Maracanã-CE (5) 1 x 1 (4) Ferroviário-CE - Alviceleste faz história na Copa do Brasil
Alviceleste passa drama durante o tempo normal, mas elimina corais numa disputa de pênaltis cercada de emoções
Maracanã, um dos times estreantes no torneio, elimina Ferroviário em duelo estadual e espera adversário da próxima fase
Horizonte, CE, 26 (AFI) – O Maracanã se vingou da derrota na 1ª fase do Estadual e despachou o Ferroviário da Copa do Brasil 2025. Vivendo ano mágico, o Alviceleste superou o Tubarão da Barra por 5 a 4 no Domingão, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal com gol de Luan Lucas; Ciel descontou.
Com a classificação, o time de Maracanaú agora aguarda o vencedor do duelo entre Ceilândia e Coritiba, sendo mandante na 2ª fase, que ainda terá data definida pela CBF; antes, ambos vão a campo nas semifinais do Estadual. O Maracanã encara o Ceará no domingo (02), às 17h, na Arena Castelão, enquanto os corais enfrentam o Fortaleza no Presidente Vargas, no sábado (1º), às 16h30.
FERRÃO À FRENTE
O primeiro tempo foi de muito equilíbrio, ainda que o Maracanã apostasse em ter a posse, enquanto o Ferroviário utilizou os contra-ataques como principal arma para sair em vantagem. As equipes pouco foram criativas e, mesmo sendo dominante, o representante de Maracanaú sequer levou perigo em direção à meta adversária; na única grande chance, Bravo chutou forte e o goleiro coral espalmou.

Apesar de não ser criativo, o Ferrão saiu em vantagem quando Gharib cobrou falta na área e a bola sobrou para Ciel, mostrando faro de gol apurado, completar. Logo depois, o camisa 99 foi municiado por Janeudo e, de frente para a barra, bateu para importante intervenção de Rayr, que levou a desvantagem mínima ao intervalo, deixando sua equipe viva; Luan Lucas ainda teve a oportunidade do empate, mas parou na trave.
ALVICELESTE AVANÇA
Na segunda etapa, os times voltaram dispostos a mudar o panorama, tanto que a partida ficou ainda mais acirrada e eletrizante. Ainda assim, quem levou perigo primeiro foi o Maracanã em chute fraco de Davi Torres, após deixar três marcadores para trás. Intenso, o Alviceleste chegou ao empate: Shider fez cruzamento e Luan Lucas completou para o fundo do barbante, fazendo o placar ficar igualado.
Os minutos finais ficaram dramáticos e o Tubarão teve a chance de vencer quando Gharib ajeitou para Brayan chegar finalizando, contudo direto pela linha de fundo. Nos pênaltis, ainda mais emoção, pois os autores dos tentos no tempo normal deixaram suas marcas novamente logo na primeira cobrança de cada lado. Na segunda batida, Gharib parou no camisa 1 do Maracanã, que se classificou, pois os demais jogadores acertaram e deram classificação na estreia na Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Pênaltis
5 4
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 26/02/2025
-
Horário:
- 23:00
-
Árbitro:
- Tarciso Pinheiro Caetano (RJ)
-
Assistentes:
- Daniel de Oliveira Alves Pereira e Wallace Müller Barros Santos (ambos de RJ)
-
Cartões Amarelos:
- Maracanã-CE: Rafael Mandacaru, Alan Ferreira e Patuta
- Ferroviário-CE: Jefão, Lucas Ramires e Ciel
-
GOLS:
- Maracanã-CE: Luan Lucas
- Ferroviário-CE: Ciel
-
Público:
- 312
-
Renda:
- R$ 4.081,00
-
Estádio:
- Domingão
-
Local:
- Horizonte (CE)






































































































































