Vasco São Paulo
Vasco x São Paulo – Jogo decisivo por vaga na Liberta

Vasco e São Paulo se enfrentam neste domingo (2), em São Januário, em duelo direto por vaga na CONMEBOL Libertadores.

IMG 5343
Times separados por um ponto buscam vitória para entrar de vez na briga pelo G-8 do Brasileirão. (Reprodução/CRVG)

Rio de Janeiro, RJ, 31 (AFI) – Em confronto direto por uma vaga na próxima CONMEBOL Libertadores, Vasco e São Paulo se enfrentam neste domingo (2), às 20h30 (de Brasília), em São Januário, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida promete casa cheia e clima de decisão na Colina Histórica.

Os dois gigantes chegam colados na tabela e vivem momentos opostos. O Vasco, embalado por quatro vitórias consecutivas sob o comando de Fernando Diniz, saltou da parte baixa da classificação para o pelotão intermediário e agora sonha com vaga no torneio continental. Já o São Paulo, de Hernán Crespo, tenta reencontrar a consistência após oscilações que fizeram o time cair na tabela.

VASCO EMBALADO EM BUSCA DA QUINTA VITÓRIA CONSECUTIVA

A arrancada vascaína é um dos grandes destaques recentes do Brasileirão. Com triunfos sobre Corinthians, Bahia, Grêmio e Bragantino, o time cruzmaltino somou 12 pontos nas últimas quatro rodadas, chegando aos 42 e saltando para o 10º lugar.

O técnico Fernando Diniz conseguiu reorganizar o sistema ofensivo e dar identidade à equipe. A volta de Rayan, recuperado de desconforto muscular, é a principal novidade. O atacante deve retomar vaga no trio de ataque ao lado de Nuno Moreira e Vegetti, artilheiro e líder técnico do time.

Diniz deve repetir a base que vem atuando, com Philippe Coutinho orquestrando as ações e Tchê Tchê e Barros dando equilíbrio no meio-campo. Em casa, o Vasco soma seis vitórias nos últimos sete jogos, fator que alimenta a esperança da torcida de alcançar o G-8.

SÃO PAULO BUSCA ESTABILIDADE E NOVA SEQUÊNCIA POSITIVA

No Tricolor, o momento é de tentativa de reação. Após um período irregular, com sete derrotas em oito partidas, o time voltou a vencer — 2 a 0 sobre o Bahia — e tenta aproveitar o embalo para retomar a confiança. Com 41 pontos, o São Paulo ocupa a 9ª colocação e sabe que uma vitória fora de casa pode recolocar o clube de vez na briga pela Libertadores.

O técnico Hernán Crespo sofre com muitos desfalques: Maik e Luciano estão suspensos, enquanto Oscar, Wendell, Calleri, André Silva e Ryan Francisco seguem no departamento médico. Em contrapartida, o zagueiro Rafael Tolói retorna e Cédric Soares pode ser relacionado.

Com tantas baixas, Crespo deve apostar em Lucas Moura e Tapia no ataque, com Pablo Maia e Marcos Antônio sustentando o meio-campo. A solidez defensiva, com Ferraresi, Arboleda e Alan Franco, segue como principal arma da equipe.

ANCELOTTI NA COLINA E EXPECTATIVA DE GRANDE PÚBLICO

O duelo deste domingo ganhará um ingrediente especial com a presença de Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, nas tribunas de São Januário. O italiano observará de perto alguns nomes que vêm sendo monitorados pela comissão técnica, como Paulo Henrique, Philippe Coutinho, Rayan e Léo Jardim, pelo lado vascaíno, além do goleiro Rafael, destaque do São Paulo.

Ancelotti e o coordenador Rodrigo Caetano estarão no estádio às vésperas da última convocação da Seleção em 2025, que será divulgada na segunda-feira (3), para os amistosos contra Senegal e Tunísia, em novembro.

FICHA TÉCNICA

Vasco
Vasco
São Paulo
São Paulo
Fase Rodada:
31
Fase Data:
02/11/2025
Fase Horário:
23:30
Fase Árbitro:
Wilton Pereira Sampaio (GO)
Fase Assistentes:
Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Leone Carvalho Rocha (GO)
Fase VAR:
Wagner Reway (SC)
Fase Estádio:
São Januário
Fase Local:
Rio de Janeiro (RJ)