GAÚCHO: Grenal é adiado após atentado

Os dois rivais repudiaram as atitudes dos 'marginais' e optaram por não jogar. Uma semana em que muita violência foi vista no futebol brasileiro

Gre-Nal adiado. A confirmação foi feita pela Federação Gaúcha de Futebol através de uma nota em suas redes sociais, com apoio dos rivais

pedra grenal 2022 e1645913292650
Pedra maior do que uma mão atirada no ônibus

Porto Alegre, RS, 26 – Após o atentado ao ônibus que levava a delegação do Grêmio para o estádio Beira-Rio, o clássico contra Internacional, marcado inicialmente para este sábado, está oficialmente adiado para uma nova data, ainda não definida. A confirmação foi feita pela Federação Gaúcha de Futebol através de uma nota em suas redes sociais.

“A Federação Gaúcha de Futebol – FGF comunica que o Gre-Nal deste sábado (26) está adiado. Uma nova data será informada em breve, assim que finalizada a reunião com os clubes”, informou a federação.

Quase cerca de uma hora após o início previsto para a partida, às 19h, torcedores do Internacional começaram a deixar o estádio Beira-Rio aos poucos.

O ônibus gremista foi surpreendido por torcedores rivais já próximo ao estádio Beira-Rio. Diversos objetos foram arremessados em direção ao veículo e uma pedra atingiu Mathías Villasanti, que ficou gravemente ferido. O jogador foi levado imediatamente para o hospital.

Segundo informou a assessoria do Grêmio, o atleta paraguaio está bem e sob cuidados no hospital. O jogador realizou todos os exames e teve um traumatismo craniano (TCE) e, em virtude do traumatismo, uma concussão cerebral. O atleta não teve fratura na cabeça e sofreu escoriações no rosto e trauma no quadril.

villasanti gremio 2022 1 e1645920566254
Villansati foi o mais atingido


OS MOTIVOS
Logo após o atentado, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, argumentou que o time não entraria em campo pelos seguintes motivos:

“Não nos sentimos seguros, há um desequilíbrio técnico porque o jogador estava escalado para a partida”. O dirigente também confirmou que, logo após a federação ser comunicada sobre a decisão do Grêmio, foi feito um boletim de ocorrência.

Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, apoiou a decisão do rival de não atuar.

“O Sport Club Internacional vem aqui manifestar com veemência a contrariedade a essa violência que tem acontecido com certa constância. É lamentável que isso tenha acontecido. O Internacional vai contribuir de todas as formas para que sejam identificados aqueles que fizeram isso. O Internacional concorda com a não realização da partida”, disse Alessandro.

“O Internacional se preocupa também com o desequilíbrio técnico do campeonato. Assim como tem hoje um desequilíbrio, por óbvio, com aquilo que aconteceu também gerará outros desequilíbrios e queremos tratar disso de uma forma muito serena e tranquila com a federação para que possamos garantir a continuidade do campeonato com equilíbrio técnico que ele merece. Lamentamos e condenamos esse tipo de violência. Hoje é de um lado, amanhã pode ser de outro e temos que acabar com isso no futebol brasileiro”, continuou o presidente do Internacional.

ONDA DE VIOLÊNCIA
Ao menos outros três casos de violência a jogadores de futebol aconteceram nesta semana. O triste episódio deste sábado acontece apenas dois dias depois de algo semelhante ter ocorrido com o ônibus do Bahia, que foi atingido por uma bomba antes de um duelo pela Copa do Nordeste, contra o Sampaio Corrêa.

Machucado, o goleiro Danilo Fernandes foi levado por uma ambulância para um hospital de Salvador.

Também neste domingo, torcedores do Paraná invadiram o gramado da Vila Capanema para agredir os jogadores do clube após a confirmação do rebaixamento para a Série B do Campeonato Paranaense.

Na última sexta-feira, atletas e comissão técnica do Náutico foram confrontados por torcedores ao desembarcarem no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife. A van que transportava os jogadores foi depredada.

Confira também: