Ferroviária 0 x 1 XV de Piracicaba-SP - Pênaltis decidem e goleiro salva o XV
XV de Piracicaba fez valer sua estratégia e saiu com a vitória
O gol da vitória foi de Paulo Marcelo, de pênalti
Araraquara, SP, 07 (AFI) – Com grande atuação do goleiro Felipe Costa, que defendeu um pênalti aos 50 minutos, o XV de Piracicaba venceu a Ferroviária por 1 a 0 na noite deste sábado, na Fonte Luminosa, em Araraquara, pela oitava rodada do Paulistão A2 RIVALO 2026.
O gol da vitória saiu no segundo tempo, em cobrança de pênalti de Paulo Marcelo. Já nos acréscimos, aos 50 minutos, Denilson teve a chance do empate, também em penalidade, mas Felipe Costa voltou a brilhar e fez a defesa. Ao longo da partida, o goleiro do Nhô Quim foi decisivo, com ao menos três intervenções importantes.
Com o resultado, o XV de Piracicaba emenda a segunda vitória consecutiva, chega aos 12 pontos e sobe para a quarta colocação. A Ferroviária, por sua vez, perde a invencibilidade e e segue com 17 pontos, ainda na ponta da tabela.
A competição é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
O JOGO
A Ferroviária tentou impor pressão desde o início diante do XV de Piracicaba, mas esbarrou na baixa efetividade do setor ofensivo.
O XV criou pouco ao longo da etapa inicial. A melhor chance saiu aos 16 minutos, quando David Ribeiro cruzou pela direita, Léo Santos subiu para cabecear e a bola passou muito perto da trave esquerda.
Até a marca dos 30 minutos, as equipes se alternaram no ataque. A partir daí, o XV de Piracicaba se fechou na defesa e passou a ser pressionado pela Ferroviária. A estratégia ficou clara: compactação defensiva e aposta em um eventual contra-ataque. A Ferroviária, por sua vez, teve dificuldades para criar por dentro e passou a arriscar chutes de fora da área na tentativa de abrir o placar.
O empate sem gols foi resultado direto da solidez do sistema defensivo do XV de Piracicaba, que conseguiu neutralizar as investidas do adversário.
ETAPA FINAL
Edson Lucas recebeu na entrada da área aos seis minutos e finalizou forte, quase abrindo o placar para a Ferroviária. Apesar de ter maior posse de bola, o time da casa encontrou dificuldades para transformar o controle em chances claras de gol.
A estratégia do XV de Piracicaba começou a dar resultado aos 26 minutos. Em contra-ataque, Gustavo Medina tentou dar um chutão dentro da área e acabou acertando Paulo Marcelo, com o árbitro assinalando pênalti. Na cobrança, o próprio Paulo Marcelo bateu forte no canto direito e abriu o placar para o XV.
Após o gol, o jogo ficou mais tenso, com entradas mais duras e momentos de confusão entre os jogadores. A Ferroviária se lançou ao ataque em busca do empate, mas, quando conseguiu chegar de forma mais objetiva, parou nas defesas do goleiro Felipe Costa.
No fim, porém, a equipe da casa teve a chance de igualar o marcador. Lucas Ramires trombou com Denilson dentro da área, o árbitro marcou pênalti, mas, aos 50 minutos, Felipe Costa defendeu a cobrança de Denilson e garantiu a vantagem do XV.
AGENDA
Pela nona rodada, a Ferrovária volta a campo na quarta-feira (4), às 19h, diante do Água Santa, no estádio Distrital do Inamar, em Diadema.
No mesmo dia, às 20h, o Nhô Quim — a XV de Piracicaba — recebe o São José no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Primeira
-
Rodada:
- 8ª
-
Data:
- 07/02/2026
-
Horário:
- 18:00
-
Árbitro:
- Gustavo Holanda Souza
-
Assistentes:
- Diego Morelli de Oliveira e Rodrigo Meirelles Bernardo
-
Cartões Amarelos:
- Ferroviária: Rogerio Correa, Edson Lucas e Ze Vitor
- XV de Piracicaba: David Ribeiro
-
GOLS:
- XV de Piracicaba: Paulo Marcelo 28’/2T
-
Público:
- 850 torcedores
-
Renda:
- R$ 20.740,00
-
Estádio:
- Fonte Luminosa
-
Local:
- Araraquara (SP)



































































































































