GAÚCHO: Guarany vence e Caxias larga na frente

Noite teve jogos do quadrangular da permanência e semifinal da Taça Farroupilha

Nesta segunda-feira (16), duas partidas movimentaram o quadrangular de permanência do Campeonato Gaúcho

Caxias larga na frente na Taça Farroupilha - Foto: Luiz Erbes/S.E.R. Caxias

Porto Alegre, RS, 16 (AFI) – Nesta segunda-feira de carnaval, duas partidas movimentaram o campeonato Campeonato Gaúcho 2026, em diferentes frentes. No quadrangular da permanência, onde os quatro equipes lutam entre si para se salvar do rebaicamento, o Guarany venceu o Inter de Santa Maria por 3 a 2, enquanto que pela Taça Farroupilha, torneio que vale vaga para a Copa do Brasil, o Caxias bateu o São Luiz por 2 a 0.

Com a vitória, a equipe de Bagé se coloca na zona de permanênica do quadrangular com quatro pontos, ultrapassando o Monsoon e o próprio inter, que ocupam as duas últimas posições. Já no mata-mata, o Grena largou na frente e agora pode jogar pelo empate no jogo da volta, ou perder até por um gol de diferença, que a decisão será no pênaltis.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

AS PARTIDAS

No primeiro confronto do dia, às 16h, Guarany e Inter fizeram um jogaço no Estrela D´Alva. O Alvirubro teve um início de primeiro tempo avassalador, com dois gols em menos de 10 minutos. Michel fez o primeiro aos 8 e Mateus Santana ampliou aos 14 minutos de cabeça. Mas, os rumos da partida começaram a mudar cquando Gelson Conte, do Guarany, fez uma troca ousada. começaram a mudar

Aos 24 minutos, ele tirou o volante e capitão da equipe Allan Chritian colocou o atacante Tony Júnior. A alteração surtiu efeito e o camisa 11 deu a assistência para o lateral Vitor Oliveira diminuir ainda antes do intervalo.

O gol animou a torcida da casa e o time voltou melhor para o segundo tempo, pressionando desde o primeiro minuto. Foi então que aos 22, que os mandantes chegaram ao empate com Murilo, que finalizou muito bem de fora da área. Depois disso, o Guarany seguia pressionando e aos 32 minutos, Adailson lançou para a área e o Tony Júnior cabeceou no canto para virar a partida e explodir o estádio.

Mais tarde, às 19h, jogando no 19 de outubro, em duelo válido pela Taça Farroupilha, que dá ao campeão vaga na Copa do Brasil de 2027, o Caxias visitou o São Luiz e venceu por 2 a 1. O Caxias foi eliminado pelo Ypiranga, em casa, nas quartas de final, enquanto o São Luiz perdeu para o Inter, no Beira-Rio.

Os visitantes começaram o jogo com tudo e abriram o placar aos 21 da primeira etapa.

Roberto cobrou o famoso “latereio”, Jeam deu uma casaquinha e e sobrou para Calyzon, que só ajeitou de cabeça e virou um lindo voleio. E pouco depois, aos 26, os visitantes ampliaram de pênalti. Após, Roberto cobrar novo latereio e bate e rebate na área, a arbitragem viu um toque no braço do zagueiro e assinalou. Roberto mandou forte, no meio do gol, sem chances para o goleiro.

Mas, depois do intervalo o jogo já começou muito quente, após as mexidas do treinador Paulo Henrique. Com apenas um minuto, Victor Jesus, que tinha acabado de entrar, aproveitou a sobra dentro da área e bateu cruzado para diminuir. Com isso, os donos da casa até tentaram uma blitz e chegar ao gom de empate, mas o ímpeto foi segurado pela marcação do Caxias, que larga na frente no primeiro jogo.

PRÓXIMA RODADA

Os times voltam a s enfrentar na sexta-feira (20), às 19h, desta vez na casa do Inter, na Baixada Melancólica, em Santa Maria.

REGULAMENTO

As doze equipes foram separadas em dois grupos por meio de sorteio. Na fase inicial, os seis times de um grupo enfrentam os seis do outro, resultando em seis jogos para cada equipe. Ao fim dessa etapa, os quatro melhores colocados de cada grupo garantem vaga nas quartas de final. Já os dois últimos de cada chave se reúnem para disputar o quadrangular do rebaixamento, em sistema de turno e returno, com todos jogando entre si.

Nas quartas de final, os confrontos ocorrem entre equipes do mesmo grupo: o primeiro colocado encara o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro, em partida única, com mando de campo do time de melhor campanha. As quatro equipes eliminadas nessa fase passam a disputar a Taça Farroupilha, que concede uma vaga na Copa do Brasil de 2027.

As semifinais e a decisão, assim como os jogos da Taça Farroupilha, serão realizadas em partidas de ida e volta. O direito de decidir em casa será do clube com melhor campanha no somatório das fases. O cruzamento das semifinais será definido pela classificação geral, levando em conta os resultados da primeira fase e das quartas de final.

FINALIZADO
GUA
Guarany-RS
3 2
INT
Inter SM
FINALIZADO
AVE
Avenida-RS
1 1
MFC
Monsoon

Confira também: