Itabirito-MG x Monte Azul-SP - Jogo em clima de "fim de feira"
O Monte Azul não vence desde 14 de junho, quando bateu o Goiatuba por 3 a 2. Desde então, empatou com o Cascavel (1 a 1) e sofreu três derrotas consecutivas
O Itabirito, conhecido como Gato do Mato Mineiro, ocupa a oitava e última posição do grupo, com 10 pontos em 13 jogos — aproveitamento de 25%
Por: Rivail Oliveira
Nova Lima, MG , 26 (AFI) – Sob o clima de despedida da temporada 2025 do Campeonato Brasileiro da Série D, Itabirito-MG e Atlético Monte Azul-SP se enfrentam neste sábado (26), às 16h, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima-MG, pela 14ª e última rodada do Grupo A7 da competição. Ambas as equipes já estão eliminadas e cumprem apenas tabela nesta reta final da primeira fase.
CAMPANHAS DECEPCIONANTES
O Itabirito, conhecido como Gato do Mato Mineiro, ocupa a oitava e última posição do grupo, com 10 pontos em 13 jogos — aproveitamento de 25%, com uma vitória, sete empates e cinco derrotas, além de 10 gols marcados e 20 sofridos.
O Atlético Monte Azul, por sua vez, está logo acima, na sétima colocação, com 11 pontos e 28% de aproveitamento. A campanha conta com duas vitórias, cinco empates e seis derrotas, além de 11 gols marcados e 17 sofridos. São campanhas que frustraram os torcedores tanto de Monte Azul Paulista quanto de Itabirito.
RETROSPECTO RECENTE
O Monte Azul não vence desde 14 de junho, quando bateu o Goiatuba por 3 a 2. Desde então, empatou com o Cascavel (1 a 1) e sofreu três derrotas consecutivas:
- 2 a 0 para o Cianorte,
- 1 a 0 para a Inter de Limeira,
- 2 a 1 para o Operário, já em Monte Azul Paulista.
O Itabirito, por sua vez, venceu apenas uma vez no campeonato — justamente na estreia, no dia 19 de abril, contra o Monte Azul, fora de casa, por 1 a 0, gol de Richard. Desde então, foram 12 jogos sem vitória, com cinco derrotas (3 a 1 para Uberlândia, Inter e Cianorte; 4 a 0 novamente para o Uberlândia; e 1 a 0 para o Goiatuba) e sete empates:
- 0 a 0 com Goiatuba e Inter,
- 1 a 1 com Operário (duas vezes) e Cascavel (duas vezes),
- 2 a 2 com o Cianorte.
E O FUTURO DAS EQUIPES?
As duas equipes encerram sua participação no Brasileiro com destinos diferentes para o segundo semestre:
- O Monte Azul segue focado na Copa Paulista, onde lidera o Grupo 1 com 11 pontos, à frente do Grêmio Prudente (9). A equipe venceu o Araçatuba na última rodada e volta a campo na terça-feira (30), contra o Linense, em casa, pela oitava rodada da fase inicial.
- Já o Itabirito encerra a temporada com essa partida. Segundo a assessoria do clube, o time só retorna com o elenco principal em 2026, no Campeonato Mineiro. Para disputar a Série D novamente no ano que vem, a equipe dependerá de uma vaga herdada, torcendo para o Uberlândia conquistar o acesso à Série C nesta temporada.
COMO VEM O GATO DO MATO
O técnico Felipe Conceição promoverá várias mudanças no elenco. Deixaram o clube:
- Goleiro Julio Cesar
- Lateral Bryan
- Zagueiros Filemon e Wallace
- Meias Garré e Matheuzinho
Apesar das saídas, o time não tem desfalques por lesão.

Nas redes sociais, a diretoria anunciou uma promoção de ingressos:
- R$ 10 até sexta-feira
- R$ 20 no dia da partida
O AZULÃO PAULISTA
No Atlético Monte Azul, o técnico Kinho Forgiarini terá baixas importantes para o duelo. O meia Kaio Bahia está suspenso após expulsão contra o Operário. Além dele, estão fora:
- Cezane
- Lucas Black
- Keven
- Zanella
Todos seguem em tratamento no departamento médico.

FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 14ª
-
Data:
- 26/07/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- Maria Luiza Brandellero dos Santos (PR)
-
Assistentes:
- Leandro Polli Glugoski (PR) e Diego Fortunato (PR)
-
Estádio:
- Castor Cifuentes
-
Local:
- Nova Lima (MG)





































































































































