Flamengo e Palmeiras mandam no Brasileirão na abertura do returno

Os dois clubes que possuem os melhores elencos estão cada vez mais distantes daqueles que lutam para alcançá-los

Os dois clubes que possuem os melhores elencos estão cada vez mais distantes daqueles que lutam para alcançá-los

0002050417502 img

A primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro foi disputada no final desta última semana (na verdade ainda falta um jogo para completa-la!) e os dois clubes que possuem os melhores elencos estão cada vez mais distantes daqueles que lutam para alcançá-los mas não tem mostrado competência para chegar lá.

O Mengão venceu o Cruzeiro, em Belo Horizonte, por 2 a 1 no sábado. Não foi uma partida fácil, mas prevaleceu a melhor qualidade do elenco rubro negro.

Flamengo ganhou pela 7.ª vez seguida

Flamengo ganhou pela 7.ª vez seguida

VERDÃO FEZ A DELE
Em Fortaleza, na tarde de domingo, o mesmo ocorreu com o Palmeiras. O Fortaleza teve ótimo público para empurra-lo, deu o que tinha nos dois tempos do jogo, mas perdeu por 1 a 0 numa partida em que buscava ao menos um empate.

Na verdade, o Palmeiras foi superior e mereceu vencer essa partida. Enquanto isso, os outros três clubes paulistas lutaram muito para ao menos ficar entre os seis primeiros colocados do campeonato.

DUAS VITÓRIAS
O São Paulo , que jogou no Rio sábado pela manhã, venceu o Botafogo por 2 a 1 numa partida em que fez ótimo segundo tempo. O Corinthians jogou no Itaquerão sábado à noite e também conseguiu vencer por 2 a 1 no estilo Fábio Carillle (privilegiou a defesa e fez seus gols no contra-ataque).

Com essa derrota o Bahia, que nunca venceu no Itaquerão, levou prá casa esse velho tabu. A grande decepção dos paulistas foi o Santos. Time de Sampaoli até fez um bom primeiro tempo na noite de sábado em Vila Belmiro, mas levou um passeio do Grêmio, de Renato Gaúcho, no segundo período. Placar final, 3 para o Grêmio, 0 para o Santos. Nada a reclamar.

GREMIO MERECEU

Vasco somou mais um ponto

Vasco somou mais um ponto


O Tricolor gaúcho foi mesmo bem superior ao alvinegro praiano. Quem sofreu mas conseguiu somar mais três pontos em seu ativo foi o Internacional, de Porto Alegre. Colorado gaúcho bateu na Chapecoense por 1 a 0 na manhã de domingo no Beira Rio e terminou a rodada como quarto colocado no campeonato. Uma ótima posição.

Com mais essa rodada praticamente encerrada (nesta segunda ainda jogam Avaí e Atlético MG), o Flamengo passou a ter oito pontos acima do terceiro colocado que é o Santos e o Palmeiras cinco.

SUPERIORIDADE CLARA
Fica evidente portanto a superioridade desses dois clubes milionários sobre seus adversários. Já na parte de baixo da tabela no chamado Z4, a briga está difícil para vários clubes. No momento, Fluminense, Cruzeiro, Chapecoense e Avaí são os mais ameaçados.

Mas como ainda faltam 54 pontos a disputar, até há chance de que eles ainda possam escapar da degola. Mas que são os mais ameaçados e os mais prováveis rebaixados, não tenho nenhuma duvida.

Gabigol derrubou o Cruzeiro no Mineirão

Gabigol derrubou o Cruzeiro no Mineirão

C * U * R * T * A * S

* QUEM abriu a vigésima rodada do Brasileirão no sábado pela manhã foi o São Paulo. Tricolor paulistano encarou o bom time do Botafogo, no estádio Nilton Santos, a partir das 11 horas. O jogo não foi bom no campo técnico mas valeu pela aplicação dos jogadores dos dois times e pelos três gols marcados.

O Tricolor venceu por 2 a 1, placar justo sob todos os aspectos, porque foi o time que mais criou chances de gol e que melhor se portou no sistema defensivo. Goleiro Gatito, do Botafogo, evitou que o resultado fosse mais elástico para o time paulistano.

São Paulo quebrou jejum no Rio

São Paulo quebrou jejum no Rio

* OS GOLS foram marcados por Hernanes, aos 36 e João Paulo aos 45 minutos do primeiro tempo.

No final do segundo período, aos 45 minutos, Pablo marcou o gol da vitória tricolor. Valeu a melhor qualidade e o melhor preparo físico do São Paulo.

O Bota só suportou bem um tempo. No segundo caiu bastante de produção. No time da casa boa presença do goleiro Gatito.

Ainda foram bem Cícero, Bochecha, João Paulo e Marcinho. No São Paulo destaque para Arboleda (o melhor), Hernanes, Tchê Tchê e Daniel Alves. Arbitragem não teve problemas.

TABU EM ITAQUERÃO

* DENTRO do Itaquerão o Bahia jamais venceu o Corinthians. No sábado à noite, mais uma vez, este tabu foi confirmado. O Timão venceu por 2 a 1, mesmo sem jogar um grande futebol. Uma vitória bem ao estilo de Fábio Carille, que prefere o jogo fechado na defesa e muito rápido nos contra ataques.

Problema maior do time da Fiel está na qualidade de seu elenco que é baixa. Os jogadores até se esforçam, correm muito, cumprem suas missões táticas, mas o futebol da equipe não flui. Mas foi o necessário para merecer a vitória sobre o time do Bahia.

MELHORES DO TIMÃO

* MELHORES do jogo foram Gil, Ralf, Pedrinho e Vagner Love pelo Corinthians e Lucas Fonseca, Artur Victor e Gilberto pelo Bahia. O time de Roger não reeditou suas últimas exibições e teve quebrado longo período de invencibilidade.

Os gols do jogo foram marcados por Vagner Love aos 43 minutos do primeiro tempo. Gilberto em cobrança de pênalti marcou o gol do Bahia aos 18. Clayson desempatou aos 29 minutos do segundo tempo. Timão joga quarta em Quito contra o Independiente del Valle pela Copa Sul Americana. Time equatoriano é favorito.

Goiás derrubou o Fluminense

Goiás derrubou o Fluminense

PEIXE É EX-SENSAÇÃO

* SANTOS deixou de ser a sensação do campeonato. Está em fase decadente. Já não consegue mais se impor. Contra o Grêmio, de Renato Gaúcho. o time de Sampaoli até que foi bem no primeiro tempo do jogo de sábado disputado na Vila Belmiro na noite de sábado.

Mas no segundo período, só deu Grêmio. Um show de bola do tricolor gaúcho sobre o alvinegro da Vila. No final, 3 a 0 para a equipe do sul do País, com destaque para Everton Cebolinha, que provou mais uma vez ser um dos melhores atacantes do futebol brasileiro nesse momento.

* OS GOLS foram marcados por Luan, aos 9, Pepê aos 42 e Everton Cebolinha aos 48 minutos do segundo tempo. Defesa santista foi um desastre. Meio campo pouco criou e ataque foi inoperante. A continuar assim o Peixe estará no meio da tabela e não lutará nem pelo título do Brasileiro, nem por uma vaga na Libertadores.

O Grêmio, por sua vez, provou que tem mesmo um belo time. Quando joga completo é difícil segura-lo. Melhores do jogo foram Paulo Vitor, Kannemann, Mateus Henrique, Alisson e Everton. No Santos ninguém foi destaque.

PALMEIRAS DEU PRO GASTO

* NÃO FOI uma grande exibição do Palmeiras. Mas o time de Mano Menezes jogou o necessário para merecer a vitória. Mano, por sinal, chegou a sua quarta partida sem derrota. O gol palmeirense foi do guerreiro William aos 2 minutos do segundo tempo.

No primeiro prevaleceram as defesas e faltou inspiração aos ataques. Entre os atletas que estiveram em campo destaque para Felipe Melo, Scarpa e William. Na verdade, atuação foi boa da maioria dos atletas palmeirenses. No Ceará, que teve bons momentos, não houve um destaque em especial.

ATRÁS DO LÍDER

* COM a vitória o Palmeiras continuou a perseguir o Flamengo bem de perto. Como o Mengão terá muitos jogos durante o mês de outubro pelo Brasileiro e Copa Libertadores, é possível que o rubro negro perca pontos e o Verdão chegue a liderança.

Ao Verdão falta um pouco mais de eficiência ofensiva. O time com Mano faz gols, mais do que nos tempos de Felipão, mas não chega a ter a qualidade ofensiva do Flamengo, que é o melhor do Pais nesse quesito. A arbitragem do jogo entre Fortaleza e Palmeiras foi de bom nível. Nenhum erro grave ocorreu.

RESULTADOS E ÚLTIMOS JOGOS

* TODOS os resultados da vigésima rodada do Brasileirão 2019. Botafogo 1 x São Paulo 2. Cruzeiro 1 x Flamengo 2. Corinthians 2 x Bahia 1. Santos 0 x Grêmio 3. Internacional 1 x Chapecoense 0. Fortaleza 0 x Palmeiras 1.. Vasco da Gama 1 x Athlético PR 1 . CSA 1 x Ceará 0 .
Goiás 3 x Fluminense 0 .

Nesta segunda-feira Avaí x Atletico Mineiro completam a rodada. Os dois times não atravessam bom momento. Não há favorito. Essa foi a 20ª rodada do campeonato. A primeira do returno. Esse turno chegará ao final daqui dezoito rodadas. Falta muito.

Internacional bateu a Chapecoense

Internacional bateu a Chapecoense

OLHE OS NÚMEROS

* A CLASSIFICAÇÃO geral do Campeonato Brasileiro depois dos jogos deste último final de semana. O Flamengo é o líder com 45 pontos ganhos. O Palmeiras é vice com 42. O Santos tem 37. O Internacional, 36. Corinthians e São Paulo, 35.

Bahia e Grêmio, 31. Athletico PR, Atlético MG e Botafogo, 27. Goiás e Vasco da Gama, 24. Ceará e Fortaleza, 22. CSA, 19. Fluminense e Cruzeiro, 18. Chapecoense, 14. Avaí, 13. Pelo que pude ver de Fluminense e Cruzeiro, será muito difícil para ambos reagir ao ponto de sair da Zona do Rebaixamento.

* PRÓXIMA rodada do Brasileiro. Quarta feira – Ceará x Cruzeiro, São Paulo x Goiás, no Morumbi, as 21h30, Flamengo x Internacional, Bahia x Botafogo. Quinta feira – Palmeiras x CSA, no Pacaembu, as 19h15. Grêmio x Avaí, Fluminense x Santos, no Maracanã, as 20 horas.

Os jogos Atlético MG x Vasco da Gama e Chapecoense x Corinthians que pertencem a essa rodada foram adiados para quarta feira, dia 2/10, porque o Vasco e o Corinthians jogam nesse meio de semana pela Copa Sul Americana. Essa será a 21ª rodada do Brasileirão 2019.