Botafogo x Fluminense - Onde assistir, horário e escalações
Equipes chegam em alta para o clássico no estadual após estrearem com vitória no Brasileirão
Saiba como chegam Botafogo e Fluminense para a quinta rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca
Rio de Janeiro, RJ, 31 (AFI) – O Campeonato Carioca terá mais um capítulo de um de seus clássicos mais tradicionais neste domingo (1º). Botafogo e Fluminense se enfrentam às 20h30, no Estádio Nilton Santos, pela quinta rodada da Taça Guanabara, em um Clássico-Vovô que coloca frente a frente os líderes de seus respectivos grupos e promete fortes emoções no cenário estadual.
Onde assistir: SporTV e Premiere.
COMO CHEGAM?
O Botafogo lidera o Grupo B, com nove pontos, e vive grande momento. Na última rodada do estadual, o time alvinegro superou o Bangu por 2 a 0. Além do triunfo sobre o tradicional clube de Moça Bonita, o elenco comandado por Martín Anselmi chega embalado após a goleada por 4 a 0 sobre o Cruzeiro, no Nilton Santos, na estreia do Brasileirão.
O Fluminense também atravessa boa fase. Líder do Grupo A, igualmente com nove pontos, o clube tricolor vem de uma vitória importante por 2 a 1 sobre o Flamengo na última rodada do Carioca, resultado que consolidou a equipe na ponta da tabela e aumentou a confiança para o clássico. Além disso, o grupo comandado por Luís Zubeldía estreou com três pontos no Brasileirão, ao bater o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã.
PREPARAÇÃO DO BOTAFOGO
De olho no Brasileirão, já que encara o Grêmio na próxima quarta-feira (4), o Botafogo provavelmente entrará em campo com algumas mudanças em relação ao time que venceu o Cruzeiro. O lateral-esquerdo Marçal, que vem atuando como zagueiro, o meia Jordan Barrera e os atacantes Artur e Matheus Martins devem ser novidades no time titular.
A comissão técnica não poderá contar com o zagueiro Kaio Pantaleão e os atacantes Chris Ramos e Joaquín Correa, todos no departamento médico do clube. Além do trio, o zagueiro Ytallo e o atacante Lucas Villalba, reforços anunciados para a sequência da temporada, ainda não foram registrados por causa do transfer ban aplicado pela Fifa e seguem sem poder atuar.
O técnico Martín Anselmi celebrou o triunfo sobre o Cruzeiro, mas destacou que o grupo precisa encarar cada jogo com seriedade, mantendo o foco e a fome de vencer. O argentino também rasgou elogios ao elenco alvinegro.
“Temos que ter os pés no chão, pois o campeonato é muito longo e está apenas começando. Queremos competir jogo a jogo. Tivemos muitos momentos com boa pressão diante do Cruzeiro. Conseguimos criar situações de gol, mas também tivemos momentos em que tivemos que sofrer juntos. Tenho um elenco curto, mas que tem muita fome e vontade de trabalhar. Estão comprometidos e sempre prestando atenção, focados no trabalho. É um prazer comandá-los”, disse.
FLUMINENSE CHEGA EM ALTA
O Fluminense deve adotar um planejamento parecido, já que volta a entrar em campo pelo Brasileirão na próxima quinta-feira (5), contra o Bahia. O lateral-direito Guga, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Facundo Bernal, o meia Paulo Henrique Ganso e os atacantes Everaldo e Santiago Moreno são cotados para ganhar chances no clássico.
O volante Hércules e o atacante Soteldo estão em processo de transição física e são dúvidas para o confronto. O centroavante Germán Cano, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito, é desfalque confirmado.
Zubeldía comentou sobre a busca da diretoria por um camisa 9 no mercado da bola, posição considerada carente por parte da torcida. Apesar dos pedidos dos tricolores, o treinador valorizou o elenco e aprovou a disputa interna por vaga entre os onze iniciais.
“A ideia é poder trazer jogadores que possam vestir rapidamente a camisa do Fluminense e dar algo a mais que as equipes precisam para seguir crescendo. Se há uma boa competição interna e um bom grupo, a equipe cresce. Estamos em busca disso. Não é fácil achar um centroavante, então trazer por trazer não tem sentido. Contratar para deixar o torcedor contente não vai ajudar o clube”, explicou Zubeldía.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Taça Guanabara
-
Rodada:
- 5ª
-
Data:
- 01/02/2026
-
Horário:
- 20:30
-
Árbitro:
- Wagner do Nascimento Magalhães
-
Assistentes:
- Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Gustavo Mota Correia
-
VAR:
- Carlos Eduardo Nunes Braga
-
Estádio:
- Nilton Santos
-
Local:
- Rio de Janeiro (RJ)



































































































































