SÉRIE D: Formato inédito, 96 clubes e mais de 600 jogos

Reformulado, o torneio passa a contar com 96 clubes. A largada acontece neste sábado, com cinco a presença de cinco paulistas.

A ampliação reflete o objetivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de dar mais espaço a equipes de diferentes regiões do país e fortalecer o calendário do futebol nacional

Série D
Foto: @a.jfotos

Campinas, SP , 03 (AFI) – A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 começa neste sábado, 4 de abril, marcando uma edição histórica da competição nacional. Com uma reformulação significativa, o torneio passa a contar com 96 clubes, um aumento expressivo em relação aos 64 participantes das temporadas anteriores. Ao todo, serão 610 partidas até a final, marcada para o dia 13 de setembro.

A ampliação reflete o objetivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de dar mais espaço a equipes de diferentes regiões do país e fortalecer o calendário do futebol nacional, especialmente para clubes fora das principais divisões.

A primeira rodada vai ter cinco clubes paulistas:

ÁGUA SANTA X AMÉRICA-RJ

PORTUGUESA-RJ X PORTUGUESA-SP

MARICÁ-RJ X VELO CLUBE

XV DE PIRCICABA X NOVA IGUAÇU-RJ

SAMPAIO CORREA-RJ X NOROESTE

NOVO FORMATO

Com o novo modelo, a Série D terá seis fases. Na primeira etapa, os 96 clubes foram divididos em 16 grupos com seis equipes cada. Os times se enfrentam em turno e returno, totalizando dez jogos por equipe, sendo cinco como mandante e cinco como visitante.

Ao final desta fase, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, iniciando a etapa eliminatória em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta.

A partir das quartas de final, além da disputa pelo título, também estará em jogo o acesso à Série C de 2027. Os quatro semifinalistas garantem vaga direta na terceira divisão nacional, enquanto os eliminados nas quartas disputarão um playoff que dará mais duas vagas de acesso.

Outro incentivo importante é que o campeão da Série D de 2026 garantirá vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.

TRANSMISSÕES

A Band é a emissora oficial da competição e exibirá jogos selecionados, tradicionalmente nas tardes de sábado. No ambiente digital, o portal Metrópoles também transmitirá partidas ao vivo e gratuitamente por meio de seu canal oficial no YouTube.

DISTRIBUIÇÃO REGIONAL

A região Nordeste concentra o maior número de participantes, com clubes tradicionais e emergentes de estados como Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia.

No Sudeste, destacam-se equipes tradicionais como XV de Piracicaba, Portuguesa, Água Santa, Noroeste e Nova Iguaçu. Já no Sul, times como Joinville, Cianorte e Brasil de Pelotas reforçam a competitividade regional.

O Centro-Oeste conta com clubes como Brasiliense, Gama e Aparecidense, enquanto a região Norte terá representantes como Manaus, Tuna Luso e Águia de Marabá, mostrando a diversidade geográfica da competição.

GRUPOS DEFINIDOS

Entre os grupos já definidos, o Grupo A14 chama atenção por reunir equipes do eixo Rio-São Paulo, como Nova Iguaçu, Sampaio Corrêa-RJ, Maricá, XV de Piracicaba, Noroeste e Velo Clube, prometendo confrontos equilibrados logo na primeira fase.

Já o Grupo A13 também traz equilíbrio com Portuguesa-SP, Água Santa, Madureira, America-RJ, Portuguesa-RJ e Pouso Alegre.

EQUILÍBRIO

Com o aumento no número de participantes e o novo formato, a expectativa é de uma das edições mais equilibradas da história da Série D. A competição é considerada uma das mais difíceis do futebol brasileiro devido ao grande número de jogos, às longas viagens e ao equilíbrio técnico entre as equipes.

A edição de 2026 promete manter essa tradição, com clubes tradicionais e projetos emergentes buscando não apenas o título, mas principalmente o acesso à Série C, considerado o principal objetivo da maioria dos participantes.

CONFIRA OS JOGOS DA 1ª RODADA DA SÉRIE D:

FINALIZADO
AGM
Águia-PA
1 1
AP
Trem-AP
FINALIZADO
LAG
Laguna-RN
1 1
CEN
Central-PE
PÓS-JOGO
AP
Oratório-AP
3 0
TCN
Tocantinópolis-TO
PÓS-JOGO
DEM
Democrata GV-MG
1 0
REA
Real Noroeste-ES
FINALIZADO
MOT
Moto Club-MA
1 1
PI
Parnahyba-PI
FINALIZADO
MAN
Manaus-AM
1 0
GAS
GAS-RR
FINALIZADO
BRA
Brasil-RS
2 1
AFC
Azuriz-PR
FINALIZADO
SJS
São José-RS
0 3
BEC
Blumenau-SC
FINALIZADO
MCD
Marcílio Dias-SC
0 0
ISJ
São Joseense-PR
FINALIZADO
CIA
Cianorte-PR
3 1
GUA
Guarany-RS
FINALIZADO
JEC
Joinville-SC
2 0
SAO
São Luiz-RS
FINALIZADO
CCV
FC Cascavel-PR
1 0
SC
Santa Catarina-SC
PÓS-JOGO
MRC
Maricá-RJ
2 1
VEL
Velo Clube
PÓS-JOGO
SAM
Sampaio Corrêa-RJ
1 0
NOR
Noroeste
PÓS-JOGO
XVP
XV de Piracicaba-SP
4 1
NIF
Nova Iguaçu-RJ
FINALIZADO
PFC
Pouso Alegre-MG
2 0
MAD
Madureira-RJ
PÓS-JOGO
AGS
Água Santa
4 0
AME
America-RJ
PÓS-JOGO
AAP
Portuguesa-RJ
1 1
POR
Portuguesa
FINALIZADO
PSC
Porto-BA
3 2
RIB
Rio Branco-ES
FINALIZADO
ES
Vitória-ES
0 1
TOM
Tombense-MG
FINALIZADO
MS
Operário-MS
1 1
BFC
Betim-MG
FINALIZADO
Abecat-GO
Abecat-GO
0 1
UBE
Uberlândia-MG
FINALIZADO
IVI
Ivinhema-MS
1 0
CRA
Crac-GO
FINALIZADO
ASA
ASA-AL
0 0
JAC
Jacuipense-BA
FINALIZADO
CSA
CSA-AL
3 0
ATL
Atlético-BA
FINALIZADO
JUA
Juazeirense-BA
3 1
CSE
CSE-AL
FINALIZADO
SER
Serra Branca-PB
1 1
SER
Sergipe-SE
FINALIZADO
DFC
Decisão-PE
1 1
LAG
Lagarto-SE
FINALIZADO
TRZ
Treze-PB
3 0
RET
Retrô-PE
FINALIZADO
ARN
América-RN
2 0
SOU
Sousa-PB
FINALIZADO
MAG
Maguary-PE
3 0
ABC
ABC-RN
FINALIZADO
CEFAT/Tirol-CE
CEFAT/Tirol-CE
1 2
PI
Piauí-PI
FINALIZADO
FCA
Atlético-CE
0 0
ALT
Altos-PI
FINALIZADO
FLU
Fluminense-PI
1 1
FER
Ferroviário-CE
FINALIZADO
IAP
Iape-MA
2 2
MCN
Maracanã-CE
FINALIZADO
ADI
Iguatu-CE
0 0
SAM
Sampaio Corrêa-MA
FINALIZADO
PA
Tuna Luso-PA
0 0
IMP
Imperatriz-MA
FINALIZADO
UMT
União-MT
0 1
CAP
Capital-DF
FINALIZADO
OVG
Operário VG-MT
2 2
GTB
Goiatuba-GO
FINALIZADO
CEI
Ceilândia-DF
0 0
MT
Mixto-MT
FINALIZADO
INH
Inhumas-GO
1 2
LUV
Luverdense-MT
FINALIZADO
BRS
Brasiliense-DF
1 1
MT
Primavera-MT
FINALIZADO
APA
Aparecidense-GO
0 2
GAM
Gama-DF
FINALIZADO
SCH
Humaitá-AC
1 5
PEC
Porto Velho-RO
FINALIZADO
GAL
Galvez-AC
1 2
Araguaína-TO
Araguaína-TO
FINALIZADO
GFC
Guaporé-RO
1 0
IND
Independência-AC
FINALIZADO
SRM
São Raimundo-RR
0 0
MEC
Manauara-AM
FINALIZADO
M.R.F.C.
Monte Roraima-RR
0 1
NAM
Nacional-AM

Confira também: