Catarinense 2026: FCF define formato com modelos de rebaixamento e vagas na Copa do Brasil
Avaí e Chapecoense, campeão e vice do Estadual de 2025, serão os cabeças de chave
A competição será dividida em dois grupos de seis equipes. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B
Florianópolis, SC, 14 (AFI) – A Federação Catarinense de Futebol (FCF) anunciou na última segunda-feira (13) o formato do Campeonato Catarinense de 2026, após a realização do conselho técnico com a presença dos representantes dos 12 clubes participantes.
A competição será dividida em dois grupos de seis equipes. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B em confrontos de ida e volta. Avaí e Chapecoense, campeão e vice do Estadual de 2025, serão os cabeças de chave.

GRUPOS DO CATARINENSE
O Grupo A contará com Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque. O Grupo B será formado por Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina.
As quartas de final terão cruzamentos dentro de cada grupo: o primeiro colocado enfrentará o quarto, enquanto o segundo jogará contra o terceiro. As partidas serão disputadas em ida e volta, formato que também será mantido nas semifinais e nas finais.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
REBAIXAMENTO
Três equipes serão rebaixadas ao fim da edição de 2026, com o objetivo de reduzir o número de participantes para 10 em 2027. Assim, na próxima Série B estadual, apenas o campeão garantirá o acesso.
Os dois últimos colocados de cada grupo disputarão um quadrangular para definir o rebaixamento. Serão seis rodadas, também em jogos de ida e volta. Apenas o time que terminar na liderança assegurará a permanência na elite. O melhor quinto colocado da fase inicial começará o quadrangular com um ponto de vantagem.
COPA DO BRASIL 2027 VIA CATARINENSE
Além do campeão e do vice, outras duas equipes conquistarão vagas na Copa do Brasil de 2027. Uma delas será definida pela nova Taça Acesc 70 anos e a outra pela Copa Santa Catarina.
A Taça Acesc 70 anos reunirá os quatro clubes eliminados nas quartas de final do Estadual, que disputarão um mata-mata. Os dois vencedores dessa fase enfrentarão os derrotados das semifinais do Catarinense, e os ganhadores desses confrontos decidirão o título e a vaga na Copa do Brasil.
O formato da Recopa Catarinense ainda não foi definido e será discutido em reunião posterior, após o encerramento da Copa Santa Catarina.






































































































































