Bahia demite diretor de Marketing após descobrir trabalho para rival; entenda

Rafael Soares foi desligado do Esquadrão por atuar informalmente no Sport, seu time do coração.

Clube descobriu e o demitiu. Lênin Franco, velho conhecido da torcida, reassume o cargo.

IMG 6269

Salvador, BA, 29 (AFI) – O Bahia descobriu que tinha um “infiltrado” no próprio departamento de marketing. Rafael Soares, que ocupava o cargo de diretor de Marketing e Negócios do Esquadrão, foi demitido após a diretoria descobrir que ele atuava informalmente para o Sport Recife — clube do coração do ex-dirigente.

O QUE ELE FAZIA

Segundo apuração, Rafael Soares participava de grupos de WhatsApp da equipe pernambucana e orientava publicações nas redes sociais do rival. A informação foi divulgada inicialmente pelo influenciador Antônio Neto e confirmada. Soares era considerado o “manda-chuva” da gestão de marketing, responsável pelo plano de sócios e por todas as postagens do clube nas redes.

LÊNIN FRANCO ESTÁ DE VOLTA

Para o lugar de Rafael Soares, o Bahia repatriou um velho conhecido da torcida. Lênin Franco comandou o marketing tricolor entre 2013 e 2021, período em que participou ativamente do processo de democratização do clube, criou campanhas marcantes e foi eleito o melhor profissional de marketing do futebol brasileiro na Conferência Nacional do Futebol (Conafut) de 2020.

Lênin é filho de Edmundo Franco, economista baiano que foi oposicionista histórico do grupo de Paulo Maracajá nos anos 1980 e 1990. Além do Bahia, ele acumula passagens pelos departamentos de marketing do Botafogo, Cruzeiro e da CBF.

SAÍDA E RETORNO

Rafael Soares estava no clube desde a gestão Matheus e Kadico. Lênin reassume o cargo com a missão de retomar a conexão entre o marketing tricolor e a torcida — sem espaço para infiltrados.