Fair Play Financeiro faz Náutico quitar dívida com o Botafogo-SP
O desfecho positivo inaugura com sucesso o mecanismo de denúncia mútua do novo ecossistema de gestão da CBF
O Botafogo-SP recebeu a quitação de valores atrasados pelo Náutico referentes à transferência do atacante Jonas Toró
Ribeirão Preto, SP, 26 (AFI) – O futebol brasileiro testemunhou um marco histórico em seus bastidores administrativos. O Botafogo-SP recebeu a quitação de valores atrasados pelo Náutico referentes à transferência do atacante Jonas Toró.
A resolução do caso representou a primeira intervenção oficial da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF) envolvendo uma disputa financeira direta entre dois clubes do país.
O desfecho positivo inaugura com sucesso o mecanismo de denúncia mútua do novo ecossistema de gestão da CBF, demonstrando a eficiência prática do controle orçamentário nacional.
CONFIRA:
Especial da Copa 2026
ENTENDA O CASO
A diretoria do Pantera acionou formalmente o órgão regulador no dia 15 de junho, após o encerramento do prazo estipulado para o pagamento de uma das parcelas dos direitos econômicos e federativos de Toró.
Ao receber a contestação, a ANRESF validou a inadimplência e notificou imediatamente a cúpula do Timbu para que apresentasse sua defesa ou realizasse o depósito do montante devedor.
A resposta dos pernambucanos foi imediata para evitar punições desportivas. De acordo com os relatórios da agência, o Náutico efetuou o pagamento do valor principal no dia 16 de junho, mesma data em que foi intimado, liquidando os juros e encargos contratuais restantes em 19 de junho. Os valores exatos da transação são mantidos sob sigilo pelas equipes.
Futebol Interior está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
FAIR PLAY FINANCEIRO NO BRASIL
Implementada pela CBF no início da temporada de 2026, a ANRESF atua de forma totalmente independente para fiscalizar o cumprimento das regras do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF).
A expectativa das lideranças esportivas é que o órgão sirva como um indutor de responsabilidade fiscal, forçando os clubes a honrarem seus compromissos sem a necessidade extrema de aplicar sanções pesadas, que incluem:
- Advertências formais e multas pecuniárias
- Bloqueio de novos registros (transfer ban)
- Perda de pontos em competições oficiais
- Rebaixamento administrativo de divisão
PASSAGEM DE TORÓ NO RECIFE
Revelado nas categorias de base do São Paulo, o atacante Jonas Toró teve uma trajetória curta no estádio dos Aflitos. O atleta profissional foi anunciado como reforço de peso pelo Náutico em dezembro de 2025 para a montagem do novo elenco.
Contudo, o vínculo durou pouco e o jogador rescindiu seu contrato com o Alvirrubro em março deste ano. Atualmente, o atacante defende as cores da Portuguesa de Desportos no cenário do futebol paulista.





































































































































