Espanhol: Conheça a história do derby basco entre Real Sociedad e Athletic Club
O início da década de 1980 foi uma era dourada para o futebol basco, com a La Real conquistando seus dois títulos
A histórica inimizade entre as duas maiores cidades do País Basco, encontrou uma saída esportiva quando o futebol chegou
São Paulo, SP , 08 (AFI) – O Basque Derby da LALIGA EA SPORTS é um confronto único no futebol mundial, com a rivalidade entre o Athletic Club de Bilbao e o Real Sociedad de San Sebastián indo muito além do futebol.
A histórica inimizade entre as duas maiores cidades do País Basco, a industrial Bilbao e a aristocrática San Sebastián, encontrou uma saída esportiva quando o futebol chegou no início do século XX.
Exibições e jogos amigáveis entre os clubes começaram imediatamente, e o início da Basque Regional League em 1913 trouxe status oficial ao confronto. Um famoso derby inicial em fevereiro de 1914 foi vencido por 3-2 pelo Athletic, com o lendário atacante Los Leones, Pichichi, marcando o primeiro gol.
A rivalidade continuou com o início da temporada inaugural da LALIGA em 1928/29, quando a equipe de Bilbao virou o jogo de 0-2 para vencer o primeiro derby por 4-2. Telmo Zarra, do Athletic Club, é o artilheiro líder do confronto na história da LaLiga Santander, com 14 gols, incluindo cinco gols em uma vitória por 7-1 em San Mamés na temporada 1950/51. O maior artilheiro de todos os tempos da La Real, Jesus María Satrustegui, marcou 13 gols em seus 16 derbies nas décadas de 1960 e 1970.
O início da década de 1980 foi uma era dourada para o futebol basco, com a La Real conquistando seus dois títulos da LALIGA EA SPORTS até o momento em 1980/81 e 1981/82, e o Athletic Club seguindo com um bicampeonato nos dois anos seguintes. Um derby em 1983/84 aconteceu no último dia da temporada em San Mamés, quando o zagueiro do Athletic Club, Iñigo Liceranzu, marcou dois gols em uma vitória por 2-1, garantindo o título mais recente do clube na LALIGA EA SPORTS.

Até o momento, houve 153 derbies bascos na LALIGA, com o Athletic Club vencendo 61 vezes, a La Real 53 vezes e 39 empates. Um dos encontros mais importantes ocorreu na final da Copa del Rey de 2019/20, quando o Real Sociedad triunfou por 1-0 graças a um pênalti convertido por Mikel Oyarzabal.
Muitos jogadores atuaram pelos dois clubes ao longo dos anos, incluindo o ex-meio-campista e treinador do Athletic Club, Gaizka Garitano. Apenas dois jogadores marcaram para ambos os lados no confronto, o atacante Rafa Iriondo nas décadas de 1950 e 1960, e o atacante Pedro Uralde na década de 1980. Mais recentemente, a transferência do zagueiro espanhol Iñigo Martinez, hoje no FC Barcelona, do La Real para o Athletic Club em janeiro de 2018 sempre garante uma recepção acalorada em San Sebastián. Em julho de 2019, a La Real revidou contratando o goleiro Álex Remiro. E no verão de 2021, Álex Petxarroman, que acabou de se juntar ao FC Andorra da LALIGA HYPERMOTION, saltou da academia de jovens de Zubieta para o Athletic Club, sendo o último jogador a cruzar o Basque Derby de uma cidade para a outra.
No entanto, enquanto as emoções podem estar à flor da pele no dia do derby, jogadores e torcedores de ambos os clubes também percebem o quanto têm em comum, incluindo estádios modernos recentemente redesenhados em San Mamés e no Reale Arena. Torcedores da casa e visitantes se misturam tanto fora quanto dentro dos estádios no dia do derby, com o vermelho e branco do Athletic Club se misturando com o azul e branco (txuri-urdin, em basco) da Real Sociedad por toda a cidade. Tanto dentro quanto fora de campo, o derby basco mostra muito do que é positivo sobre a LALIGA EA SPORTS.






































































































































