CANDANGÃO: Temporada 2025 começa com 5 jogos no final de semana

O Ceilândia é o atual campeão, conquistando o tricampeonato em 2024

Candangão
Foto: Assessoria FFDF

Brasília, DF , 17 (AFI) – O Campeonato Brasiliense, mais conhecido como Candangão, inicia neste sábado (18), com dez equipes buscando levantar a taça em 2025: Gama, Brasiliense, Capital, Ceilandense, Ceilândia, Legião, Paranoá, Real Brasília, Samambaia e Sobradinho. O Ceilândia é o atual campeão, conquistando o tricampeonato em 2024.

A tabela básica da competição também foi sorteada. Os cinco melhores colocados na temporada passada mandarão cinco partidas em casa: Ceilândia, Capital, Gama, Brasiliense e Paranoá. Os demais, Real Brasília, Samambaia, Ceilandense e os recém-promovidos Sobradinho e Legião, quatro cada um.

O clássico entre Brasiliense e Gama será na penúltima rodada com mando do Jacaré, em 22 de fevereiro, no Serejão, em Taguatinga. O torneio será paralisado no carnaval em atendimento à Segurança Pública do Distrito Federal.

PRIMEIRA RODADA

Os duelos da primeira rodada do Candangão 2025 serão:

Gama x Sobradinho

Capital x Ceilandense

Ceilândia x Real Brasília

Brasiliense x Samambaia

Paranoá x Legião

EQUIPES

BRASILIENSE

O Jacaré quer voltar a assustar! A expectativa do Brasiliense, segundo maior campeão do Campeonato Candango, é retornar ao pódio da competição. Após ser eliminado de forma precoce na última edição e sofrer a amarga derrota para o Real Brasília na final de 2023, o time amarelo quer abocanhar os adversários e levantar a taça da competição pela 12ª vez. Além disso, o time quer figurar outra vez na Série D do Campeonato Brasileiro. 

Para cumprir esse objetivo, a diretoria do Jacaré foi pontual na renovação do elenco, com a chegada de 11 novos reforços. A grande aposta é Apodi, velho conhecido dos amantes do futebol brasileiro. Pela primeira vez vestindo a camisa de um time do Distrito Federal, o atacante conversou com o Distrito do Esporte e disse estar com boas expectativas para o campeonato.

GAMA

A lista dos favoritos ao título do Campeonato Candango conta com um nome de peso: Sociedade Esportiva do Gama. Mesmo fora das últimas decisões, nenhum outro time tem tantas taças como o alviverde. E o objetivo do Periquito para essa temporada é levantar, pela 14ª vez, o tão sonhado troféu da maior competição do Distrito Federal e voltar a figurar no cenário nacional do futebol.

E não parou por aí. Mais de uma dezena de nomes chegaram para integrar o plantel com meta de brigar pelo título do Candangão. Entre eles, os laterais Fabinho, Lucas Piauí e Toninho Paraíba. Alguns permaneceram, como Nunes, ídolo da torcida, o goleiro Renan Rinaldi e o zagueiro Wellington; Outros subiram das categorias de base e terão sequência como opções no profissional. É o caso do atacante Walmir e do goleiro Gui.

CAPITAL SAF

Em 2024, o Capital alcançou o maior resultado da breve história do clube, com o calendário completo para a temporada 2025. Agora, o Coruja chega para o Campeonato Candango 2025 com muita euforia por parte dos torcedores. Atual vice-campeão regional, o tricolor chega para a temporada de estreia em divisões nacionais. Para os novos compromissos, a equipe renovou com os pilares do último ano e trouxe novos rostos experientes para o plantel.

Para o Capital, o que falta para cravar o nome no topo do futebol do Distrito Federal é o tão sonhado título do Campeonato Candango. A conquista não apenas serviria para ostentar a taça, mas, também, para consolidar o trabalho interno feito no clube. Fora, é claro, os investimentos realizados a partir da adoção do modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

CEILANDENSE

O Ceilandense está focado em escrever um novo capítulo no futebol do Distrito Federal, após a frustrante temporada de 2024. Com a estreia no Campeonato Candango 2025 se aproximando, o clube se prepara para encarar os desafios da temporada com dedicação e otimismo. Sob o comando do técnico Mariozan Felipe, a equipe está focada em surpreender e levantar o caneco da temporada

CEILÂNDIA

Se há algo que o torcedor do Ceilândia se acostumou é com finais. Das últimas 4 edições do Campeonato de Futebol do Distrito Federal, apenas em 2023 – ano no qual o Real Brasília sagrou-se campeão inédito – o Gato Preto não se fez presente. Destas, foi em 2024 que os comandados da família Almeida saíram da fila e incluíram uma terceira estrela no brasão alvinegro –  2010, 2012 e 2024.

LEGIÃO

O Legião entra em 2025 com um objetivo claro: permanecer na primeira divisão do Campeonato Candango. Entretanto, quando a caminhada é longa o descanso é curto. Por isso, a pré-temporada foi intensa, com mais de dois meses de preparação, incluindo sete amistosos e mais de 50 sessões de treino. Segundo o técnico Marcus Vinícius, os resultados do período foram positivos, superando as expectativas, tanto no desempenho, quanto na evolução do elenco, o que reforça a confiança para a disputa do torneio regional.

PARANOÁ

Terceiro colocado na edição de 2023, o Paranoá vem mordido após perder a classificação para o mata-mata por um ponto na última temporada. Com apenas o Campeonato Candango dentro do calendário oficial, a equipe realizou alguns jogos-treinos na pré-temporada para preparação física e técnica do plantel que será comandado por Klésio Borges.

Foram dois anos seguidos “morrendo na praia”. Em 2023, foi eliminado a um jogo da final contra a equipe que seria campeã, o Real Brasília. No ano seguinte, com um novo planejamento e em busca de superar os antigos traumas, mais uma vez bateu na trave. Desta vez, ficou a apenas um ponto de avançar para a segunda fase, mas ficou na 5ª colocação e adiou o sonho mais uma vez.

REAL BRASÍLIA

Criado em 2016, o Real Brasília viveu altos e baixos nos últimos dois anos. Com vaga garantida apenas para a disputa do Campeonato Candango de 2025 no calendário da equipe profissional, o clube encara a competição como uma “prova de fogo”. A principal, e talvez única meta esportiva no futebol masculino profissional, é conquistar o título regional, que lhe garantiria o tão sonhado retorno às competições nacionais em 2026.

Campeão do Candangão de 2023, o Real amargou uma sexta colocação na fase inicial da última edição. Um ano depois de conquistar o primeiro título regional, o desempenho frustrou os torcedores. 

SAMAMBAIA

O Samambaia vem para o terceiro ano consecutivo disputando a elite do Campeonato Candango. O clube conseguiu o acesso na temporada 2022, quando derrotou o Real Brasília nos pênaltis e se consagrou campeão da Segunda Divisão do torneio local. De lá para cá, o Cachorro Salsicha fez duas campanhas bastante parecidas nos torneios anteriores, conseguindo permanecer na primeira divisão e evitando a volta para a escuridão do futebol local.

Em 2023 a equipe terminou na 7ª colocação, com 13 pontos conquistados, e viu o Taguatinga e o Brasília serem rebaixados. No ano passado o Cachorro Salsicha permaneceu na mesma posição, mas desta vez arriscava ser rebaixado até a penúltima rodada do Campeonato Candango. Desta vez sobrou para Planaltina e Santa Maria, que caíram de divisão e devem lutar novamente para chegar à elite. Na atual temporada, o clube deve brigar no meio da tabela.

SOBRADINHO

O Leão da Serra está preparado para o Campeonato Candango 2025! Após uma temporada de glórias, quando conquistou o acesso de volta à elite local, o Sobradinho agora foca todas as atenções para a única competição que tem pela frente. O clube alvinegro investiu muito bem durante a pré-temporada e foi bastante ativo no mercado da bola, trazendo jogadores bastante conhecidos e mesclando com atletas que foram campeões na Segundinha em 2024.

TRANSMISSÕES NA TV E INTERNET

Pelo segundo ano consecutivo, a Record Brasília será a emissora oficial do Candangão BRB. A parceria inclui uma ampliação na cobertura jornalística e transmissão ao vivo de um jogo por rodada. Em 2024, o segundo jogo da decisão foi transmitida pelo veículo. E para este ano a Record reforça seu compromisso com o futebol local.

Os demais jogos da competição serão transmitidos ao vivo pela FFDFTV, no YouTube, proporcionando acessibilidade para os torcedores acompanharem suas equipes favoritas. Você também pode acompanhar pelo PLACAR AO VIVO do Portal Futebol Interior.

REGULAMENTO E FÓRMULA DE DISPUTA

A fórmula de disputa do Candangão 2025 será semelhante da edição de 2024, mas com a alteração no formato da final. Nesta edição, os 10 times se enfrentarão entre si na primeira fase em turno único, no sistema de pontos corridos. As quatro equipes mais bem colocadas ao final da fase classificatória avançarão para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, com a final em duelo único, em mando neutro, com possível decisão por pênaltis, em caso de empate. Esse formato visa garantir uma competição justa e emocionante para os torcedores.

BOLA OFICIAL

A bola utilizada na edição do Campeonato Candango 2025 será da fabricante Ulhsport, a mesma utilizada nas competições do Campeonato Brasileiro da série C e D. O objeto foi bem recebido pelos clubes e já exibida pela FFDF durante o arbitral.

image 330
CANDANGÃO: Temporada 2025 começa com 5 jogos no final de semana 23
FINALIZADO
CEI
Ceilândia-DF
1 0
RFC
Real Brasília-DF
FINALIZADO
PDF
Paranoá
2 0
LEG
Legião-DF
FINALIZADO
BRS
Brasiliense-DF
2 1
Samambaia
Samambaia
FINALIZADO
CAP
Capital-DF
4 1
SEC
Ceilandense
FINALIZADO
GAM
Gama-DF
0 0
SOB
Sobradinho