Uberlândia-MG 1 x 0 ABC-RN - Verdão a um passo da final
Com o triunfo, o Uberlândia joga pelo empate no confronto de volta, marcado para o dia 30 de agosto, às 17h, na Arena das Dunas, em Natal
O único gol da partida foi marcado pelo ex-Fluminense Marcos Calazans, de pênalti
Uberlândia, MG, 22 (AFI) – O Uberlândia largou em vantagem na disputa por uma vaga na final do Campeonato Brasileiro da Série D. Na tarde deste sábado, o Verdão venceu o ABC por 1 a 0, no Estádio Parque do Sabiá, e saiu na frente no duelo de ida das semifinais. O único gol da partida foi marcado pelo ex-Fluminense Marcos Calazans, de pênalti.
Com o triunfo, o Uberlândia joga pelo empate no confronto de volta, marcado para o dia 30 de agosto, às 17h, na Arena das Dunas, em Natal. O ABC precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por dois ou mais gols para avançar diretamente à final.
No outro duelo da semifinal, Gama e ASA se enfrentam neste domingo (23), às 17h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
Futebol Interior está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
PRIMEIRO TEMPO
O ABC criou a primeira oportunidade logo no início, em um chute de fora da área que parou nas mãos de Guilherme Nogueira. Apesar do susto, o Uberlândia passou a controlar melhor a partida e começou a encontrar espaços na defesa potiguar.
Aos 10 minutos, Pablo Thomaz recebeu cruzamento dentro da área e foi atingido pelo marcador. O árbitro Gustavo Ervino Bauermann não hesitou e apontou para a marca da cal. Na cobrança, Marquinho Calazans bateu forte, no ângulo, sem qualquer chance para Matheus Alves, colocando o Verdão na frente.
Em busca do empate, o ABC adiantou as linhas e quase respondeu aos 22 minutos. Fabão subiu mais alto após cobrança de escanteio e cabeceou firme, mas Guilherme Nogueira fez uma excelente defesa. No rebote, a equipe potiguar não conseguiu aproveitar e mandou a bola para fora.
O duelo na primeira etapa ficou mais físico e passou a ter muitas faltas, com amarelos distribuídos para ambas equipes. O Uberlândia, porém, manteve a organização e levou a vantagem mínima para o intervalo.
SEGUNDO TEMPO
O ABC chegou a balançar as redes aos nove minutos, quando Luis Fernando finalizou e fez o gol do empate. A jogada, entretanto, foi anulada pela arbitragem após Igor Bahia ser flagrado em posição de impedimento na origem do lance.
O Uberlândia respondeu rapidamente e teve boas chances para ampliar. Aos 11 minutos, Calazans apareceu livre após cobrança de escanteio, mas não conseguiu concluir bem e perdeu uma grande oportunidade de marcar novamente.
Dois minutos depois, Samuel Alves arriscou de longa distância e acertou uma finalização que passou raspando a trave. A pressão aumentou aos 16 minutos, quando Max Miller subiu em outra cobrança de escanteio e cabeceou para baixo. A bola quicou no gramado e explodiu no travessão, assustando Matheus Alves.
Com o passar do tempo, o Verdão passou a controlar o ritmo da partida e seguiu criando oportunidades, mas não conseguiu transformar o domínio em um segundo gol.
Nos minutos finais, o ABC ainda teve duas oportunidades claras para buscar o empate. Na primeira, Lima saiu cara a cara com Guilherme Nogueira, mas finalizou para fora e desperdiçou uma grande chance. Pouco depois, Igor Bahia recebeu lançamento em profundidade e bateu com perigo, mas o goleiro do Uberlândia se esticou e deu um tapa na bola para evitar o gol, garantindo a vitória mineira por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Semifinais
-
Rodada:
- Ida
-
Data:
- 22/08/2026
-
Horário:
- 17:00
-
Árbitro:
- Gustavo Ervino Bauermann (SC)
-
Assistentes:
- Diogo Berndt (SC) e Clair Dapper (SC)
-
VAR:
- José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
-
Cartões Amarelos:
- Uberlândia-MG: Jhonatan Lima, Pablo Thomaz
- ABC-RN: Cayo Tenório
-
GOLS:
- Uberlândia-MG: Marcos Calazans – 14’1T
-
Público:
- 20.055 presentes
-
Renda:
- R$ 597.200,00
-
Estádio:
- Parque do Sabiá
-
Local:
- Uberlândia (MG)





































































































































