Vasco 0 x 3 Santos - Peixe respira no Brasileirão
O resultado representou a primeira vitória do Peixe como visitante no torneio, justamente em um confronto direto na luta contra o Z-4
O resultado fez o Santos voltar a vencer no Brasileirão após três partidas. Com 25 pontos, o time sobe, por enquanto, para a 14ª posição. O Vasco permanece com 22 pontos
Rio de Janeiro, RJ , 16 (AFI) – O Santos deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao vencer o Vasco por 3 a 0, neste domingo, em São Januário, no Rio de Janeiro. O resultado representou a primeira vitória do Peixe como visitante no torneio, justamente em um confronto direto na luta contra o Z-4.
O jogo, apesar de movimentado, ilustrou a situação das duas equipes na tabela. Dos dois lados, as chances apareceram mais por erros dos adversários do que por jogadas construídas.
Depois de desperdiçar outras oportunidades, Gabigol foi decisivo e marcou o 17º gol dele na temporada, isolando-se na artilharia santista.
O gol foi suficiente para desorganizar o Vasco e abrir caminho para o Santos ampliar a vantagem, com Willian Arão e Luan Peres. Para o time carioca, já são sete jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro.
SITUAÇÃO
O resultado fez o Santos voltar a vencer no Brasileirão após três partidas. Com 25 pontos, o time sobe, por enquanto, para a 14ª posição. O Vasco permanece com 22 pontos, na 18ª colocação.
O JOGO
Ainda que o Vasco tenha tido mais volume de jogo no primeiro tempo, foi o Santos quem mais chegou perto de abrir o placar. Gabigol e Neymar deixaram a desejar no ataque nos primeiros 45 minutos e contribuíram para o 0 a 0 até o intervalo.
O camisa 9, depois de marcar seu 100º gol pelo Santos no meio da semana, poderia ter chegado ao 101º quando recebeu de Barreal e ficou cara a cara com Léo Jardim. O chute foi fraco e saiu longe do gol.
Gabigol teve outra oportunidade após cruzamento vindo da esquerda, mas cabeceou mal. Depois, Neymar, que já havia finalizado sem perigo anteriormente, ensaiou uma arrancada para cima da defesa vascaína aberta. Robert Renan se recuperou e fez um bonito desarme de carrinho.
A bola que mais passou perto de entrar foi de Caballero. Léo Jardim afastou escanteio cobrado por Neymar, e o paraguaio cabeceou por cima do goleiro, acertando o travessão.
SEGUNDO TEMPO
Somente após o intervalo o Vasco passou a assustar de fato. Paulo Henrique fez um cruzamento rasteiro e encontrou Tchê Tchê dentro da área. O meia limpou a jogada e bateu buscando o ângulo, mas a bola subiu demais.
O Santos tentou mudar o cenário com as substituições. Aceitando atuar em bloco baixo, a equipe contou com as entradas de Rony e Rollheiser para buscar escapadas em velocidade. O Vasco continuou criando as oportunidades mais trabalhadas, mas a eficácia santista fez a diferença.
Aos 22 minutos, Rony inverteu a jogada para Rollheiser. De cabeça, o argentino encontrou Gabigol. O camisa 9 teve um lance parecido com o que havia desperdiçado no primeiro tempo. Desta vez, de canhota, não perdoou e abriu o placar.
Atrás no marcador, o Vasco ficou desestabilizado. A equipe, que até então apresentava mais qualidade na construção das jogadas, passou a se desorganizar em campo e cedeu ainda mais espaços ao adversário. Foi nesse cenário que o Santos ampliou, aos 31 minutos.
Neymar cobrou falta, levantando a bola na área. Léo Jardim saiu mal para tentar afastar e acabou jogando a bola no peito de Willian Arão. Atuando como zagueiro, o jogador marcou pelo segundo jogo consecutivo e ampliou a vantagem santista.
Aos 35 minutos, parecia um replay, mas era o terceiro gol do Santos. Neymar cobrou outra falta, desta vez diretamente para o gol. Léo Jardim espalmou para o meio da área, e Luan Peres apareceu para finalizar forte.
Parte da torcida vascaína já deixava São Januário, que passou a vaiar o time mandante. A partir de então, o Santos apenas administrou a vantagem. Léo Jardim acabou como o principal alvo das vaias dos torcedores do Vasco, cena rara em São Januário, onde o goleiro é visto com certa idolatria.
PRÓXIMOS JOGOS
O Santos agora viaja ao Equador, onde enfrentará o Macará pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Um empate será suficiente para garantir a classificação, após a vitória por 2 a 1 na Vila Belmiro.
Já o Vasco precisa confirmar a vaga no Paraguai, depois de empatar sem gols com o Olimpia no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 23ª
-
Data:
- 16/08/2026
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Lucas Casagrande (PR)
-
Assistentes:
- Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
-
VAR:
- Emerson de Almeida Ferreira (MG)
-
Cartões Amarelos:
- Vasco: Robert Renan e Paulo Henrique;
- Santos: João Paulo;
-
GOLS:
- Santos: Gabigol (22’2T), Willian Arão (31’2T) e Luan Peres (35’2T);
-
Público:
- 20.430 presentes
-
Renda:
- R$ 771.718,00
-
Estádio:
- São Januário
-
Local:
- Rio de Janeiro (RJ)



































































































































