GAÚCHO: São José vence o Caxias e entra na zona de classificação
Azulão agora soma oito pontos e é o terceiro colocado do Grupo A; Andrey fez o gol da vitória
Nesta segunda-feira, o São José recebeu o Caxias e venceu por 1 a 0, encerrando a quinta rodada do Campeonato Gaúcho
Porto Alegre, RS, 26 (AFI) – Nesta segunda-feira, em uma partida solitária para encerrar a quinta rodada do Campeonato Gaúcho, às 19h, o São José recebeu o Caxias no estádio Francisco Nevelletto e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Andrey, no primeiro minuto da etapa final.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Com a vitória, o Zeca chegou aos oito pontos e pulou para a terceira posição do Grupo A. Já a equipe Graná perdeu oportunidade de ultrapassar o Grêmio e permaneceu na segunda colocação do Grupo B, com sete pontos.
A PARTIDA
Apesar de pimeira etapa movimentada, as equipes não criaram muitas chances claras de gol. O Caxias chegou com cruzamento de Douglas Skilo, aos 38 minutos, que em desvio acertou o travessão. Antes, o São José tentou com chutes de Yan e Roberto de fora da área, mas sem sucesso.
Porém, a etapa final foi mais movimentada. Com 15 segundos, o Caxias já havia finalizado em chute para fora de Gustavo Nescau. No tiro de meta do lance, o goleiro Fábio Rampi trocou passes com os zagueiros e lançou para Andrey, que aproveitou o erro da defesa e abriu o placar antes do primeiro minuto. Logo depois, Rampi voou no cantinho para espalmar chute de Yann Rolim.
O São José recuou e passou a se defender. O Caxias pressinava e teve a melhor chance aos 33, quando Victor Feijão ficou com a bola limpa para chutar na altura da marca do pênalti, mas não conseguiu fazer o gol. No final, apenas bolas alçadas na área marcaram as tentativas do Grená, que não conseguiu chegar ao gol de empate.
PRÓXIMA RODADA
A última rodada da primeira fase do Gauchão acontece no sábado (31), às 16h30, com todas as partidas sendo realizadas no mesmo horário. Na briga contra o rebaixamento, o Avenida recebe o Internacional de Santa Maria, o Guarany de Bagé visita o Novo Hamburgo, enquanto o Ypiranga encara o São José.
Já o Monsoon, enfrenta o São Luiz enquanto Grêmio e Juventude fazem jogo sem pressão, pois ambos estão classificados, assim como o rival Internacional, que no Beira Rio, recebe o Caxias, que busca se recuperar e assegurar a vaga para a próxima fase.
REGULAMENTO
As doze equipes foram separadas em dois grupos por meio de sorteio. Na fase inicial, os seis times de um grupo enfrentam os seis do outro, resultando em seis jogos para cada equipe. Ao fim dessa etapa, os quatro melhores colocados de cada grupo garantem vaga nas quartas de final. Já os dois últimos de cada chave se reúnem para disputar o quadrangular do rebaixamento, em sistema de turno e returno, com todos jogando entre si.
Nas quartas de final, os confrontos ocorrem entre equipes do mesmo grupo: o primeiro colocado encara o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro, em partida única, com mando de campo do time de melhor campanha. As quatro equipes eliminadas nessa fase passam a disputar a Taça Farroupilha, que concede uma vaga na Copa do Brasil de 2027.
As semifinais e a decisão, assim como os jogos da Taça Farroupilha, serão realizadas em partidas de ida e volta. O direito de decidir em casa será do clube com melhor campanha no somatório das fases. O cruzamento das semifinais será definido pela classificação geral, levando em conta os resultados da primeira fase e das quartas de final.
































































































































