Campeonato Amazonense 2026 terá início em janeiro

Os campeões de cada turno disputarão a final do campeonato. A equipe com a pior campanha geral será rebaixada para a Série B de 2027

A FAF sugeriu duas possíveis fórmulas: uma com 14 rodadas e quartas de final no sistema mata-mata, e outra com 12 rodadas, divididas em dois turnos, sem a fase eliminatória nas quartas

Amazonense
Foto: @laizabalieirophoto

Manaus, AM , 03 (AFI) – O Campeonato Amazonense de 2026 terá início em janeiro. Conforme acordo entre a Federação Amazonense de Futebol (FAF) e os oito clubes participantes, as partidas estão previstas para ocorrer entre os dias 7 e 18 de janeiro, podendo ser mantida a fórmula utilizada nos últimos três anos.

A FAF sugeriu duas possíveis fórmulas: uma com 14 rodadas e quartas de final no sistema mata-mata, e outra com 12 rodadas, divididas em dois turnos, sem a fase eliminatória nas quartas.

O Amazonense de 2026 contará com oito equipes: o atual campeão Amazonas, além de Nacional-AM, Manaus, Manauara, Princesa do Solimões, São Raimundo-AM, Parintins e Itacoatiara.

FASES

A tendência é que a primeira fase seja disputada em dois grupos. No primeiro turno, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B; no segundo turno, os confrontos ocorrem dentro dos próprios grupos.

O campeão de cada grupo garante vaga nas quartas de final, onde enfrentará o quarto e o segundo colocado, respectivamente.

Os campeões de cada turno disputarão a final do campeonato. A equipe com a pior campanha geral será rebaixada para a Série B de 2027.

Campeão da Copa da Floresta

No final de outubro, o futebol amazonense conheceu o campeão da Copa da Floresta. No dia 25, na decisão disputada no estádio João Barreto de Almeida (Barretão), o Fonte Boa venceu o São Sebastião do Uatumã. O árbitro da FIFA Anderson Daronco comandou a partida.

O tempo normal terminou empatado em 1 a 1, com gols de Dadá, para o Fonte Boa, e Rodrigo Gladiador, para o São Sebastião. Nos pênaltis, o Fonte Boa venceu por 5 a 4 e conquistou o título.