Há 30 anos, Grêmio segurava o Vasco e conquistava a primeira Supercopa do Brasil
Competição nacional foi disputada apenas três vezes: em 1990 e 1991, retornando na atual temporada
Competição nacional foi disputada apenas três vezes: em 1990 e 1991, retornando na atual temporada
Porto Alegre, RS, 18 (AFI) – Há exatos 30 anos, o Grêmio conquistava o título da primeira Supercopa do Brasil, competição criada em 1990 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que confrontava o campeão brasileiro de 1989, o Vasco da Gama, e o vencedor da primeira Copa do Brasil, o próprio Tricolor dos Pampas, em 1989.
Por falta de datas no calendário do futebol brasileiro, os clubes e a CBF decidiram que o troféu seria entregue ao time que obtivesse o melhor desempenho no confronto direto que ocorreria pela fase de grupos da Copa Libertadores de 1990.
No primeiro duelo, em 14 de março, no estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre (RS), vitória gremista por 2 a 0, gols de Nilson e Darci. O título tricolor veio no jogo de volta, dia em 18 de abril, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), após empate sem gols.
O Grêmio, comandado pelo técnico Evaristo Macedo, foi campeão com: Mazaropi, Alfinete, Luís Eduardo, Vilson e Hélcio; Jandir, Lino, Cuca e Darci; Nilson e Paulo Egídio. O curioso é que o Tricolor jamais recebeu um troféu pela inédita conquista.
Cabe destacar que a Supercopa do Brasil foi disputada apenas três vezes: além de 1990, houve uma outra experiência em 1991, quando o Corinthians derrotou o Flamengo. Já no começo da atual temporada, o Mengão venceu o Athletico-PR no retorno da competição após 29 anos.






































































































































