Paulistão: Mirassol e Novorizontino se enfrentam pela 17ª vez na história

Este será o 17º duelo da história e, atualmente, o mais importante e tradicional clássico regional entre esses clubes das vizinhas cidades de Novo Horizonte e Mirassol

Amanhã (17/02), a partir das 20 horas, o Novorizontino receberá o Mirassol no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi – o Jorjão, em jogo válido pela 10ª rodada do Paulistão 2025

Mirassol
Novorizontino e Mirassol fazem o dérbi da 017 (Foto: José Luis Silva/Ag. Paulistão)

Por Roberto Santana

Campinas, SP, 17 (AFI) – Amanhã (17/02), a partir das 20 horas, o Novorizontino receberá o Mirassol no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi – o Jorjão, em jogo válido pela 10ª rodada do Paulistão 2025. Este será o 17º duelo da história e, atualmente, o mais importante e tradicional clássico regional entre esses clubes das vizinhas cidades de Novo Horizonte e Mirassol.

EM 16 DUELOS: 8 EMPATES, 6 VITÓRIAS DO TIGRE E 2 DO LEÃO

No retrospecto dos 16 confrontos entre Tigre do Vale e Leão da Araraquarense, considerando jogos pela Série A2 do Paulista (um), Paulistão (sete), Copa Paulista (dois), Série C do Brasileiro (dois) e Série B do Brasileiro (quatro), o clube de Novo Horizonte leva vantagem, pois venceu seis vezes, enquanto o Mirassol ganhou duas e houve empate nos outros oito jogos.


NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!


NO MAIÃO: DUAS VITÓRIAS DO LEÃO, DUAS DO TIGRE E TRÊS EMPATES

Nos duelos realizados no Estádio José Maria de Campos Maia – o Maião, em Mirassol, houve duas vitórias do Leão (uma pela Série A2 e outra pela Série B do Brasileiro de 2024), duas do Tigre (pelas Séries C e B do Brasileiro) e três empates (Paulistão de 2019, 2021 e 2024). Já em sua Jaula, o Jorjão, em Novo Horizonte, o Tigre nunca perdeu para o Leão: em oito jogos, foram quatro vitórias e cinco empates.

NO ÚNICO DUELO PELO PAULISTA DA SÉRIE A2, DEU TIGRE

O único duelo entre as equipes pela Série A2 do Campeonato Paulista aconteceu em 2015, na 18ª rodada, com vitória do Tigre do Vale por 1 a 0 no Jorjão, com gol do lateral-esquerdo Renan de Souza Barcelos.

EM JOGOS PELO PAULISTÃO, O TIGRE NUNCA PERDEU PARA O LEÃO

Já na divisão de elite do futebol paulista, o Grêmio Novorizontino nunca perdeu para o Mirassol. Nos sete duelos pelo Paulistão, houve uma vitória do Tigre por 3 a 1 no Jorjão, em 2018, com gols de Safira, Juninho e Cléo Silva para o Novorizontino, enquanto Paulinho descontou para o Leão, além de seis empates. Três desses empates terminaram sem gols, nos Paulistões de 2017 e 2022, ambos em Novo Horizonte, e no Paulistão de 2019, em Mirassol. Outros três terminaram em 1 a 1: no Paulistão de 2020, no Jorjão, com Jenison marcando para o Tigre logo no primeiro minuto e Camilo empatando para o Leão aos 38 do primeiro tempo; no Paulistão de 2021, em Mirassol, quando Fabrício marcou para o Leão aos 17 e Jenison empatou aos 37, ambos no primeiro tempo; e no Paulistão de 2024, também em Mirassol, com gols nos acréscimos do segundo tempo – Gabriel Santana fez para o Leão aos 50 minutos, e Geovane empatou aos 53.

PELA SÉRIE C DO BRASILEIRO DE 2021: DUAS VITÓRIAS DO TIGRE

Na Série C do Campeonato Brasileiro de 2021, os dois confrontos entre as equipes terminaram com vitórias do Tigre pelo placar de 1 a 0. No Jorjão, Michel Douglas marcou aos 25 minutos do segundo tempo, e no Maião, no dia 25 de setembro, um sábado, o lateral-esquerdo Guilherme Lazaroni garantiu a vitória aos 42 minutos da etapa final.

PELA SÉRIE B DO BRASILEIRO DE 2023: DUAS VITÓRIAS DO TIGRE

Na Série B do Brasileiro de 2023, o Mirassol disputou a competição pela primeira vez e, nos dois duelos contra o Grêmio Novorizontino, foi derrotado em ambas as partidas. No primeiro turno, pela 4ª rodada, o Leão da Araraquarense recebeu o Tigre do Vale no Maião, em Mirassol, no dia 3 de maio, às 19 horas. O Novorizontino venceu por 2 a 0, com Geovane marcando o primeiro gol aos 40 minutos do primeiro tempo e Ronaldo ampliando aos 20 da segunda etapa. O jogo teve oito cartões amarelos, dois para jogadores do Mirassol – Manoel Ferreira Lima Neto, aos 15 minutos do primeiro tempo, e Silvinho, aos 40 do segundo – e seis para atletas do Novorizontino, todos no segundo tempo: Ronaldo aos dois minutos, Geovane aos oito, Douglas Baggio aos 14, Adriano aos 26, Raul Prata aos 37 e Roberto aos 41.

NO RETURNO: 2 A 1 PARA O TIGRE, NO JORJÃO

No returno, pela 23ª rodada, no dia 11 de agosto, uma sexta-feira, às 19 horas, o Tigre venceu por 2 a 1 no Jorjão. Logo no primeiro minuto, Zé Roberto abriu o placar para o Leão, mas o Novorizontino virou com gols de Douglas Baggio, aos 17 do primeiro tempo, e Rodolfo, aos 37 do segundo. Neste jogo, o atacante Jenison, aos 27 do primeiro tempo, e o técnico Eduardo Baptista, aos 36 da mesma etapa, ambos do Novorizontino, foram expulsos. Antes deles, aos 31 minutos, o atacante Zé Roberto, do Mirassol, também recebeu cartão vermelho.

NA COPA PAULISTA DE 2018: LEÃO 1 X 0 TIGRE – TIGRE 2 X 2 LEÃO

Pela Copa Paulista de 2018, no primeiro turno, o Leão venceu em Mirassol pelo placar de 1 a 0, no dia 5 de agosto, um domingo, às 10 horas, com gol de Lucas Rodrigues da Silva, o Lucão. No returno, em Novo Horizonte, houve empate em 2 a 2. Carlos Eduardo Barone Barbosa e Carlos Henrique de Moura Brito, o Carlão, marcaram para o Mirassol, respectivamente aos 16 e 33 minutos do primeiro tempo, enquanto Elvis Marley Aparecido Bittencourt, o Elvinho, e Matheus Vieira da Silva fizeram para o Novorizontino, aos 35 e 50 minutos do segundo tempo.

NO 1º TURNO DA SÉRIE B DE 2024: TIGRE 1 X 1 LEÃO

O oitavo empate entre Grêmio Novorizontino e Mirassol ocorreu no dia 2 de julho de 2024, no primeiro turno do Brasileiro da Série B, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi – o Jorjão, em jogo válido pela 13ª rodada. O primeiro gol saiu logo aos oito minutos do primeiro tempo, marcado por Fabrício Daniel, atacante do Novorizontino que atualmente joga pelo São Bernardo FC. O empate veio ainda no primeiro tempo, aos dois minutos dos oito minutos de acréscimo concedidos pelo árbitro Lucas Paulo Torezin, que distribuiu 12 cartões amarelos e expulsou o técnico Eduardo Baptista e o atacante Paulo Vitor, atualmente atuando no futebol português.

NO RETURNO: MIRASSOL 1 X 0 NOVORIZONTINO

A segunda vitória do Mirassol diante do Novorizontino na história aconteceu no returno do Brasileiro da Série B de 2024, no dia 19 de outubro, um sábado, às 17 horas, no Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, em Mirassol. O Leão venceu por 1 a 0, com gol de cabeça do lateral-direito Alex Silva aos 28 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio do também lateral Zeca, que, sendo ambidestro, também atua pelo lado esquerdo.

Confira também: