Vasco Botafogo
Vasco x Botafogo - Onde assistir, horário e escalações

Time de Diniz chega após empatar com a Chapecoense no Brasileirão, enquanto a equipe de Anselmi vem de derrota para o Grêmio

Saiba como chegam Vasco e Botafogo para a sexta rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca

Vasco x Botafogo (Foto: Vítor Silva-BFR)
Vasco x Botafogo (Foto: Vítor Silva-BFR)

Rio de Janeiro, RJ, 06 (AFI) – O Campeonato Carioca terá um duelo de grande tradição neste domingo (08), quando Vasco e Botafogo se enfrentam às 18h, em São Januário, pela sexta e última rodada da Taça Guanabara. A partida promete ser uma das principais atrações do futebol brasileiro neste fim de semana.

O Vasco chega após dois empates consecutivos: ficou no 0 a 0 com o Madureira na última segunda-feira (02), pelo Carioca, e empatou por 1 a 1 com a Chapecoense na quinta-feira (05), pela segunda rodada do Brasileirão. Quarto colocado do Grupo A, com oito pontos, o grupo comandado por Fernando Diniz busca a vitória para garantir classificação direta às quartas de final.

O Botafogo, por sua vez, vem de derrota por 5 a 3 para o Grêmio na quarta-feira (04), pelo Brasileirão, e de derrota por 1 a 0 para o Fluminense no último domingo (01), pelo estadual. O time alvinegro lidera o Grupo B, com nove pontos, e mira um triunfo no clássico para manter a primeira colocação de sua chave e ganhar confiança de olho na sequência da temporada.

O lateral-esquerdo Cuiabano, anunciado recentemente como reforço do Vasco, não irá reencontrar seu ex-clube neste domingo. O jogador ainda não está à disposição da comissão técnica e segue se preparando para o seu primeiro jogo com a camisa vascaína. Ele disputou as últimas duas temporadas pelo clube da Estrela Solitária e fez parte do elenco campeão brasileiro e da Libertadores em 2024.

Onde assistir: Premiere.

COMO CHEGA O VASCO?

Jogadores do Vasco reunidos (Foto: Matheus Lima-CRVG)
Jogadores do Vasco reunidos (Foto: Matheus Lima-CRVG)

O técnico Fernando Diniz deve usar um time misto para evitar o desgaste físico de seus atletas de olho na próxima rodada do Brasileirão. A equipe busca sua primeira vitória no campeonato nacional diante do Bahia, na quarta-feira (11), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

O zagueiro Alan Saldivia, o volante Tchê Tchê, o meia Jhojan Rojas e o atacante Marino Hinestroza devem ser novidades entre os onze iniciais. Hinestroza, um dos reforços anunciados pelo clube nesta janela de transferências, soma duas partidas pela equipe carioca, mas vive a expectativa de ser titular pela primeira vez.

Diniz destacou a importância do clássico para elevar a confiança da equipe, mas destacou a quantidade de chances criadas no último jogo, valorizando a evolução do grupo a cada jogo na temporada.

“Obviamente que ganhar um clássico sempre ajuda na confiança de qualquer time. O clássico muda humores. Pela partida de hoje, o time mostrou confiança para jogar. O time também entrou pressionado e soube se comportar bem. Não soube fazer os gols, o que teve muitas chances. Eu acho que o time mostrou muita confiança contra a Chapecoense e criou chances. Toda vez que não ganha, a gente fica preocupado, mas estaria muito mais preocupado se a gente não estivesse criando situação de gol, se a gente tivesse se acovardando, e não foi o que aconteceu. Em termos de jogar futebol o time deu uma boa resposta contra a Chape.”, explicou.

PREPARAÇÃO DO BOTAFOGO

Anselmi durante treino do Botafogo (Foto: Vítor Silva-BFR)
Anselmi durante treino do Botafogo (Foto: Vítor Silva-BFR)

Assim como Diniz, o técnico Martín Anselmi também deve optar por um rodízio do elenco no clássico. A equipe volta a entrar em campo pelo Brasileirão na quinta-feira (12), quando encara o Fluminense, no Maracanã.

O goleiro Léo Linck, o zagueiro Bastos, o meia Jordan Barrera e os atacantes Artur, Matheus Martins e Kadir são alguns nomes que devem estar entre os titulares. Além disso, a comissão técnica deve relacionar mais jogadores do time sub-20 para preservar alguns atletas do grupo principal.

Anselmi comentou sobre a sequência importantes de jogos que o Botafogo vem enfrentando e adotou um tom de otimismo em relação ao futuro. A diretoria busca derrubar o transferban imposto pela Fifa que a impede de registrar o zagueiro Ytallo e o atacante Lucas Villalba, reforços anunciados no início da temporada.

“Temos que entender cada situação. Temos uma vitória e uma derrota no Brasileirão. O jogo contra o Fluminense na próxima semana será outra história. Estamos classificados no Carioca e ainda vamos jogar a Libertadores em breve. Com os jogadores que temos, precisamos enfrentar tudo isso de diferentes maneiras. Entendo que temos que ter um bom planejamento. Acho que vamos receber boas notícias no decorrer dos próximos dias e encarar as próximas partidas mais preparados.”, disse Anselmi.

O treinador não terá à disposição o lateral-esquerdo Marçal, o meia Santiago Rodríguez e os atacantes Joaquín Correa e Chris Ramos, todos no departamento médico.

FICHA TÉCNICA

Vasco
Vasco
Botafogo
Botafogo
Fase Fase:
Taça Guanabara
Fase Rodada:
Fase Data:
08/02/2026
Fase Horário:
18:00
Fase Árbitro:
Yuri Elino Ferreira da Cruz
Fase Assistentes:
Luiz Claudio Regazone e Thayse Marques Fonseca
Fase VAR:
Philip Georg Bennett
Fase Estádio:
São Januário
Fase Local:
Rio de Janeiro (RJ)