Paulista Sub-17: América é penalizado por ato discriminatório

Na ocasião, o pai do atleta, cujo nome também não foi divulgado, registrou um boletim de ocorrência alegando ofensas homofóbicas

O fato ocorreu no dia 24 de maio, durante a sexta rodada do Paulista Sub-17. O jogo aconteceu no Estádio Benedito Teixeira, e terminou com a vitória americana por 4 a 2

América
Foto: Muller Merlotto Silva

Por: Oscar Silva

São José do Rio Preto, SP , 27 (AFI) – O América Futebol Clube, por praticar ato discriminatório contra um atleta do Rio Preto Esporte Clube, foi penalizado com a perda de três pontos e uma multa de R$ 5 mil.

O fato ocorreu no dia 24 de maio, durante a sexta rodada do Campeonato Paulista Sub-17. O jogo aconteceu no Estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, e terminou com a vitória americana por 4 a 2.

PAI REGISTROU B.O

Na ocasião, o pai do atleta, cujo nome também não foi divulgado, registrou um boletim de ocorrência alegando ofensas homofóbicas. No julgamento realizado na última terça-feira (24), o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) condenou o clube americano.

De acordo com a ata 78/2025, a Comissão Disciplinar condenou por unanimidade o América por infringir o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata da prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito por origem étnica, raça, sexo, cor, idade, entre outros atos discriminatórios.

NADA MUDA!

Mesmo com a perda dos três pontos, o time do América terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo 1, com 17 pontos, e nada mudou na elaboração da tabela da segunda fase do campeonato. O Mirassol ficou em primeiro lugar com 24 pontos, enquanto o Rio Preto terminou na terceira posição com 13 pontos.

PRÓXIMA FASE!

Na segunda fase, o América, no Grupo 17, enfrentará a Ferroviária, Araçatuba (AEA) e o Comercial, de Ribeirão Preto. As equipes se enfrentarão em turno e returno, e as duas melhores equipes na pontuação avançarão para a terceira fase da competição. A estreia do América acontecerá no sábado (28), às 10h, em Araçatuba, contra o time da casa, no Estádio Adhemar de Barros, o “Adhemarzão”.

Confira também: