Marcus Alexandre.
Duque de Caxias e Serrano tentam dar resposta imediata após rebaixamentos. O Tricolor da Baixada contratou Hermes Junior, ex-Americano, e manteve 11 jogadores da campanha anterior. O Leão da Serra aposta em Caio Rangel e no zagueiro Anderson, ex-Fluminense.
NOMES CONHECIDOS NO ELENCO
Além de Chay e Caio Rangel, a Série B1 terá outros atletas com passagens por clubes grandes. Jomar, zagueiro revelado no Vasco, defende o Bonsucesso. Anderson, ex-Fluminense, reforça o Serrano. Sassá, ex-Botafogo, está no Niteroiense.
O Macaé, que não aparece no guia detalhado, também disputa a competição e conta com Matheus Gama, jovem atacante que retornou do futebol europeu. O clube do Norte Fluminense tenta surpreender na briga pelo acesso.
FORMATO E CALENDÁRIO
Na primeira fase, os 12 clubes se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros avançam para as semifinais, e os dois primeiros colocados têm a vantagem do empate no placar agregado. Os finalistas sobem para a Série A2 de 2026.
A grande final será disputada em jogos de ida e volta, sem vantagem prévia. A competição começa no sábado e se estende até o fim do segundo semestre.
CLUBES PARTICIPANTES
Além de Artsul, Bonsucesso, Campo Grande, Duque de Caxias, Niteroiense, Petrópolis e Serrano, disputam a Série B1: Carapebus, Friburguense, Nova Cidade, Paduano e São Cristóvão. A Macaé completa a lista das 12 equipes.
A expectativa é de jogos equilibrados e disputa intensa pela classificação. O futebol carioca terá mais um capítulo importante na briga pelo acesso à segunda divisão estadual.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
Ex-dirigente do CRB comenta momento de Mikael, Belmonte e Crystopher
02/09/2026 -
Futebol Brasil
Bolasie volta a treinar na Chapecoense após período lesionado
02/09/2026 -
Futebol Brasil
Criciúma x Cuiabá - Onde assistir, horário e escalações
02/09/2026 -
Futebol Brasil
Sport se aproxima da contratação de lateral equatoriano
02/09/2026





































































































































