Confira os planos dos semifinalistas da Copa Paulista em caso de título

Comercial, XV de Piracicaba, Grêmio Prudente e Primavera disputam vaga nacional via Copa Paulista; veja qual torneio cada clube planeja jogar em 2026.

IMG 3991
Cada clube tem um plano diferente para o calendário de 2026. (Reprodução/XV)

Campinas, SP, 26 (AFI) – A Copa Paulista 2025 chega à fase semifinal nesta sexta-feira com quatro clubes do interior sonhando alto. Além do título e da premiação de R$ 250 mil, está em jogo a chance de garantir calendário nacional em 2026. O campeão escolhe entre disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil.

Entre os semifinalistas, Comercial e XV de Piracicaba já têm histórico em torneios nacionais, enquanto Primavera e Grêmio Prudente correm atrás de uma vaga inédita.

XV DE PIRACICABA DE OLHO NA COPA DO BRASIL

O Nhô Quim não disputa uma competição nacional desde a Série D de 2023. Na Copa do Brasil, a última participação foi em 2020, quando caiu para o Juventude, nos pênaltis, na segunda fase. Caso conquiste a Copa Paulista, a diretoria já definiu a preferência: jogar a Copa do Brasil, em busca de visibilidade e premiação maior.

COMERCIAL MIRA A SÉRIE D

O Comercial, de Ribeirão Preto, vive longa ausência em torneios nacionais: a última vez foi em 2003, na Série C. O clube nunca disputou a Copa do Brasil, mas a diretoria já sinalizou que a prioridade, em caso de título, será disputar a Série D, com o objetivo de buscar sequência no calendário e sonhar com acessos no Brasileirão.

PRIMAVERA BUSCA TEMPORADA MÁGICA

Depois de conquistar o acesso inédito ao Paulistão no primeiro semestre, o Primavera SAF quer coroar a temporada com a primeira participação nacional de sua história. Se levantar a taça da Copa Paulista, a escolha já está feita: o Fantasma de Indaiatuba disputará a Série D de 2026.

GRÊMIO PRUDENTE SEM DEFINIÇÃO

Fundado em 2012 e sem relação com o antigo Grêmio Barueri, o Grêmio Prudente também busca fazer história. O clube pode conquistar a primeira vaga nacional desde sua criação, mas ainda não definiu se optará pela Série D ou pela Copa do Brasil caso seja campeão.