Gagibol leva suspensão por gesto obsceno na Vila Belmiro

Apesar da decisão do STJD, Gabigol vai cumprir apenas um jogo de gancho, previsto para o confronto com o Botafogo, marcado para 22 de julho

Além da punição ao jogador, o Santos também foi multado em R$ 1 mil devido ao atraso na volta do intervalo, segundo o árbitro

Gabigol
Gabigol faz gesto obsceno para torcedor - Foto: Reprodução

Santos, SP, 3 (AFI) – O atacante Gabigol, do Santos, foi suspenso por uma partida pelo STJD após um gesto obsceno para um torcedor durante o duelo contra o Vitória, realizado na Vila Belmiro pela 18ª rodada do Brasileirão.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Apesar da expulsão diante do Vitória e da decisão do tribunal, Gabigol vai cumprir apenas um jogo de suspensão, previsto para o confronto com o Botafogo, marcado para 22 de julho, no retorno da Série A após a Copa do Mundo.

Relembre o caso

O episódio aconteceu após Gabigol balançar as redes pela terceira vez para o Peixe. Na comemoração, ele respondeu a provocações de um torcedor segurando nas partes íntimas. O lance foi revisado pelo VAR, comandado por Wagner Reway, que indicou o árbitro Rafael Rodrigo Klein para revisão. Depois do VAR, o cartão vermelho foi aplicado.

Gabigol foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de conduta contrária à disciplina e ética esportiva. A procuradoria destacou a influência do atacante e considerou a atitude incompatível com o que se espera no futebol brasileiro.

A defesa do Santos argumentou que o atleta reconheceu o erro do gesto, mas não sabia que poderia ser punido por direcionar a atitude para um torcedor do próprio clube. Pediu a pena mínima, citando que Gabigol é primário e que já houve decisões semelhantes.

Multa ao Santos por atraso

O auditor relator decidiu por aplicar a suspensão de uma partida, sem conversão em advertência, destacando a necessidade de respeito a todos os torcedores. O voto foi acompanhado pelos demais auditores da comissão disciplinar.

Além da punição ao jogador, o Santos também foi multado em R$ 1 mil devido ao atraso de dois minutos na volta do intervalo, segundo o árbitro da partida. Apesar do pedido de pena máxima pela reincidência, a comissão definiu a multa pelo tempo atrasado.

Confira também: