Nome de estação da nova Linha 16-Violeta do Metrô de SP gera confusão nas redes sociais
Apesar da coincidência, a homenagem não é para o treinador alviverde, mas sim para o vereador Abel Ferreira
O projeto prevê 25 estações, ligando a região da Oscar Freire, na Zona Oeste, até Cidade Tiradentes, na Zona Leste. A estação Abel Ferreira está prevista para ser construída na Zona Leste
São Paulo, SP , 23 (AFI) – A recente apresentação do projeto da Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo gerou reações nas redes sociais — e o motivo foi o nome de uma das futuras estações: Abel Ferreira.
O projeto prevê 25 estações, ligando a região da Oscar Freire, na Zona Oeste, até Cidade Tiradentes, na Zona Leste. A estação Abel Ferreira está prevista para ser construída na Zona Leste da capital paulista.
ESPECULAÇÃO
Logo após a divulgação, internautas passaram a especular se o nome seria uma homenagem ao atual técnico do Palmeiras, o português Abel Ferreira, gerando comentários bem-humorados em páginas como a do Diário da CPTM:
“Estação Abel Ferreira é loucura.”
“Se vai ter estação Abel Ferreira, eu exijo a estação Dorival Júnior!”
“Por que não estação Muricy Ramalho?”
Apesar da coincidência, a homenagem não é para o treinador alviverde, mas sim para o vereador Abel Ferreira, político nascido em Viseu, Portugal, em 1906, que chegou ao Brasil em 1913. Ele teve atuação política relevante entre as décadas de 1950 e 1970, vindo a falecer em 1986. Em 1987, seu nome foi dado à avenida Vereador Abel Ferreira, localizada na Zona Leste — justamente onde ficará a futura estação.
PREVISÃO PARA INÍCIO DAS OBRAS
A expectativa é de que o leilão para concessão da Linha 16 ocorra em 2026. Somente após a definição da empresa vencedora e da assinatura do contrato é que as obras terão início.
E O ABEL DO PALMEIRAS?
No comando do Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira já conquistou dez títulos pelo clube. Em reconhecimento à sua trajetória no futebol paulista, ele recebeu, em 2022, o título de Cidadão Paulistano — o que pode ter alimentado a confusão entre os nomes.






































































































































