Lucas Pinheiro Braathen cai na primeira descida e é eliminado no slalom

Atleta sofreu uma queda durante o percurso e não vai participar da segunda descida

Resultado na disputa do slalom do esqui alpino antecipa a despedida do brasileiro Lucas Pinheiro Braathen dos Jogos de Milão-Cortina

Lucas Pinheiro Braathen (Foto: Rafael Bello-COB)
Lucas Pinheiro Braathen (Foto: Rafael Bello-COB)

Campinas, SP, 16 – O esquiador brasileiro Lucas Pinheiro Braathen realizou na manhã desta segunda-feira, em Bormio, sua primeira descida na disputa do slalom do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno. Ele sofreu uma queda durante o percurso e não conseguiu terminar a prova. Dessa forma, ele não vai participar da segunda descida e está eliminado.

O brasileiro vinha competindo pelo melhor tempo da prova, em um ritmo bastante forte, mas numa das últimas portas, perdeu o equilíbrio e caiu, o que antecipa a sua despedida dos Jogos de Milão-Cortina.

DETALHES

Lucas Braathen foi o sexto esquiador a realizar a primeira descida. Nesta disputa, ele era considerado um dos favoritos. Mais dois brasileiros participam da competição: Christian Soevik e Giovanni Ongaro. Ao todo, 96 esquiadores participam do evento. Só não avançam à próxima etapa aqueles que não completarem o percurso de forma adequada.

Os esquiadores que conquistarem os 30 melhores tempos na primeira descida serão ordenados de forma inversa para a segunda descida. Dessa forma, o 30º será o primeiro a descer, seguido do 29º, 28º até o melhor esquiador. Depois, será a vez dos demais esquiadores cujas chances são muito restritas e não costumam interferir no resultado do pódio. O resultado final é definido pela soma dos tempos das duas descidas.

MOMENTO DO ATLETA

Lucas Pinheiro Braathen vem de um resultado inédito. No último sábado, na disputa do slalom gigante do esqui alpino, ele conquistou a medalha de ouro. Foi a primeira vez que um país da América Latina obteve um lugar no pódio em Jogos de Inverno.