Portuguesa-SP x Boavista-RJ - Lusa tenta a 9ª vitória na Série D
O duelo, válido pela 14ª e última rodada do Grupo A6, marca a despedida da fase de grupos e o início da contagem regressiva para o mata-mata
Classificada com antecedência, a Lusa aposta em casa cheia, e, para isso, lançou uma promoção inédita: ingressos gratuitos para a torcida
Por: Rivail Oliveira
São Paulo, SP , 25 (AFI) – Em busca da nona vitória nesta excelente campanha na Série D do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa encerra a primeira fase neste sábado (27), às 16h, no Estádio Oswaldo Teixeira Duarte (Canindé), diante do Boavista-RJ. O duelo, válido pela 14ª e última rodada do Grupo A6, marca a despedida da fase de grupos e o início da contagem regressiva para o mata-mata.
Classificada com antecedência, a Lusa aposta em casa cheia, e, para isso, lançou uma promoção inédita: ingressos gratuitos para a torcida. A expectativa é de grande público no Canindé.
INVENCIBILIDADE EM ALTA
Sob comando de Cauan de Almeida, a Portuguesa está há quatro partidas invicta. A última derrota foi em 14 de junho, por 2 a 0, para o Pouso Alegre. Desde então, venceu o Porto Vitória (2 a 1), empatou com o Rio Branco (0 a 0), superou o Água Santa (2 a 1) e derrotou o Maricá (1 a 0) fora de casa.
Já o Boavista atravessa uma fase complicada e não vence desde a 4ª rodada, em 10 de maio, quando bateu o Maricá por 2 a 1. Desde então, acumulou empates e derrotas em sequência, incluindo tropeços para Nova Iguaçu, Porto Vitória, Pouso Alegre e Rio Branco.
CAMPANHAS E NÚMEROS
A Portuguesa lidera o Grupo A6 com 27 pontos e já está garantida na próxima fase, assim como o Rio Branco (23 pontos). Ainda brigam por duas vagas: Maricá (19), Água Santa (18), Pouso Alegre (17) e Porto Vitória (16).
A Lusa soma:
- 8 vitórias
- 3 empates
- 2 derrotas
- 19 gols marcados
- 13 gols sofridos
- 69% de aproveitamento
O Boavista, por sua vez, faz campanha modesta:
- 9 pontos
- 2 vitórias
- 3 empates
- 8 derrotas
- 9 gols marcados
- 20 gols sofridos
- 23% de aproveitamento
Nesta semana, o clube anunciou a saída do técnico Leandro Miranda e a chegada de Ito Roque, que comandará o time na Copa Rio. Para a despedida na Série D, o time será dirigido interinamente por Schwenck (sub-20) e o auxiliar Marcos Dener.
LUSA EMBALADA E REFORÇADA
A partida é estratégica para a Portuguesa, que busca consolidar-se entre as melhores campanhas gerais da primeira fase. Pela terceira vez em seis jogos do returno, a equipe não sofreu gols. O goleiro Bruno Bertinatto comemorou o momento:
“Fico feliz por mais um clean sheet, claro, mas o mais importante é que esse dado mostra uma evolução coletiva, não só do sistema defensivo. Todos têm se doado ao máximo e isso está aparecendo em campo. Sabemos que ainda há espaço para crescer, mas estamos no caminho certo.”
O técnico Cauan de Almeida volta ao comando após cumprir suspensão. Também retornam o zagueiro Gustavo Henrique e o meia Guilherme Portuga. Por outro lado, o atacante Cauari, destaque na campanha, cumpre suspensão e é desfalque.

Recuperados de lesão, os atacantes Hericlis e Iago Dias treinaram normalmente e estão à disposição. Reforçam o elenco os jovens da base Romulo (volante), Kerlon (meia) e Freire (atacante), além de Keven Coloni, que estreou recentemente e vem ganhando espaço:
“Estou muito feliz por essa sequência e por fazer parte da equipe. Estou me dedicando ao máximo nos treinos e aprendendo muito com os mais experientes. É uma honra vestir essa camisa e quero retribuir a confiança da comissão técnica e da torcida”, afirmou Keven.
BOAVISTA APOSTA NA BASE
Já eliminado, o Boavista foca na Copa Rio, onde estreia nas oitavas de final contra a Cabofriense, na próxima quarta-feira (30). Apesar de ser visitante, o confronto será no Estádio Elcyr Resende, casa do Verdão de Saquarema.
Para o jogo contra a Portuguesa, o clube terá diversos desfalques:
- Diego Loureiro (cirurgia no joelho)
- Robson Luiz (distensão na coxa)
- Matheus Mega (lesão abdominal)
- Xandão (fascite plantar)
Com isso, a aposta é em jovens da base, como Matheus Viana, Léo Lucas, Bernardo Leles, Diogo Cruz e Allyson Vitor, que viajaram com o elenco.

“É uma chance de oportunizar esses garotos no profissional. Isso é algo que o clube vem valorizando. Trouxemos alguns para avaliar se conseguem sustentar o ritmo no elenco principal”, explicou Schwenck.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 14ª
-
Data:
- 26/07/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- Renan Novaes Insabralde (MS)
-
Assistentes:
- Wallace Muller Barros Santos (RJ) e Victor Augusto Camões de Abreu (RJ)
-
Estádio:
- Canindé
-
Local:
- São Paulo (SP)





































































































































