Espanhol: Disputa pelos prêmios individuais terá ganhadores revelados após a última rodada

O troféu Zarra, de maior artilheiro, até o momento será entregue a Borja Mayoral, que tem liderado esse ranking com seus 15 gols.

Certamente será divertido assistir essa batalha chegar ao seu fim na última rodada

Espanhol,
Foto: Divulgação

São Paulo, SP , 22 (AFI) – Os resultados da 37ª rodada do Campeonato Espanhol/LALIGA EA SPORTS criaram uma situação particularmente incomum, pois o título, a corrida pela vaga na Europa League e a luta contra o rebaixamento já foram decididos antes da rodada final da campanha. Depois de 1930/31 e 2017/18, esta é apenas a terceira vez na história da primeira divisão do futebol espanhol que não há nenhum objetivo principal para os clubes decidirem ao entrar na última rodada. No entanto, há várias disputas individuais e outras histórias que merecem atenção.

Sørloth ultrapassa Dovbyk, mas o Pichichi ainda não está decidido

Concedido a cada ano ao artilheiro da liga, o Troféu Pichichi é um dos prêmios individuais mais prestigiados do futebol espanhol. Alexander Sørloth é o líder entrando no último dia de jogo, após sua sensacional performance de quatro gols contra o Real Madrid na penúltima rodada, reminiscente do hat-trick de Diego Forlán na 37ª rodada quando ele venceu em 2004/05, também pelo Villarreal CF.

Sørloth chegou aos 23 gols, mas Artem Dovbyk do Girona FC ainda está muito próximo na disputa com 21 gols. Além disso, Dovbyk jogará em casa na última rodada contra o Granada CF, que está em penúltimo na tabela e que possui uma média de 1,95 gols sofridos por jogo nesta temporada, o segundo pior recorde da divisão.

O técnico do Girona FC, Míchel, tentará apoiar Dovbyk o máximo que puder, como revelou após a 37ª rodada. O treinador disse em uma coletiva de imprensa: “Eu disse a Dovbyk que Sørloth tinha marcado quatro e ele fez uma cara e tanto. Então, eu disse a ele que ‘Espero que você possa virar o jogo, mesmo que seja muito difícil contra o Granada CF’.”
 

Certamente será divertido assistir essa batalha chegar ao seu fim na última rodada, quando o Girona FC recebe os já rebaixados andaluzes e o Villarreal CF visita o CA Osasuna.
 

O Troféu Zarra pode escapar das mãos do lesionado Borja Mayoral
 

O troféu Zarra, de maior artilheiro, até o momento será entregue a Borja Mayoral, que tem liderado esse ranking com seus 15 gols. Mesmo que o atacante do Getafe CF não jogue desde o primeiro fim de semana de março devido a uma lesão de longo prazo, ele teve um bom desempenho nos três quartos da temporada e nenhum outro espanhol conseguiu estar à frente dele.
 

No entanto, Álvaro Morata empatou com 15 gols ao marcar na 37ª rodada pelo Atlético de Madrid. O camisa 9 dos Colchoneros terá a chance de aumentar sua contagem na rodada final, quando o Atleti visita a Real Sociedad. Se ele fizer isso, poderá vencer o Troféu Zarra de forma absoluta, o que seria a primeira vez em sua carreira.

Ter Stegen pode subir para o primeiro lugar e manter o Troféu Zamora

O outro principal prêmio individual é o Troféu Zamora, concedido a cada temporada ao goleiro com a melhor média de gols sofridos entre aqueles que jogaram um mínimo de 28 jogos. Esse total qualificatório geralmente não é tão importante, mas este ano pode ser decisivo, pois o atual vencedor do Troféu Zamora, Marc-André ter Stegen, jogou atualmente 27 partidas, tendo perdido boa parte da temporada do FC Barcelona por lesão. Se o alemão jogar na 38ª rodada, quando o FC Barcelona visita o Sevilla FC na noite de domingo no último jogo de toda a temporada, ele poderá se qualificar e melhorar sua média atual de 0,96 para 0,93 com um jogo sem sofrer gols.
 

Isso seria melhor que o atual líder do Troféu Zamora, Unai Simón, cujo recorde é de 0,94. Havia uma teoria de que o Athletic Club poderia poupar Simón em seu último jogo e permitir que ele mantivesse essa estatística impressionante, mas a comissão técnica do clube basco agora sabe que Ter Stegen o superaria com um jogo sem sofrer gols. Assim, é provável que ambos os goleiros joguem e tentem fazer todas as defesas possíveis na 38ª rodada, com o Athletic Club jogando fora contra o Rayo Vallecano no sábado e o FC Barcelona fora contra o Sevilla FC no domingo.
 

Há também um terceiro candidato, Álex Remiro da Real Sociedad. Ele atualmente tem um recorde de 0,97, mas ainda pode acabar com a melhor média se os gols choverem contra seus rivais na rodada final da campanha, uma rodada que ainda tem várias disputas interessantes a serem resolvidas.

Confira também: