Amazonas FC e Defensoria Pública unem forças no projeto Jogo Limpo
Nova fase da iniciativa combate violências psicológicas e verbais no futebol de base com ações dentro do clube e parceria da FAF.
Manaus, AM, 14 (AFI) – O futebol de base do Amazonas ganhou um reforço importante na luta contra as violências psicológicas e verbais. A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e o Amazonas Futebol Clube alinharam, nesta quarta-feira (12), estratégias para a nova fase do projeto “Jogo Limpo”. A iniciativa integra a atuação do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) junto aos clubes do estado, em parceria com a Federação Amazonense de Futebol (FAF).
NOVA FASE DENTRO DOS CLUBES
De acordo com o 1º subdefensor público geral, Helom Nunes, as ações de proteção aos jovens atletas serão desenvolvidas dentro dos clubes, permitindo uma atuação mais concentrada e próxima da realidade das categorias de base. “Recebemos o pessoal da Onça-Pintada, do Amazonas FC, que iniciará essa nova fase. O clube demonstrou uma preocupação para que pais, crianças e adolescentes tenham uma cultura de paz nos seus ambientes”, declarou.
O Amazonas FC é o primeiro clube a aderir à nova etapa do projeto, que pretende expandir a conscientização para outras agremiações do estado nas próximas temporadas.
CULTURA DE EDUCAÇÃO NO ESPORTE
O diretor de futebol do Amazonas FC, Igor de Oliveira, destacou a importância da parceria para fortalecer o trabalho desenvolvido nas categorias de base e promover uma mudança de cultura no esporte. “Queremos fortalecer essa parceria com a Defensoria para o desenvolvimento e melhor funcionamento do futebol de base no estado. Vamos criar uma cultura de mais educação”, afirmou.
Além do 1º subdefensor público geral e do diretor de futebol do Amazonas FC, participaram da reunião a 2ª subdefensora pública geral do Amazonas, Sarah Lobo; a defensora pública Hélvia Castro; e o vereador de Carauari, Ronilson Silva.
CARTILHAS E CONSCIENTIZAÇÃO NO BAREZINHO
Ao longo das partidas do Barezinho 2026, a Defensoria distribuiu cartilhas de conscientização a pais e responsáveis. O material contém um QR Code que direciona para um vídeo com depoimentos de atletas das categorias de base do futebol.
No esporte, crianças e adolescentes podem enfrentar diferentes formas de pressão por resultados. Para muitos atletas em formação, xingamentos e gritos transformam um espaço que deveria favorecer o desenvolvimento e a convivência em um ambiente hostil, marcado pela violência psicológica.
IMPACTO E PRÓXIMOS PASSOS
O projeto Jogo Limpo pretende criar um ambiente mais saudável para a formação de jovens atletas no Amazonas. A atuação integrada entre Defensoria, clubes e FAF busca prevenir abusos, orientar famílias e responsáveis e estabelecer uma cultura de respeito nas arquibancadas e nos centros de treinamento.
A expectativa é de que a parceria com o Amazonas FC sirva de modelo para novos clubes e fortaleça a proteção da infância e adolescência no futebol de base do estado.





































































































































