Flamengo é o exemplo a ser seguido em 2020
Dos títulos que disputou só não ganhou o Mundial de Clubes. No mais, venceu tudo com larga vantagem sobre os adversários
Dos títulos que disputou só não ganhou o Mundial de Clubes. No mais, venceu tudo com larga vantagem sobre os adversários
Campinas, SP, 02 – Chegamos ao final de mais um ano. Sai 2019, entra 2020. Neste ano que termina nas próximas horas o futebol brasileiro teve como maior destaque o Flamengo ,do Rio de Janeiro. Dos títulos que disputou só não ganhou o Mundial de Clubes. No mais, venceu tudo que lhe surgiu pela frente com larga margem de vantagem sobre seus adversários.
Começou lá atrás com a conquista de mais um título de campeão carioca de futebol. Depois veio o Campeonato Brasileiro onde fez uma campanha irretocável, com recordes em cima de recordes, que o qualificaram como melhor time de futebol do País. Para completar, faturou a Copa Libertadores de América, título sonhado anualmente por todos os grandes clubes sul americanos.
SÓ PERDEU UMA TAÇA
A única frustração ficou por conta do Mundial de Clubes disputado lá no Catar, onde foi derrotado pelo excelente Liverpool da Inglaterra, por 1 a 0, numa partida que mostrou qualidades mas não as necessárias para ficar com o caneco. A partir do dia primeiro de janeiro que chega o Mengão, por tudo que citei, é o modelo ideal para ser copiado pelos seus concorrentes em todas as disputas que surgirem à frente.
À principio, ainda vejo o time da maior torcida do Brasil, como favorito pelo menos no Campeonato Carioca. Depois, quando surgirem as competições mais qualificadas, esse favoritismo já não será tão grande, mas ainda o necessário para mantê-lo entre os times com maior potencial para ser campeão.
RIVAIS SEM DINHEIRO
Maior problema dos adversários do rubro negro carioca será sem dúvida ter recursos suficientes para contratar reforços e ainda esperar que a “química” dê resultado.
Quando digo “química”, quero dizer no rápido entendimento entre os jogadores que vão formar o time titular de cada clube com o treina dor que chegou ou que ainda continua no cargo.
Se essa “química” não der certo, o insucesso é certo. Mas se der, a chance de um ou mais títulos na temporada será grande. Neste ano que termina o Flamengo provou que esse entrosamento jogadores/técnico será fundamental.
No início de 2019 o Mengão começou com Abel Braga que não foi muito feliz no comando do time. Mas bastou chegar o português Jorge Jesus para que as coisas se engrenassem.
DESLANCHOU COM PORTUGA
Com a presença do português e mais algumas contratações, em curto espaço de tempo o time deslanchou. Daí para a conquista de títulos citados acima, foi um passo curto e decisivo.
Em 2020, nos clubes paulistas, só o São Paulo vai ser dirigido pelo mesmo treinador de 2019, o polêmico Fernando Diniz (um técnico que apesar de ter classificado o time para a fase de grupos da Libertadores, ainda não foi aprovado pelo torcedor!).
Corinthians, Palmeiras e Santos por sua vez trocaram seus treinadores. O Timão terá Thiago Nunes, que montou o excelente time do Athletico Paranaense. É um bom treinador e tem tudo para acertar no alvinegro paulistano.
VETERANO NO VERDÃO
No Verdão o “novo” técnico é um veterano, o polêmico Vanderlei Luxemburgo. Ele fez bom trabalho no Vasco em 2019, mas não sei se repetirá o mesmo no Palmeiras. Mas a tendência é que ele não decepcione.
Quanto ao Santos, sua diretoria resolveu dar um passo ousado. Contratou o português Jesualdo Ferreira, que já tem 74 anos. Seu currículo até que é atraente, mas não se sabe o que ele poderá fazer no comando do elenco do alvinegro da Vila.
Melhor esperar e só depois analisar seu trabalho. Por enquanto não dá para antecipar nada.
PRIMEIRO TESTE
O primeiro teste para os quatro grandes do Estado de São Paulo será no Campeonato Paulista. Esse torneio ainda neste mês de janeiro, dia 22, uma quarta feira à noite. Até lá as interrogações ficarão de pé.
Só depois do primeiro turno do Paulistão é que haverá condições de se dizer alguma coisa. Antes é quase impossível, ou será que tem alguém entre nós que sabe ler o futuro??
C * U * R * T * A * S
* TENHO algumas observações a fazer, mas antes de tudo quero deixar aqui os meus votos de um Feliz Ano Novo para todos vocês, meus leitores. Que todos tenham saúde e grandes momentos nesse ano que chega.
Que o número de boas notícias sejam bem maiores do que as ruins. Que cada um pelo menos consiga realizar durante o ano de 2020 um de seus grandes projetos. Eu vou continuar aqui no FUTEBOL INTERIOR, sempre otimista e sempre dedicado a analisar os fatos mais importantes de cada semana. Um carinhoso abraço a todos vocês.
* A COPA São Paulo de Futebol Junior começa dia 2 de janeiro, quinta-feira. Confiram os jogos dos quatro grandes do Estado. Na quinta feira, o Palmeiras enfrenta o União Rondonópolis, as 21h30. Na sexta feira será a vez do Santos jogar contra o Timon, as 19h45 e do Corinthians pegar o Retrô, as 21h30.
O São Paulo tem sua estreia marcada para o sábado contra o Operário, as 16 horas. Destaque ainda para a Portuguesa de Desportos que vai enfrentar o São Bento, de Sorocaba, no sábado as 20h45. Favoritismo é dos clubes paulistas.
OS PRIMEIROS PEGAS
* O CAMPEONATO Paulista começa no dia 22 de janeiro, uma quarta feira. As 17 horas jogam Novorizontino x Oeste, em Novo Horizonte. A Internacional de Limeira encara o Guarani, as 19h15.
O Palmeiras visita o Ituano, em Itu, as 19h15. E o São Paulo enfrenta o Agua Branca, as 21h30, no Morumbi. Na quinta feira, a Ferroviária joga contra o Mirassol, as 16h30. A Ponte Preta pega o Santo André, as 19 horas.
O Santos enfrenta o Bragantino, as 19h15 e o Corinthians pega o Botafogo as 21h30no Itaquerão. Dos grandes só o Verdão vai jogar fora.






































































































































