Tenistas brasileiros: os 10 maiores nomes da história do tênis

Apesar de ter apenas 18 anos, João já é um dos principais tenistas brasileiros da atualidade

Tênis
Foto: John Fornander / Unsplash

São Paulo, SP , 11 (AFI) – O ano mal começou e o Brasil já teve suas primeiras alegrias no esporte. No dia 15 de janeiro, João Fonseca estreou com uma vitória histórica sobre Andrey Rublev, então nº 9 do mundo, no Australian Open, o primeiro grand slam da temporada do tênis.
Apesar de ter apenas 18 anos, João já é um dos principais tenistas brasileiros da atualidade.

Em poucos anos de tênis profissional, ele já foi líder do ranking mundial de júniores e campeão de challengers e do NextGen ATP Finals. Apesar da derrota na fase seguinte do Australian Open, João Fonseca conseguiu entrar no Top 100 da ATP, sendo o brasileiro mais jovem a alcançar esse feito.

Além dele, o país conta também com Thiago Wild e Thiago Monteiro no Top 100 masculino, e Bia Haddad Maia entre as 100 melhores no feminino, provando ser um ótimo momento para apostas na Betfair no tênis brasileiro.

Neste texto, vamos navegar pela história deste esporte no Brasil, conhecendo os feitos dos 10 principais tenistas da nossa história. Confira!

Gustavo Kuerten
Mais conhecido como Guga, Kuerten é o maior tenista brasileiro de todos os tempos.
O catarinense conquistou três títulos de Roland Garros (1997, 2000 e 2001) e chegou a ser número 1 do mundo em 2000. Além disso, Guga se destacou pelo carisma, sendo muito querido e respeitado dentro e fora de quadra.

Maria Esther Bueno
Maria Esther Bueno foi a maior brasileira da história do tênis feminino. Vencedora de sete títulos de Grand Slam em simples e 12 em duplas, ela foi uma pioneira do esporte no País. Durante a carreira, chegou ao topo do ranking mundial três vezes e é uma das raras tenistas a conseguir títulos em três décadas diferentes.

Thomaz Koch
Um dos principais nomes do tênis brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. O gaúcho Thomaz Koch brilhou especialmente como duplista, sendo campeão de Roland Garros nas duplas mistas em 1975. Ele também foi peça fundamental da equipe brasileira da Copa Davis, disputando a competição por 16 anos.

Fernando Meligeni

Fernando “Fininho” Meligeni foi um dos maiores tenistas brasileiros nos anos 90 e início dos anos 2000. O argentino naturalizado brasileiro brilhou especialmente no saibro, chegando à semifinal nas Olimpíadas de Atlanta 1996 e em Roland Garros em 1999. Também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de 2003.

Luiz Mattar
Nos anos 1980 e 1990, Luiz Mattar foi um dos principais representantes do Brasil no circuito. Ele conquistou sete títulos da ATP e alcançou a 29ª posição no ranking mundial, sendo um dos melhores brasileiros da época.

Bruno Soares
Foi um dos maiores duplistas da história do Brasil. Bruno Soares conquistou seis títulos de Grand Slam (2 Roland Garros e 4 US Open) em duplas e duplas mistas, além de outros 35 títulos de ATP. Ele chegou a ser número 2 do mundo na categoria e aposentou-se das quadras em 2022.

Marcelo Melo
Outro grande nome do tênis brasileiro nas duplas, Marcelo Melo chegou ao topo do ranking mundial pela primeira vez em 2015, repetindo o feito mais duas vezes. Ele conquistou o título de Roland Garros em 2015 e de Wimbledon em 2017, além de alcançar em 2022 a marca de 70 finais na carreira.

Thomaz Bellucci
Thomaz Bellucci foi o principal tenista brasileiro nas décadas de 2000 e 2010. Ele conquistou quatro títulos da ATP e chegou a ser o 21º do mundo, a segunda melhor colocação já alcançada pelo Brasil no ranking da ATP. A melhor colocação de Bellucci em grand slams foi as oitavas de final de Roland Garros em 2010.

Laura Pigossi e Luisa Stefani

Laura e Luisa merecem uma citação juntas por terem feito história ao conquistar uma inédita medalha de bronze nas duplas femininas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, fazendo a alegria de milhares de torcedores e de quem faz bet na Betfair.
Luisa Stefani foi duas vezes finalista do US Open e chegou a ocupar a nona colocação do ranking da WTA, enquanto Laura Pigossi foi campeã dos Jogos Pan- Americanos 2023 tanto no simples quanto nas duplas.

Bia Haddad Maia
Enquanto João Fonseca é um talento promissor, Beatriz Haddad Maia já está escrevendo o nome dela no esporte. Em 2023, ela alcançou a semifinal de Roland Garros, tornando-se a primeira brasileira a chegar tão longe em um Grand Slam desde Maria Esther Bueno.
Por conta do desempenho no saibro de Paris, ela chegou a entrar no Top 10 do mundo do tênis feminino. Além disso, ela chegou às quartas de final do US Open do ano passado, consolidando-a como uma das maiores tenistas brasileiras.