Criciúma anuncia executivo com acesso no Real Valladolid-ESP

Aos 39 anos, Thiago Gasparino é formado no curso de Executivo de Futebol da CBF Academy, instituição na qual também atua como professor

Com ampla experiência no futebol nacional e internacional, o profissional chega para comandar o departamento de futebol profissional do Tigre e já iniciou suas atividades

Criciúma
Foto: Reprodução

Criciúma, SC , 16 (AFI) – O Criciúma anunciou nesta terça-feira (16) a contratação de Thiago Gasparino como novo executivo de futebol para a temporada de 2026.

Com ampla experiência no futebol nacional e internacional, o profissional chega para comandar o departamento de futebol profissional do Tigre e já iniciou suas atividades no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, onde teve o primeiro contato com atletas e membros da comissão técnica.

FORMAÇÃO

Aos 39 anos, Thiago Gasparino é formado no curso de Executivo de Futebol da CBF Academy, instituição na qual também atua como professor. Ex-jogador, atuou como lateral-direito antes de iniciar sua trajetória fora das quatro linhas.

Sua carreira como gestor começou no Arapongas Esporte Clube, de sua cidade natal, onde exerceu a função de diretor de futebol. Posteriormente, trabalhou como gerente de futebol no Clube Atlético Linense.

EM 2018

Em 2018, Gasparino chegou ao Athletico Paranaense, clube no qual desempenhou papel estratégico como coordenador de captação, prospecção e scouting, além de atuar diretamente no setor de mercado e negociações.

Durante esse período, participou da montagem dos elencos que conquistaram o tricampeonato estadual (2018, 2019 e 2020), a Copa Sul-Americana de 2018 e a Copa do Brasil de 2019.

PELO CORITIBA

Na sequência, foi gerente de mercado do Coritiba, integrando o projeto que culminou no acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2021. O executivo também ocupou cargos de liderança como CEO na Internacional de Limeira e no Novorizontino, clube no qual acumulou a função de executivo de futebol, antes de seguir para o Remo, exercendo a mesma atribuição.

VALLADOLID

A carreira de Thiago Gasparino também inclui uma passagem internacional pelo Real Valladolid, da Espanha, onde integrou o departamento de mercado e participou do processo de acesso à primeira divisão do Campeonato Espanhol, em 2024.

De volta ao Brasil, assumiu o Centro de Inteligência de Futebol do Corinthians e, ainda no mesmo ano, trabalhou no Santos como gerente de mercado na campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro.

EM 2025

Em 2025, Gasparino esteve no Sport Club do Recife, onde chegou em maio e permaneceu até o encerramento da temporada. Agora, o executivo assume o desafio de liderar o futebol do Criciúma, trazendo consigo um currículo marcado por projetos vitoriosos e atuação estratégica em diferentes contextos do futebol.