Flamengo fica no cheirinho. Liverpool é Campeão do Mundo !

Há duas fortes razões para explicar a derrota do Flamengo na final do Mundial de Clubes. Acompanhe !

Há duas fortes razões para explicar a derrota do Flamengo na final do Mundial de Clubes. Acompanhe !

0002050438343 img

Depois de ver seu time conquistar os títulos dos Campeonatos Carioca, do Brasileirão e da Copa Libertadores, a fanática torcida do Flamengo queria a “cereja do bolo” ou o título mundial interclubes, neste sábado lá no Catar. Para tanto, era preciso vencer o Liverpool, da Inglaterra, considerado hoje o melhor time europeu nesse momento.

A massa rubro negra até chegou ao estádio de Doha, na Arábia Saudita, com o “cheirinho” de mais um título na atual temporada. Mas esse sonho dourado não pôde ser realizado. Primeiro porque o adversário do Mengão era mesmo bem superior a ele (no toque de bola, na armação tática e no preparo físico).

TROCAS INEXPLICÁVEIS
E segundo, porque durante o transcorrer da partida o português Jorge Jesus fez algumas alterações inexplicáveis para quem acompanhou a partida. Primeiro sacou do time Arrascaeta, que, ao lado de Gabigol e Bruno Henrique, formam o trio atacante mais poderoso das Américas.

Depois sacou o excelente meio campista Everton Ribeiro, que todos sabem é o termômetro do meio campo rubro negro. No final, talvez já no desespero, colocou o jovem Lincoln em campo, como se esse garoto que decidiu uma final contra o Botafogo carioca, fosse capaz de repetir seu feito e marcar o gol salvador do Flamengo neste jogo (que o levaria a decisão por pênaltis).

NÃO COLOU…
Jesus, explicou no final, que os jogadores titulares que saíram, foram substituídos porque estavam exageradamente desgastados. Se foi por isso, tudo bem. É aceitável. Mas o Liverpool não fez isso e manteve seus titulares quase o tempo todo.

Por isso, chegou a uma justa vitória já na prorrogação da partida (aos 8 minutos dessa fase, Firmino marcou o gol da vitória da equipe inglesa). Muitos vão dizer que o placar foi “só” 1 a 0 para o Liverpool, e que o Flamengo poderia ter vencido a partida.

Torcida do Flamengo aplaudiu time após derrota

Torcida do Flamengo aplaudiu time após derrota

FALTOU O GOL
Discordo. No primeiro tempo o Flamengo até correu mais e pressionou o time inglês. Mas, apesar dessa pressão, não teve competência para fazer ao menos um gol. Aliás, durante todo o jogo, Alison, goleiro brasileiro que defende o Liverpool, não fez uma só grande defesa (prova de que o Flamengo não conseguiu concluir com sucesso!).

Depois das substituições feitas por Jorge Jesus, o rubro negro carioca caiu ainda mais de produção e mereceu o gol marcado com competência por Firmino, do Liverpool. Lembro ainda que quando o Flamengo esteve melhor em campo, houve um pênalti legítimo que o árbitro não quis marcar, em favor do time inglês.

FAVORITISMO CONFIRMADO

Apesar das orações, não deu para o Mengão
Apesar das orações, não deu para o Mengão

Ou seja, o placar final da partida poderia ter sido de 2 a 0 e não 1 a 0 como o jogou terminou. Em resumo. Liverpool como melhor time europeu confirmou seu favoritismo.

Mesmo chegando mais tarde no Catar do que o Flamengo e de ter jogado as semifinais na quinta-feira, enquanto o Flamengo jogou um dia antes, na quarta, e teve um dia a mais para descansar, o time de Salah provou ser superior.

Ficou provado ainda que o futebol europeu é mesmo o melhor do mundo nesse momento. E o Liverpool por sua vez mostrou que neste momento não há nenhuma equipe com o seu potencial. É, portanto, campeão mundial inter clubes, com toda a justiça. Não é preciso dizer mais nada.

C * U * R * T * A * S

MELHOR ERRADO

* TECNICAMENTE esse jogo final do Mundial Inter Clubes foi de bom nivel. Houve também muita aplicação dos dois lados. Todos os atletas deram tudo que tinham em busca da vitória. Ninguém afinou.

No final do jogo, Salah ganhou o troféu bola de ouro que é entregue ao melhor jogador do Mundial. Errado. Acho que o melhor foi Firmino, que decidiu os dois jogos em favor do Liverpool, tanto nas semifinais como na final. Bruno Henrique ganhou o troféu de prata. Merecido. Ele foi o melhor atacante do Flamengo nos dois jogos.Está em fase excepcional.

Belíssimo estádio em Doha, no Catar

Belíssimo estádio em Doha, no Catar

BOM PÚBLICO
* MAIS DE 45 mil pessoas lotaram o estádio de Doha. Torcida flamenguista compareceu com pelo menos 19 mil. O restante torceu pelo Liverpool que tem muito prestigio naquela região do mundo.

O Liverpool nunca havia conquistado esse troféu de melhor clube do mundo. Foi seu primeiro titulo nesta competição. O Flamengo já havia conquistado esse troféu em 81 quando tinha um time fabuloso onde Zico era o principal jogador. De qualquer forma, o vice ficou bem para o Mengão que ganhou todo o resto que disputou durante a atual temporada.

MENGO E RENOVAÇÕES

0002050438366 img

* DIRETORIA rubro negra agora precisa renovar o contrato de Jorge Jesus. O técnico português é muito bom e poderá ainda dar grandes alegrias a fanática torcida do Flamengo. Também é necessário manter os jogadores cujos contratos estão no final.

Um deles é Gabigol, que foi o artilheiro máximo do Flamengo na atual temporada. Dizem que ele tem ótimas propostas e pode deixar o rubro negro carioca.

Se isso ocorrer, ele vai fazer falta porque não há substitutos a altura prá ele no futebol brasileiro nesse momento. Nem no sub 20 do Flamengo.

* ALÉM dos troféus aos melhores jogadores, o Flamengo também recebeu o troféu de vice campeão mundial. O Liverpool ficou com o de ouro. O Monterrey do México ganhou nos pênaltis do Al Hilal a decisão pelo terceiro lugar (4×3). Troféu valorizou o futebol mexicano.