Botafogo luta por vaga na Libertadores e mira duelo com o Mirassol
Alvinegro depende do desempenho nas rodadas finais para alcançar a Libertadores.
Alvinegro precisa de boa campanha no Brasileirão para garantir vaga na Libertadores 2026.
Rio de Janeiro, RJ, 29 (AFI) – O Botafogo chega à reta decisiva do Brasileirão 2025 focado em garantir uma vaga na próxima Libertadores. Com 47 pontos e ocupando o sexto lugar, o Glorioso pode ser ultrapassado pelo Fluminense, que tem jogo atrasado contra o Ceará nesta quarta-feira.
Depois da eliminação na Copa do Brasil diante do Vasco, o time comandado por Davide Ancelotti concentra todas as forças para seguir na parte de cima da tabela.
Atualmente, o Botafogo é o último clube dentro da zona de classificação para a pré-Libertadores, mas ainda precisa somar pontos importantes para consolidar a vaga.
LIBERTADORES 2026
A quantidade de classificados pelo Campeonato Brasileiro pode aumentar, já que clubes brasileiros seguem vivos na Libertadores e na Sul-Americana.
Caso o campeão da Copa do Brasil termine entre os seis primeiros do torneio nacional, mais uma vaga será aberta. Cruzeiro, Fluminense, Vasco e Corinthians disputam as semifinais.
Se Palmeiras ou Flamengo, líderes do campeonato, conquistarem a Libertadores, a zona de classificação pode descer mais uma posição, beneficiando quem estiver logo abaixo. O Atlético-MG, ainda na Sul-Americana, também pode influenciar no número final de vagas.
PONTUAÇÃO
Considerando as médias dos últimos dez anos, a pontuação mínima para cada posição é: G-4 com 64 pontos, G-6 com 59, G-7 com 57, G-8 com 55 e G-9 com 54. Para garantir o G-4, o Botafogo precisa somar 17 pontos dos 24 ainda em disputa — um aproveitamento de 70,8%.
Para o G-6, seriam necessários mais 12 pontos (50% de aproveitamento), enquanto para o G-7, bastam mais 10 pontos (três vitórias e um empate).
Já para ficar no G-8, seriam suficientes mais oito pontos, e no G-9, sete pontos. O Botafogo encara o Mirassol neste sábado, às 18h, fora de casa, pela 31ª rodada do Brasileirão.
Na sequência, o clube carioca ainda enfrenta Vasco, Sport, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza, definindo seu destino na competição.






































































































































