Rádio Clube do Pará completa 92 anos de fundação
Sua transmissão inaugural aconteceu em 22 de abril de 1928, apenas cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira
Sua transmissão inaugural aconteceu em 22 de abril de 1928, apenas cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira
Belém, PA, 22 (AFI) – A Rádio Clube do Pará completa nesta quarta-feira 92 anos de fundação. Sua transmissão inaugural aconteceu em 22 de abril de 1928, apenas cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
HISTÓRIA
O esporte foi prioridade para a Clube desde o início, por causa da paixão de Edgar Proença pelo futebol. A Clube foi a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de futebol, em 1935, jogo narrado pelo próprio Edgar Proença. No Brasil, a primeira transmissão tinha ocorrido em 1932.
COPA DO MUNDO
A Rádio foi também a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de Copa do Mundo, a final de 1950, no Rio de Janeiro, contra o Uruguai.
A narração ficou a cargo de Edyr Proença, filho de Edgar Proença. O primeiro programa foi o Cartaz Esportivo, criado em 1939, e que ainda hoje está no ar.
OUTROS FATOS
A Rádio Clube do Pará é uma emissora moderna, alinhada com o novo perfil das rádios, voltada para o jornalismo, o esporte, a prestação de serviço e o entretenimento. A emissora está nas mãos da família Barbalho desde 1986.
Em 1993, ela foi integrada ao sistema da Rede Brasil Amazônia de Comunicação, no 3º andar do prédio da RBA.
Com um transmissor super potente de 20 kW, a Clube atinge em onda média toda a dimensão continental do Pará. Em onda tropical, alcança a Amazônia Legal. Além disso, a Rádio também recebe cartas de ouvintes de vários países que ouvem a Rádio pela internet.






































































































































