Manifestantes protestam ao redor do Azteca antes da estreia da Copa

As pessoas estão reivindicando mais agilidade nas buscas por familiares desaparecidos no México

Batizado de “Vamos iluminar a busca”, o movimento reúne pessoas de pelo menos dez estados diferentes, todas afetadas pela crise dos desaparecimentos

estadio azteca amplia recorde de jogos copa do mundo
Estádio Azteca, na Cidade do México - Foto: Divulgação / FIFA

 Campinas, SP, 11 (AFI) – O Estádio Azteca, palco do pontapé inicial da Copa do Mundo de 2026, foi tomado nesta quinta-feira por uma onda de protestos. Centenas de manifestantes ocuparam a área ao redor do estádio para cobrar mais agilidade nas buscas por familiares desaparecidos no México.

Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Batizado de “Vamos iluminar a busca”, o movimento reúne pessoas de pelo menos dez estados diferentes, todas afetadas pela crise dos desaparecimentos. O clima ficou carregado nos arredores do Azteca, com a presença marcante de parentes e familiares das vítimas.

Flores coloridas foram dispostas em forma de cruz na calçada, enquanto os manifestantes entoavam palavras de ordem. Apesar da mobilização, não houve registro de tumulto.

OS PROTESTOS

A polícia reforçou a segurança e montou um perímetro ao redor do estádio desde cedo, autorizando apenas torcedores com ingresso a acessar o local. Os agentes liberaram manifestações pacíficas, sem alterar a programação da estreia do Mundial.

Além do grupo que luta contra o desaparecimento de pessoas, um segundo protesto está marcado para a região. Professores de sindicatos nacionais prometem comparecer em peso ao Azteca nesta quinta, exigindo reajuste salarial de até 100%.

PROFESSORES PRESENTES

Cerca de seis mil docentes são esperados no entorno do estádio. O objetivo é aproveitar os holofotes da Copa do Mundo para pressionar o governo mexicano a atender as reivindicações salariais. A Coordenação Nacional dos Trabalhadores da Educação prepara um pronunciamento no local durante o protesto.

PEDRO LINO – Enviado especial FI

Copa do Mundo - 2026
Pix da Galera e Futebol Interior juntos na Copa 2026



Confira também: