Uefa acaba com regra do gol fora na Liga dos Campeões e Liga Europa

Outra mudança anunciada pela entidade máxima do futebol europeu foi em relação aos critérios de desempate na fase de grupos

images
Foto: Divulgação

Campinas, SP, 24 (AFI) – A partir desta temporada, os times terão de suar ainda mais para conquistar a classificação para as próximas fases de mata-mata. Isso se deve devido à decisão da Uefa, nesta quinta-feira (24), de abolir a regra do gol fora de casa da Liga dos Campeões e Liga Europa, obrigando a partida a ter prorrogação em caso de empate no placar agregado.

MUDANÇAS

Outra mudança anunciada pela entidade máxima do futebol europeu foi em relação aos critérios de desempate na fase de grupos. Em caso de empate no número de vitórias, o confronto direto é o que definirá a vantagem.

“Embora não haja unanimidade nos pontos de vista, treinadores e torcedores questionavam a justiça do gol fora de casa e expressavam sua preferência pela abolição. Há também críticas sobre injustiça especialmente na prorrogação quando a equipe da casa é obrigada a marcar dois gols quando sofre um. É justo dizer que a vantagem em casa atualmente não é significante como já foi”, afirmou Ceferin, presidente da Uefa.

VALENDO

Além da Liga dos Campeões e Liga Europa, a Europa Conference League, novo torneio criado pela Uefa, também terá essas regras ativas a partir desta temporada.