Plata vira peça fundamental no Flamengo de Filipe Luís

Equatoriano vive grande momento e supera concorrência de peso no estrelado elenco rubro-negro

Plata brilha sob o comando de Filipe Luís e se consolida como um dos destaques do Flamengo na temporada

Gonzalo Plata
Plata em ação pelo Flamengo (Foto: Adriano Fontes-CRF)

Rio de Janeiro, RJ, 22 (AFI) – Em um elenco recheado de grandes estrelas, um nome vem surpreendendo e se tornando peça fundamental no Flamengo de Filipe Luís: Gonzalo Plata. O atacante de 24 anos deixou para trás a desconfiança de alguns torcedores e se firmou como um dos destaques do time na temporada.

VOANDO

Contratado no ano passado por 4,25 milhões de dólares (R$ 24 milhões na cotação da época) junto ao Al-Saad, do Catar, Plata chegou a viver bons momentos na última temporada e marcou o gol decisivo no título da Copa do Brasil sobre o Atlético-MG, mas a melhor fase veio em 2025. Ele cresceu de rendimento dentro das quatro linhas e superou as concorrências de nomes de peso como Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Michael.

Avaliado internamente como um jogador extremamente versátil, Plata tem como principal característica a movimentação. O equatoriano já foi utilizado por Filipe Luís como ponta-direita, sua posição de origem, ponta-esquerda, meia armador e até falso 9, função que exerceu durante a maior parte do Mundial de Clubes.

Nos últimos sete jogos que disputou, Plata balançou as redes duas vezes e deu três assistências. O atleta vive a expectativa de voltar a seleção equatoriana e sonha em disputar a Copa do Mundo do ano que vem.

PRÓXIMO JOGO

Embalado pela classificação no principal torneio do continente, o Flamengo enfrentará na segunda-feira (25) o Vitória, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá no Maracanã e terá início às 21h.

Os cariocas lideram a competição, com 43 pontos, enquanto os baianos ocupam a 17ª posição, abrindo a zona de rebaixamento com 19 pontos.