Corinthians: Tuma Jr. reassume presidência do Conselho

Reunião que afastou Tuma do Corinthians é anulada pela Justiça.

Corinthians teve uma reviravolta no Conselho Deliberativo após a Justiça anular a reunião que havia afastado Romeu Tuma Júnior da presidência.

Brasileirão-2026
Romeu Tuma Jr. (Foto: José Manoel Idalgo/Corinthians)

São Paulo, SP, 6 (AFI) – Em decisão recente, a Justiça anulou a reunião que havia afastado Romeu Tuma Júnior da presidência do Conselho Deliberativo do Corinthians. A determinação veio após o juiz Antonio Manssur Filho, da 2ª Vara Cível da Regional VIII do Tatuapé, apontar quatro irregularidades no encontro realizado em 23 de março deste ano.

De acordo com o magistrado, o estatuto do Corinthians estabelece que a convocação dos conselheiros é de competência exclusiva do presidente do Conselho.

Além disso, o afastamento de Tuma ocorreu sem um processo administrativo na Comissão de Ética, desrespeitando o direito à ampla defesa previsto no estatuto.

A terceira irregularidade apontada foi que a 1ª secretária do Conselho encerrou a reunião por considerar a convocação inválida. A tentativa de reabertura dos trabalhos pelo 2º secretário foi considerada nula. Por fim, o juiz destacou a ausência de previsão estatutária para afastamento cautelar de um membro do Conselho pelo plenário.

DECISÃO JUDICIAL E SEUS IMPACTOS

Com essas constatações, a Justiça restabeleceu Tuma como presidente e proibiu qualquer ato contra sua presidência por parte de Osmar Stabile e Denis Piovezan.

Na época do afastamento, Tuma não aceitou a decisão e permaneceu no cargo, solicitando licença apenas durante a reforma do estatuto.

CORINTHIANS CHEGA AO 10º DIA
DE INTERTEMPORADA COM DINIZ